quarta-feira, 16 de julho de 2008

Especial - Eleições 2008: Prognósticos











Principais candidatos:

Marta Suplicy – PT / PCdoB, PDT, PSB, PRB, PTN
Geraldo Alckmin – PSDB / PTB, PSDC
Gilberto Kassab – DEM / PMDB, PR, PV

PSDB dividido. É claro que o partido está, em sua maioria, interessado na própria vitória. Mas há aqueles divergentes, que insistirão em ficar do lado de Kassab, até porque muitos tucanos fazem parte da administração do DEM. O PT, aos 47 do segundo tempo, fechou aliança com o Bloco de Esquerda - PSB, PDT e PCdoB - o que garante apoio das principais Centrais Sindicais e praticamente dobra a fatia de Marta no horário eleitoral (que ficou em 6 min. e 40 s). Kassab é quem conseguiu o maior tempo de mídia (quase 9 min. por horário eleitoral), também tem a máquina municipal a seu favor e conseguiu apoios cobiçados, como o do PMDB. Alckmin, com pouco mais de 4 minutos e meio, já avisou que não encara Kassab como um “adversário”. Acontece que ambos disputam um eleitorado parecido. Assim, Marta deve enfrentar os eleitores de Kassab e Alckmin somados no segundo turno. Por isso, apesar do crescimento da petista nas últimas pesquisas, o PSDB ainda é o favorito.





Principais candidatos:

Marcelo Crivella – PRB / PR, PSDC
Jandira Feghali – PCdoB / PSB, PTN, PRTB, PHS
Eduardo Paes – PMDB / PTB, PP
Alessandro Molon – PT
Fernando Gabeira – PV / PSDB, PPS
Solange Amaral – DEM, PTC, PMN

Crivella e Jandira lideram as pesquisas, mas o cenário está completamente indefinido. No Rio, tudo pode acontecer. A candidatura de Eduardo Paes foi lançada de última hora, e o candidato tem grande potencial. A princípio, o PMDB apoiaria Alessandro Molon, deputado estadual pelo PT. Esta seria a candidatura mais forte. Molon contaria com mais de 10 minutos de horário eleitoral, seria o candidato do Governador E do Presidente e ainda teria o discurso da unificação das três esferas de poder. A super candidatura foi por água a baixo quando PMDB e PT se desentenderam sobre coligações no interior do estado. Agora, Molon está isolado no PT e deve disputar eleitores com Jandira. Eduardo Paes atraiu outras legendas ao seu PMDB e será o candidato com maior tempo na mídia. Solange Amaral, a candidata de César Maia, deve enfrentar todo o desgaste da atual administração. Por sua vez, Crivella lidera as pesquisas de intenção de voto E de rejeição. E ainda tem o Gabeira, que pode surpreender. Quem viver verá!





Principais candidatos:

Márcio Lacerda – PSB / PT, PTB, PV, PP, PR (+7), Informalmente: PSDB e PPS
Jô Moraes – PCdoB / PRB, Informalmente: parte do PT
Leonardo Quintão – PMDB / PHS


Aécio, imbuído de seu típico espírito agregador, articulou a candidatura de um dos seus secretários com um vice do PT. Fernando Pimentel, atual prefeito, aderiu à tese com Aécio e interrompeu um período de 16 anos de administração petista na capital mineira. Márcio Lacerda, do PSB, é o candidato da controversa coligação. Nem tão agregadora assim, a movimentação de Aécio assustou o PT, que vetou a participação do PSDB na chapa. Pimentel, que foi até Brasília intervir pela união entre tucanos e petistas mineiros, trabalhou em vão. Para alguns analistas políticos, até as árvores da Avenida Afonso Pena já sabem que o atual prefeito de BH é o candidato de Aécio para a sucessão ao Governo do Estado, em 2010. Aí seria interessante ver qual seria a reação do PT. Por enquanto, está rachado. Boa parte do partido e da militância vai apoiar a comunista Jô Moraes. Apesar de estar em terceiro lugar nas pesquisas, com 4% das intenções de votos, Lacerda deve apresentar forte crescimento até o dia da votação.





