quinta-feira, 26 de junho de 2008

Drops - Junho

"Quem não viu, vai ver" (mas pode não acreditar)
Como pode um programa em rede nacional ter um erro tão grosseiro logo no título? Eu fico pensando, este título foi criado por alguém, que obviamente não entende muito de gramática. Mas, muitos profissionais desta equipe são igualmente responsáveis pelo mico. Nenhum produtor percebeu? Os apresentadores não vêem que está errado? Como o diretor mantém isso no ar?! Será que, dos tantos telespectadores que ligam para ganhar prêmios incríveis (R$ 50,00 na maioria das vezes), nenhum aproveitou pra avisar “olha, valeu pelos 50, mas não se separa sujeito de predicado com vírgula”. Que decadente! Quem não viu vai ver (sem vírgula) um erro gramatical grosseiro na TV, se sintonizar o SBT, sábado à tarde.

Ana Maria Braga e a sanidade
Há algum tempo, na expectativa de votação da nova CPMF - CSS, Ana Maria Braga, indignada, criticou a empreitada “da base do Governo Lula” (detalhe enfatizado na voz de Ana). No bloco anterior, a apresentadora alertou que a discussão era importante para os “cidadões” (?). Na volta do comercial, já acompanhada pelos seus convidados – Alexandre Pires, cantor de pagode, e Alexandre Slaviero, ator descoberto em Malhação – Ana Maria perguntou o que eles achavam do novo imposto. Os rapazes pouco puderam contribuir com a discussão. A apresentadora continuou com seus questionamentos: “A saúde melhorou depois da CPMF?”, “Melhorou o policiamento?”, “Melhorou [...], sabe, a sanidade do país?” [1]. Aí eu fiquei bastante confuso. Sanidade?! Depois entendi, quando ela falou em “esgotos”. Era saneamento! Foi tudo tão lastimável, que eu resolvi nem comentar aqui. Mas recentemente li uma notícia que não podia passar em branco: Ana Maria esteve ao lado de Paulo Maluf, durante o lançamento da candidatura a prefeito de SP [2]. O marido da apresentadora será candidato a vereador pelo mesmo partido. Mais uma vez, precisa nem comentar...

Reviravoltas no horário nobre: A Favotira x Os Mutantes x Pantanal

Duas semanas depois da estréia, “A Favorita” marcou mais de 40 pontos no Ibope, pela primeira vez, no dia 18 de junho [1]. Para Daniel Castro, da Folha, a atual novela das 21h teve a pior estréia da década e provavelmente a pior da história global. “Definitivamente, a hegemonia das novelas da Globo acabou”, declarou o colunista [2]. Por sua vez, “Os Mutantes” tem conseguido índices de audiência surpreendentes para a Record [3]. Agora, com a reprise de “Pantanal”, o horário nobre vai ficar ainda mais imprevisível. Durante a exibição de "Pantanal", a audiência da Globo tem saído de mais de 30 prontos para 24, 23, em média. A tendência não é exclusividade do horário nobre. Apesar de ainda ser líder, com cerca de o dobro de audiência da Record, a Globo caiu 20% no Ibope nos últimos cinco anos, na Grande São Paulo, entre 7h e meia-noite, comparando dados do primeiro semestre de cada ano. Já a audiência da emissora de Edir Macedo cresceu 112% no mesmo período e faixa de horário [4].

O Jornal Hoje que não me deixa mentir!
Eu tava assistindo ao Jornal Hoje, quando exibiram matéria sobre a operação da Polícia Federal que investiga desvios dos recursos do PAC [1]. Citaram logo de cara o exemplo da prefeitura de Palmas como uma das investigadas, e esclareceram: "do PT". Logo em seguida, na mesma matéria, falaram que a operação também passou por Cabo Frio. Aí o partido foi omitido. No caso, é o PSDB. É claro que o jornalista não é obrigado a citar TODOS os prefeitos e TODOS os partidos envolvidos na investigação. Até porque isso seria inviável na TV e há muitas outras informações mais relevantes para serem veiculadas. Mas, pô, SEMPRE que a legenda envolvida nas denúncias é o PT, isso é explicitado na matéria! A denúncia que envolve um é imediatamente generalizada e vira munição contra "o partido" e todos os seus membros. O PT vai se tornando sinônimo de corrupção, num processo de criminalização patrocinado pela grande mídia. Enquanto que, em outros casos, o partido é “esquecido”.

