sexta-feira, 24 de julho de 2009

Eliane Cantanhêde e a "herança bendita" de FHC

Em uma das edições deste mês do Fatos e Versões (Programa da Globo News, apresentado por Cristiana Lôbo), Eliane Cantanhêde, articulista da Folha, afirmou que, ao contrário do que diz o petismo, FHC deixou “uma bela de uma herança bendita”, e que Lula é quem deixará uma herança maldita para o seu sucessor, a partir de 2010. Em um momento do programa em que os participantes – Cristiana Lôbo, Catanhêde e o jornalista da Globo News, João Borges – discutiam o aniversário de 15 anos do Real, a jornalista da Folha afirmou:“Lula encontrou um país muito mais estável, em que ele pode aplicar e aprofundar políticas sociais graças a isso. O que me preocupa [...] é o país que o Lula vai deixar pro sucessor”. Para Eliane, o atual presidente está distribuindo sacos de bondade, ampliando o Bolsa Família, aumentando o número de funcionários públicos, “às vésperas de eleição”, e tudo isto pode repercutir negativamente em um próximo mandato.

De fato, a arrecadação do Governo tem caído nos últimos meses, devido à Crise mundial. Ainda assim, o Governo manteve investimentos como o programa Minha Casa Minha Vida, ampliou o Bolsa Família, e ainda abriu mão de impostos, com a isenção de IPI para as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, de materiais de construção, de máquinas, além de concessão de crédito para caminhoneiros e para empresários comprarem equipamentos industriais. Assim, configura-se uma situação de endividamento do Governo, que pode mesmo repercutir nos próximos anos. O que a jornalista desconsidera é que este endividamento terá papel importante justamente no combate à Crise, na sustentação da atividade produtiva, na expansão do PIB e na geração de emprego. De toda forma, esta é apenas parte da realidade, que não permite inferir que Lula "teve a sorte" de encontrar uma bela de uma herança bendita de FHC e ainda vai prejudicar seu sucessor.

Quando do final do Governo tucano, o Brasil estava em uma situação alarmante. Um Estado totalmente endividado (as dívidas externa e interna tinham explodido), nenhuma austeridade fiscal, produtividade industrial corroída, reservas cambiais pífias, moeda completamente desvalorizada (dólar chegou a mais de R$ 3,00) infra-estrutura em situação de penúria, desemprego alarmante, miséria e pobreza crescendo, taxas estratosféricas de juros básicos (chegou a 26,5% ao ano). Um país sem possibilidades de crescimento, nenhuma capacidade de investir, sem perspectiva de futuro. Hoje, depois de dois mandatos de Lula, o Brasil está muito diferente. O país retomou a capacidade de investimento, aqueceu fortemente a produtividade industrial e o consumo das famílias, valorizou sua moeda, retomou um processo de superação dos gargalos estruturais, gerou mais de 11 milhões de empregos, tudo isto com distribuição de renda, resgate de dezenas de milhões de famílias da miséria e da pobreza. Lula tem 80% de aprovação, FHC não atingia 40. Por tudo isso, a afirmação da Eliane é absurda.

É claro que alguém pode dizer que, enquanto a avaliação de Cantanhêde é “atucanada”, a minha é “petista”. Mesmo entre especialistas e técnicos em economia, não há consenso para estes assuntos governamentais. Há sempre um forte componente subjetivo, ideológico ou da própria visão de mundo de quem analisa os cenários. Eu vejo dados que respaldam fartamente a conclusão de que herança de Lula será muito melhor que a deixada por FHC. Entretanto, se a jornalista da Folha está convencida do contrário, tem o direito de se manifestar, né? Eu só acho que este caso serve para ilustrar como predomina entre os articulistas da Imprensa uma visão mais próxima do PSDB (e, neste caso, mais afastada dos fatos). Se ao menos houvesse um esforço para equilibrar, mediar, contemplar as duas (ou as múltiplas) visões, vá lá. Nem isso! O resultado é uma cobertura partidarizada. Não porque o PSDB “compra” ou manipula a mídia, mas porque predomina nos principais veículos uma leitura de alguma forma mais identificada com os tucanos, e muitos jornalistas simplesmente reproduzem o discurso de um partido. E, para muitos espectadores / eleitores, discurso de partido é politicagem, mas discurso de jornalista é a realidade. Temos um problema?