Principais candidatos:

João Henrique Carneiro – PMDB / PTB, PDT, PP
ACM Neto – DEM / PR, PRB (+6)
Walter Pinheiro – PT / PSB, PCdoB, PV
Antônio Imbassahy – PSDB / PPS

Para eleger Jacques Wagner, Governador da Bahia, PT e PMDB uniram forças contra o Carlismo. O atual ministro de Lula e ex-ministro de FHC, Geddel Vieira Lima, foi o principal mediador do acordo. Para surpresa geral, o petista venceu as eleições no primeiro turno. Este ano, o PMDB, de Geddel, esperava que o PT apoiasse a reeleição do prefeito de Salvador, João Henrique. Não foi o que aconteceu, os petistas lançaram seu próprio projeto. Geddel ficou irado, Jacques numa saia curta. O Governador baiano compareceu as duas convenções e já disse que tem dois candidatos (apesar de estar mais empenhado na candidatura de Walter, do PT). ACM Neto tem a missão de recuperar o Carlismo, lidera as pesquisas e já trouxe para sua chapa o popularíssimo apresentador local, Raimundo Varela. Já Imbassahy, do PSDB, é respeitado e deve ter uma boa votação, apesar de suas chances de chegar ao segundo turno serem menores. É curioso que um candidato do PSDB e outro do DEM sejam tão fortes em uma região em que Lula é tão popular...





Principais candidatos:

José Fogaça – PMDB / PDT, PTB
Maria do Rosário – PT, PRB
Manuela D’Ávila – PCdoB / PPS, PSB, PR
Onyx Lorenzoni – DEM / PP, PSC
Luciana Genro – PSOL / PV

O prefeito Fogaça lidera as pesquisas para mais um mandato. Mas, ao contrário do resto do Brasil, no Rio Grande do Sul a reeleição não é tendência. Há dois anos, no Governo do Estado, Germano Rigotto estava bem posicionado para ser reeleito, mas não chegou sequer ao segundo turno, que se deu entre Olívio Dutra do PT e Yeda Crusius do PSDB. Agora, em Porto Alegre, mais uma vez o candidato do PMDB, que tem o maior espaço na propaganda eleitoral (6 min. e meio), tenta permanecer no poder. Os principais empecilhos são duas mulheres da esquerda: Maria do Rosário e Manuela D’Ávila, que têm praticamente o mesmo tempo de mídia (4 min. e 40 s, aproximadamente). A comunista foi a deputada federal mais votada do RS em 2006, é jovem, uma novidade na política, por isso mesmo pode ser subestimada pelo eleitorado mais conservador. A petista tem militância forte e pertence a uma legenda de tradição no Estado, mas responde pelas falhas das tantas administrações petistas anteriores a Fogaça.





Principais candidatos:

Luizianne Linz – PT / PSB, PMDB, PCdoB, PV (+6)
Moroni Torgan – DEM / PP
Patrícia Saboya – PDT / PSDB, PTB

Luizianne tenta mais um mandato, depois de ter sido eleita de uma maneira que entrou para a história das eleições, como exemplo de virada. Há quatro anos, Luizianne concorreu à prefeitura de Fortaleza com uma campanha modesta, desempenho inexpressivo nas pesquisas e sem apoio da direção nacional do PT (que preferia o candidato do PCdoB, Inácio Arruda). Luizianne cresceu, chegou ao segundo turno, e venceu Moroni, do DEM, com facilidade, já que a petista tinha pouca rejeição. Hoje, a prefeita é uma das candidatas mais rejeitadas, mas Moroni está bem próximo neste quesito. Pode ser que Patrícia Saboya surpreenda e chegue ao segundo turno, afinal ela tem o apoio
do Senador tucano Tasso Jereissati e de Ciro Gomes, ex- marido e um dos mais influentes quadros políticos do estado. O irmão de Ciro, Governador Cid Gomes, e o partido, PSB, apoiam a atual prefeita. A eleição deve mesmo ficar polarizada entre os “rejeitados”, com vantagem para Luizianne no segundo turno.





Principais candidatos:

Duciomar Costa – PTB / PR, PDT, PV (+7)
Valéria Pires Franco – DEM / PSDB
Mário Cardoso – PT / PCdoB, PSB (+3)
Priante – PMDB / PP, PRB

O prefeito Duciomar Costa, do PTB, tenta a reeleição. Em 2004, Duciomar venceu o PT, que administrou Belém por 8 anos. Hoje, o PT está no Governo do Pará, enfrentando intenso desgaste com o caso dos bebês da Santa Casa. O petista Mário Cardoso, que tentou o Senado em 2006 e conseguiu 30% dos votos, pode ser atingido pelo desgaste da Governadora. Priante, do PMDB, primo de Jáder Barbalho, é mais popular, já que fez campanha para Governador em 2006, mas também carrega rejeição, principalmente na capital. O PSDB, apesar de ter força no Pará, já que esteve no poder por 12 anos, optou por não lançar candidatura própria e apoiar Valéria Pires Franco, do DEM. Valéria foi vice-governadora, é mulher do deputado federal Vic Pires Franco, mas só agora será testada como cabeça de chapa. A DEMocrata não faz exatamente o estilo “popular”. Os bens declarados por Valéria somam mais de 7 milhões, quase duas vezes o patrimônio de todos os outros candidatos somados. Em Belém, o jogo está bem aberto.