Apesar de você, amanhã é outro dia.
Segundo o IBGE, o desemprego caiu para a segunda menor taxa já registrada [1]. Os levantamentos de Maio (divulgados em Junho) mostraram que o desemprego caiu pra 7,9% da população economicamente ativa. A única vez em que este percentual ficou mais baixo foi em dezembro de 2007 (7,4%). E ainda tem gente dizendo que o Lula é popular porque brasileiro não gosta de trabalhar e quer viver de Bolsa do Governo. O Bolsa Família ajuda, óbvio. Mas não é só isso. O Lula é popular, principalmente, porque tem mais trabalho pro povo. O salário mínimo, antes de 2003, comprava cerca de 1 cesta-básica; hoje, compra quase duas. Isso tem um impacto tremendo em regiões como o Nordeste. Além de programas como o Pronaf, Conab, Territórios da Cidadania que fomentam a economia e levam infra-estrutura aos municípios mais pobres. Projetos como esses são capazes de mudar a cara de um país, e são o grande legado que o Governo Lula deixará.

7 comentários:

  1. O que atrai os telespectadores para a record é os efeitos que se tornaram o alicerce da novela, pena que a produção não tem o equipamento necessario para obter melhor resultado. O tempo tbm é um problema. Li, acho que ontem, falando sobre esses problemas enfrentados pela parte de eeitos especiais da novela: Equipamento bom, porém não se compara aos grandes hollywoodianos, e a falta de tempo, essa pesa mais.

    Abraço, t+. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  2. CARA... O MONOPOLIO NOVELISTICO DA GLOBO SE FOI (GRAÇAS A DEUS), APESAR DE JA TER OUVIDO FALAR DESSA NOVELA DOS MUTANTES (QUE NÃO TEM MUITA COISA A VER COM O TITULO) VAI ATE MT TARDE. NAO SOU NOVELEIRO E NAUM ASSISTO MT TV MAS EXISTEM COISAS QUE SÓ A A TV FAZ... GAFES FODAS!


    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. "Não assista aos noticiários da Globo ou da Record! Assista aos shows do SBT a partir das 21 hs!". Não são essas as palavras exatas, mas reproduz o sentido do comercial do SBT. Daqui a pouco eles pagarão pro telespectador não mudar de canal.

    Não é a primeira vez que falo mal da Ana Maria Braga aqui, mas essa da sanidade foi demais! Queria ver o que o marido dela pensou qdo ela disse 'cidadões'. Nem pro Casseta e Planeta avacalhar com esse episódio. Não, não, fica melhor pro Tom Cavalcante, rs.

    ResponderExcluir
  4. Crapula, o pior que você faz é escrever pouco. Por que não posta todos os dias no blog, seria bom para quem gosta da maneira e dos assuntos que tu comenta.

    ResponderExcluir
  5. Caro Briguilino, eu escrevo pouco basicamente por dois motivos:

    primeiro, nem sempre há assunto ou inspiração para escrever algo relevante. Eu não publico "qualquer coisa", eu só posto no Blog algo quando eu considero que há o mínimo de qualidade no texto, ou quando eu acho que posso acrescentar algo ao assunto em questão.

    Além disso, o Blog é pouco visitado e comentado. Eu sei que algumas pessoas gostam do que eu escrevo (e fico muito satisfeito com isso). Mas não há tanta "demanda" por parte de leitores. Por isso eu não sinto a necessidade de atualizar tantas vezes.

    ResponderExcluir
  6. A Ana Maria Braga é uma brincadeira mesmo. O programa dela não tem perfil algum, cada dia é uma abordagem diferente. Na época do bbb, ela só fala de bbb. Quando aconteceu o crime da Isabela, ela só falava nisso. Ela não sabe se entrevista um ator global, se ensina a cozinhar, se conta piadas ou se dá "tecos" nos programas do governo federal.
    É aquela história, o fato de estar na TV dá o direito de opinar sobre tudo o que acontece...como se fosse capaz de opinar sobre tudo, ainda mais quando há interesses pessoais por trás.

    ResponderExcluir
  7. A insanidade da Ana Maria Braga não pode servir de artifício para ignorar a critica contra um novo imposto que se mostra desnecessário tendo em vista que a arrecadação desse ano já está maior do que o que já se previa se a cpmf continuasse.

    O pior de tudo é que, até hoje, apenas um mes o pais teve superávit nominal (arrecadou a ponto de conseguir diminuir a dívida).

    ResponderExcluir