sábado, 31 de outubro de 2009

Especial Eleições 2010 - Possibilidades (Norte / Centro-Oeste)






CAMPO GOVERNISTA
Ana Júlia Carepa – PT (atual governadora)
+
Jader Barbalho – PMDB (deputado federal)

CAMPO OPOSICIONISTA
Simão Jatene – PSDB (ex-governador)
ou
Mário Couto – PSDB (senador)

Ana Julia terá dificuldade na busca pela reeleição, pois pode enfrentar dois candidatos muito fortes. Jader ainda pode ser dissuadido da disputa pelo executivo, disputando o Senado – ou mesmo a Câmara, em que teria eleição garantida. Entretanto, pesquisas para consulta interna de alguns partidos apontam Jader como líder nas preferências para o Governo. Ainda que estas pesquisas tenham validade, a rejeição ao cacique PMDBista é enorme, especialmente na capital, Belém. Isto pode inviabilizar a corrida de Jader por um cargo mais importante. Experiente, o deputado não desconsidera esta realidade, e pode abrir mão da candidatura ao executivo. Neste caso, o mais provável é que o PMDB apóie a governadora Ana Júlia. Do lado da oposição, os tucanos estão em clima de verdadeira guerra, para decidir entre o ex-governador Simão Jatene e o Senador Mário Couto. Almir Gabriel,
espécie de cardeal e primeiro governador do PSDB, trabalha fortemente por Couto. Este clima de disputa interna deve permanecer no ninho tucano paraense por mais um bom tempo. E não é possível descartar totalmente uma candidatura própria do DEM, no estado. Valéria Pires Franco seria o nome dos DEMocratas. Entretanto, o mais provável é que os dois partidos oposicionistas caminhem juntos.

Senado: Jader, caso não dispute o Governo, pode disputar o Senado. Pelo PT, o deputado federal Paulo Rocha, provavelmente buscará tornar-se Senador. Pela oposição, caso Mário Couto seja o candidato ao executivo, Jatene pode tentar o Senado. Valéria, que dificilmente buscará o Governo, também pode entrar nesta disputar.





CAMPO GOVERNISTA
Alfredo Nascimento – PR (senador e Ministro dos Transportes)
+
Omar Aziz – PMN (atual vice-governador)

CAMPO OPOSICIONISTA
Serafim Corrêa – PSB (ex-prefeito de Manaus)

O Governador Eduardo Braga, do PMDB, buscará fazer um sucessor. O candidato pode ser o Ministro dos Transportes e Senador licenciado, Alfredo Nascimento, do PR. O Planalto Central trabalha por esta candidatura. Hoje, o Ministro tem um bom desempenho nas pesquisas, apesar de não liderar. O desempenho do prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, é superior, mas Amazonino já declarou que não disputará o governo, e que considera Alfredo preparado para administrar o Amazonas. Considerando as popularidades do prefeito, do Governador e de Lula, no Amazonas, Alfredo teria grande potencial. Entretanto,o prefeito Amazonino é imprevisível; e muitos afirmam que o próprio Governador pode abandonar o Ministro e lançar o seu vice, Omar Aziz, do PMN. Neste caso, Alfredo Nascimento ficará bastante dependente do PT, para aumentar seu tempo de televisão e viabilizar-se. O destino dos petistas dependerá de quem vencer as eleições internas para o diretório estadual, que acontecem em novembro. Uma ala do PT prefere caminhar com o PMDB, mesmo que o candidato seja o vice-governador, outra ala está mais alinhada com o Ministro do PR, conforme preferência do Governo Federal. PSDB / DEM / PPS estarão do lado oposto para oferecer uma alternativa ao Governo do estado e levantar um palanque para Serra. Entretanto, estes três partidos não contam com um nome de peso para a disputa. Por isso, o candidato da oposição pode ser o ex-prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, que é do PSB. Especula-se também que o Governador Eduardo Braga pode entrar em um acordo com Serra. Assim, PSDB / DEM / PPS fechariam com o vice-governador, Omar Aziz, que apoiaria o presidenciável tucano. Na minha avaliação, esta possibilidade é remota.