Principais candidatos:

Micarla de Souza – PV / DEM, PP, PR, PTB
Fátima Bezerra – PT / PMDB, PSB, PCdoB, PDT, PRB

A eleição aqui deve ficar polarizada entre Micarla, deputada federal pelo PV, e Fátima Bezerra, deputada estadual pelo PT. Micarla também é proprietária da TV Ponta Negra, afiliada do SBT, na qual apresenta um programa sobre problemas locais. A candidata do PV é bastante popular e lidera as pesquisas com folga. Fátima tenta a prefeitura de Natal pela quarta vez e é vista como “radical”, já que liderou muitas greves de educadores tempos atrás. Além disso, muitos eleitores estranham a aproximação da petista com o PMDB, de Garibaldi Alves. Os natalenses não têm medo de ousar na hora do voto. Em 2004, um candidato nanico, Miguel Mossoró do PTC, levou quase 20% dos votos, ficando em terceiro lugar. Uma de suas propostas era construir uma ponte ligando Natal a Fernando de Noronha. A não ser que outra onda de voto no ridículo surja este ano, Fátima é quem tem condições de enfrentar Micarla, já que tem o apoio do atual prefeito e da Governadora, além de um bom tempo na TV. Mas nada disso elimina o forte favoritismo do Partido Verde.





Principais candidatos:

Íris Rezende – PMDB / PT
Sandes Júnior – PP / PSDB, DEM, PTB, PSB

Em Goiânia, o ex-governador e atual prefeito Íris Rezende tenta a reeleição. Em 2004, eram 8 candidatos. Este ano, em função de seu favoritismo, Íris enfrentará apenas 4 concorrentes, dos quais apenas um tem condições de ter um desempenho razoável: Sandes Júnior, do PP. Na capital de Goiás, a disputa será morna. Íris atraiu até mesmo o PT, que compõe a chapa com o vice-candidato. Apesar disso, muitos petistas da ala mais radical recusam-se a subir no palanque do PMDB. Íris já sinalizou com a possibilidade tentar o Governo em 2010, enfrentando o PSDB de Marconi Perillo. Hoje no Senado, Perillo governou Goiás por 8 anos e ainda fez o sucessor, que governa o Estado atualmente.





Principais Candidatos:

João da Costa – PT / PSB, PTB, PR, PDT, PCdoB
Mendonça Filho – DEM / PP
Raul Henry – PMDB / PSDB
Carlos Cadoca – PSC, PTC, PV, PPS

Em Recife, João Paulo, do PT, governa há 8 anos. As duas eleições de João Paulo foram emocionantes. Na primeira, ele era bastante desacreditado. Na segunda, também começou atrás, mas venceu no primeiro turno. Agora, o desafio do petista é fazer seu sucessor: o deputado estadual, secretário de Planejamento, João da Costa. O PT é bem avaliado, tem o apoio do Governador Eduardo Paes e o maior tempo de TV. O ex-governador, Mendonça Filho, do DEM, tem um reduto eleitoral expressivo, mas também tem um teto bem definido e não deve crescer tanto. O candidato de Jarbas, Raul Henry, pode crescer, mas talvez não seja o suficiente para chegar ao segundo turno.





Principais candidatos:

João Coser – PT / PMDB, PSB, PDT, PCdoB, PTB, PR, PV, PV (+10)
Luciano Rezende – PPS, PSDB, DEM

Na capital do Espírito Santo, o prefeito João Coser tenta a reeleição com grandes chances. Montou uma mega aliança, a maior das capitais, e vai enfrentar apenas um candidato com o mínimo de cacife eleitoral, Luciano Rezende, que reproduz em nível local a coligação que faz oposição ao Governo Lula: PPS, PSDB e DEM. Aliás, aqui, Lula poderia subir no palanque com tranqüilidade, já que todos os partidos da base federal estão com Coser. Raras são as capitais em que o Presidente pode fazer isso, e no Espírito Santo Lula é bastante popular. Parece favas contadas...