13 comentários:

  1. Se Lula tivesse seguido os conselhos destes tucademopiganalhas com esta crise o Brasil teria quebrado mais uma vez, como aconteceu 3 vezes durante o desgoverno FHC. E teria ido mendigar ao FMI. Agora fizemos foi emprestar dinheiro a eles.

    ResponderExcluir
  2. Não sei se a grande mídia nacional possui uma visão "tucana" ou uma visão "anti-PT", ou até se chegaram a uma mescla dessas visões...

    ResponderExcluir
  3. JN Quanto a crise, o Brasil só tem a Estabilidade que tem Graças a FHC ao Plano de Gênio que é FHC e sua Maravilhosa Equipe, em momento algum fizeram a Farra com nosso dinheiro, em momento algum deram dinheiro para governantes Tiranos e Ditadores, NEM MENSALEIROS E MENSALÕES, agora o pt e seus cumplices estão dispensados, Graças a DEUS acaba esse ano

    guto como vc é desinformado, até um cego vê que a mídia em peso está contra os tucanos, e a dil má só chegou onde está graças essa imprensa maldosa, aos sindicatos comprados e muito dinheiro de Trabalhadores Brasieliros.

    ResponderExcluir
  4. Hey! Dο yоu uѕe Twitter?
    Ӏ'd like to follow you if that would be ok. I'm absolutely еnјοуing youг blοg and look forward to
    new posts.

    Tаkе a look аt my homepage :: Sensepil Reviews
    My webpage :: silk'n laser hair removal

    ResponderExcluir
  5. I've been exploring for a little for any high quality articles or weblog posts in this kind of space . Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this site. Reading this information So i'm
    sаtisfied to exprеss that I've an incredibly excellent uncanny feeling I came upon just what I needed. I so much certainly will make certain to don?t overlook this site and provides it a look regularly.

    my page :: V2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  6. Appreciate the recommenԁation. Let me try іt οut.


    Feеl fгee to surf tο my webpage; www.asiadatingcam.com

    ResponderExcluir
  7. Attraсtіѵe ѕection οf
    сontent. I јust stumbleԁ upon your wеb site and in аccessiοn capital
    to aѕsert that I get actuаlly enjoyed aсcount your blοg ρoѕts.
    Anyway Ι will be subscrіbing to youг
    feeԁs and еven I аchievement уou acсesѕ consіstеntly quicκly.


    my homepage :: v2 cigs
    Also see my webpage - http://Www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  8. If some one needs to bе updated ωith mοst
    reсent technolоgies thеn he must be
    go to sеe this wеb page and be up tо date daily.


    Hегe is my webpage Highly recommended Online site
    My webpage :: v2 cigs

    ResponderExcluir
  9. Thiѕ teхt is invaluable. Whеn cаn
    I find out moгe?

    Heгe iѕ mу blog - Http://Www.Sfgate.Com

    ResponderExcluir
  10. We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site offered us with valuable info to work on. You'νe done а formidable jоb and оuг whole cоmmunіty ωill be grateful
    to уou.

    Hеre is my website: Discover More
    Also see my page > www.ovisar.com

    ResponderExcluir
  11. I have read so many aгtісles rеgarding the blogger lovers
    eхcept thіs post іs гeallу a gοod aгticlе, keep it up.


    Chесk оut mу blog post; http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm

    ResponderExcluir
  12. E cіgs thаt іn no waу sеem tο be cіgs can be ρroficіentlу applied to ԁisguise
    the truth that a single has a smoking habit.

    my pаge V2 Cigs Coupons

    ResponderExcluir
  13. That іs a rеally good tip espeсially to those nеω to thе blogosphere.
    Simple but ѵery асcurate іnformation…
    Thanκs foг shaгing this one. A must read poѕt!



    my webρаge :: V2 Cigs review

    ResponderExcluir