Senado: Eduardo Braga será mais um governador a tentar o Senado, é o líder das pesquisas e deve ter uma vitória tranqüila. Arthur Virgilio Neto, líder do PSDB, buscará a reeleição. Estes são os grandes favoritos para as duas vagas, até agora. Mas a deputada federal pelo PC do B, Vanessa Grazziotin, também almeja o Senado, e tem um desempenho razoável nas pesquisas, próximo ao desempenho do tucano. Se a deputada conseguir articular sua candidatura entre grandes partidos, pode acirrar a disputa. Entretanto, como o PC do B é um partido menor, pode ser que outras legendas fiquem com as vagas das chapas com maior potencial.





CAMPO GOVERNISTA
Agnelo Queiroz – PT (ex-deputado federal, ex-Ministro dos Esportes)
+
Gim Argello – PTB (senador)

CAMPO OPOSICIONISTA
José Roberto Arruda – DEM (atual governador)
+
Joaquim Roriz – PSC (ex-governador, ex-senador)

Arruda governa o Distrito Federal sem maiores turbulências, e é o grande favorito para 2010. A preço de hoje, o ex-PMDBista Roriz é quem ainda consegue fazer frente ao favoritismo do governador. Entretanto, o
cacique trocou a maior legenda brasileira pelo nanico PSC, depois que o PMDB do DF passou a mostrar maior fidelidade a Arruda. Isto tem implicação direta no tempo de televisão de Roriz. Claro que o futuro candidato pelo PSC tem um grande reduto eleitoral, e uma força política que independe do partido, mas o espaço nas grandes mídias tem determinado os desempenhos dos candidatos. Por isso, acredito que a candidatura de Roriz, ainda que comece por cima, tenderá a minguar durante a disputa. Assim, se o candidato do PT não conseguir crescer, pode ser que Arruda feche a conta no primeiro turno.

Senado: O Senador Cristovam Buarque, do PDT, disputará a reeleição, e pode compor tanto a chapa do Governador DEMocrata, quanto a dos petistas. O deputado Tadeu Filippelli, do PMDB, um dos maiores responsáveis pela “traição” a Roriz, pode disputar o Senado, apesar de que seu nome também é cogitado para vice de Arruda. Quadros do DEM, como o do Senador Adelmir Santana e do deputado distrital Alberto Fraga, também têm interesse na vaga. Pelo PT, o deputado federal Geraldo Magela deve entrar na disputa.





CAMPO GOVERNISTA
Íris Rezende – PMDB (atual prefeito de Goiânia)
+
Alcides Rodrigues – PP (atual governador)

CAMPO OPOSICIONISTA
Marconi Perillo – PSDB (senador, ex-governador)

O atual governador, do PP, está unindo forças com o prefeito de Goiânia e ex-governador, Íris Rezende, do PMDB, para derrotar o tucano Marconi Perillo.
Alguns apostam até na possibilidade de o governador abrir mão da sua reeleição para apoiar Íris Rezende já no primeiro turno. Atualmente, Perillo, que governou Goiás de 1998 a 2006, figura como favorito na disputa.

Senado: Os três senadores de Goiás são do Campo Oposicionista. Um deles é Marconi Perillo, os outros dois são Demóstenes Torres, do DEM, e Lúcia Vânia, do PSDB, que buscarão a reeleição. São os favoritos neste momento. O Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, também disputará o Senado, pelo PMDB.

2 comentários:

  1. Ai... essas previsões me dão um arrepio na espinha... rsrsrrs!! Já pensaste o jader no Governo??

    ResponderExcluir
  2. Acho que a briga no Pará está dependendo da decisão do PSDB. Simão e Mário estão irredutíveis.

    E o senado também promete briga boa. Jader, Paulo Rocha, Valéria e talvez Simão...briga de gente grande.

    ResponderExcluir