Principais candidatos:

Beto Richa – PSDB / PSB, PPS, DEM, PP, PDT, PR (+3)
Gleisi Hoffman – PT / PSC, PRB (+3)

Aqui, o tucano Beto Richa tenta a reeleição. Beto é extremamente bem avaliado. Sem dúvidas, é o favorito. Entretanto, em Curitiba a eleição terá dois lados: todos contra o Beto. Os primeiros debates já estão demonstrando isto. Quem tem alguma chance de levar este pleito para o segundo turno é Gleisi Hoffman, do PT, mulher do Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Gleisi já declarou que não sabe se a popularidade de Beto “resiste a um bom debate". Para a petista, faltam creches e serviços mais humanizados para a população. Beto, engenheiro civil, tem obras para mostrar e índices educacionais destacados. Vejamos, então, quais argumentos resistirão ao debate.





Principais candidatos:

Serafim Corrêa – PSB / DEM, PSDB
Omar Aziz – PMN / PR, PMDB
Amazonino Mendes – PTB, PP
Francisco Praciano – PT / PPS

Serafim Corrêa, prefeito de Manaus, tentará continuar no cargo. Aliado ao PSDB e DEM, Serafim faz uma aliança inusitada para o PSB, em uma capital importante. Omar Aziz, do PMN, é um forte candidato. Muitos dizem que Omar é o preferido de Lula, apesar de o PT ter candidato na capital amazonense. O ex-governador, Amazonino Mendes, que hoje está no PTB, lidera as pesquisas. Mas muita coisa deve mudar no cenário político de Manaus. Serafim e Omar são os que têm maiores condições de crescer durante a campanha. Difícil fazer previsões!

11 comentários:

  1. Nossa, deve ter dado um trabalho isso. oO

    ResponderExcluir
  2. Olá crápula obrigado pela passagem no meu blog !!
    Sou de Recife e tenho umas palavras sobre o autal prefeito. Realmente você apontou bem, ele era totalmente desacretidado, na verdade ele se elegeu no pela força que a campanha do Lula da época.. Anteriormente ele era filiado ao PDT e não tinha força política nenhuma. Na verdade os petistas recifentes sempre quiseram que Humberto Costa chegasse aos autos cargos, na ocasião da campanha de João Paulo ele concorreu para Senador, e não se elegeu, o mesmo ocorreu quando chegaram as eleições seguintes para governador. Foi um balde e água fria no orgulho petista. Sobre os candidados atuais, o João da costa tem participado de grandes campanhas durante a sua carreira, uma delas um tanto populista o projeto do parque Dona Lindu que se arrasta já há alguns anos. O candidato Cadoca tem boas changes, ele é herdeiro legítimo do jeito Jarbas de governar, querido pelo povo e de uma carreira estável. Os outros concorrentes são igualmente fortes, ambos já disfrutaram de altos cargos, Mendonça era vice de Jarbas quando esse foi eleito ao senado, e se tornou governador. Raul Henry, outro herdeiro de Jarbas, já foi vice do mesmo quando ainda era prefeito da cidade do Recife.
    --===[[[ http://bibitcanus.blogspot.com quadrinhos e humor ]]]]]======------

    ResponderExcluir
  3. Mais sobre as eleições em Recife, aqui vai um link bem esclarecedor

    http://opernambucano.blogspot.com/2008/07/capital-pernambucana-num-duelo-histrico.html

    Espero que aprecie.

    ResponderExcluir
  4. Nao tem todo os estados mas valeu a intenção.

    ACM Neto hoje é sim a melhor coisa para a bahia,ele vai ser um competente prefeito para poder quem sabe no futuro concorrer a governador do estado.

    ResponderExcluir
  5. Legal esse post, a gente fica com uma noção do panomara eleitoral do país.

    ^^

    flw!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que levantamento mais primoroso e completo, Crápula! Vc está de parabéns!

    Em SP, a coisa está feia mesmo. Vamos fazer o possível para evitar que a Martox volte.

    Quando puder, dá uma passadinha lá tá bom?

    Beijo!

    Letícia.

    ResponderExcluir
  7. Po, só faltou Santa Catarina aqui!
    Mas curti o blog, e parabéns pelo texto.

    Beijos ;*

    http://cogumelosverdes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Bom sobre São Paulo todos os candidatos não são os melhores que a cidade merece, eu vou votar na Soninha pelas suas novas idéias e por acreditar em uma pessoa com sangue novo

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo excelente panorama da política nacional. Que bom ter uma fonte de informação tão ampla e imparcial como esta.
    Vamos ficar de olho no que pode ocorrer daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Crápula Mor!!

    Com essa imprensa cada vez mais parcial, trabalhos desse tipo tem extrema valia para a democracia.

    Espero mudar-me para o Rio antes das eleições, por incrível que pareça, lá sim existem bons candidatos.

    ResponderExcluir