segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Drops - Novembro 2007

“Drops” é uma sessão de breves comentários que eu pretendo fazer sobre assuntos diversos, na mesma postagem. Comentem só o assunto que vocês quiserem, não precisa comentar tudo. Os drops serão mensais, vamos aos de Novembro:

Na terra deles é diferente

Eu nunca entendi direito o horário de verão. Até porque não há horário de verão no estado onde morei a vida toda. Sempre achei estranho o fato de as pessoas se comportarem como se fosse um horário, sendo que, na verdade, era outro. Finalmente, estou morando em São Paulo durante alguns meses do final do ano. Na prática, continuo sem compreender muito bem o tal horário de verão. Primeiro, quero dizer que aquela hora que sumiu, do nada, de domingo pra segunda, fez muita falta! Eu tinha prova na segunda! Foi uma hora a menos que dormi! Não me senti bem naquela prova... Depois, continuo achando estranho as pessoas fingirem que é um horário, quando sabem perfeitamente que é outro! Como assim, 19h e pouco?! Vocês não estão vendo o céu totalmente claro ainda?! Paulistas cínicos!

Dia desses...

No Jô, o Diogo Mainardi chamou o presidente Lula de anta – para a euforia da platéia. O colunista da Veja explicou que o adjetivo “anta” é pelo fato de Lula ter sido perseguido e conseguido escapar. Não era, portanto, uma ofensa à capacidade intelectual do presidente (aí a platéia não gostou). Bom, ninguém nunca mais vai poder insinuar que Lula tem tendências autoritárias... Jornalista fala o que quer e bem entende, até chama o presidente de anta em rede nacional. Além disso, a todo o momento, na nova novela das 20h, alguém “tira uma” com a cara do presidente. Coisa do tipo “não sabe nem falar inglês”, e por aí vai... Como se o povo tivesse votado sem saber que ele não fala inglês, ou como se não tivéssemos o direito de escolher um representante que não fala inglês. E o Jô – ainda na entrevista com o Mainardi – teve o cinismo de dizer que eles adotam uma postura “eqüidistante” dos partidos políticos. Aí eles chamaram de anta o povo brasileiro inteiro!

ACM Neto é um fanfarrão!

O “democrata” fazia um discurso, como sempre, inflamado, contra a Ditadura na Venezuela. Adorei a resposta do Ivan Valente / PSOL: “Quem está aqui criticando o governo da Venezuela são os que apoiaram o Regime Militar no Brasil”. Pedala, democrata!

Em tempo:

Sexta-feira (16), o Jornal da Globo fez uma matéria sobre a pesquisa que a ONG Latinobarômetro realizou em 18 países latino-americanos. O jornal abordou vários aspectos, mostrou vários gráficos e dados da extensa pesquisa. A idéia central da reportagem era, basicamente, demonstrar como os latinos apóiam a Democracia. Mais uma alfinetada no presidente da Venezuela. Se bem que os venezuelanos apareceram na pesquisa como uma das nações que mais prezam pelos valores democráticos. Parece que a questão é subjetiva... A matéria também ignorou completamente um dos resultados que eu considerei dos mais relevantes: “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder político com melhor imagem na América Latina e o único a manter o posto nos últimos dois anos”. Qualquer site (IG, UOL, Terra) colocava esse dado logo no título do link. Mas, o Jornal da Globo resolveu ocultar descaradamente e insistir na sua picuinha com o Chavez. Aí eu pergunto: que direito tem a Globo de cobrar democracia de quem quer que seja, quando a postura que a emissora adota é das mais autoritárias?

5 comentários:

  1. Sabe que até hoje eu também nunca entendi qual é a desse horário de verão?

    No estado onde moro, até já teve (umas 2x, eu acho... mas já faz um bom tempo), e mesmo assim, eu ainda continuo confuso...

    Enfim, se eu tivesse que falar de algo positivo sobre o horário de verão, seria o fato de toda a programação da tv (aberta e por assinatura), começar 1 hora mais cedo.


    Meu blog:
    www.insidecinema.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Relacionando esse assunto do horário de verão à mídia (já que essa é a abordagem predominante nesse blog), gostaria de fazer um protesto contra as reportagens senso-comum que todo santo ano a mídia faz sobre o horário de verão.

    Aparece um medico babaca falando sobre o relogio biológico e as consequencias para as pessoas.

    Mas, se pensarmos melhor, a mudança de horario só pode ser percebida nos primeiros dias, afinal, pra começar, a hora é uma convenção e não algo divino, Aqui no Brasil quem está em João Pessoa ou no oeste do Rio Grande do Sul está na mesma hora sendo que existe uma diferença grande de longitude. Além disso, tem gente que viaja constantemente e se adapta em uma semana a fuso horarios totalmente diferentes e ninguem morre por causa disso.

    ResponderExcluir
  3. Leonel Brizola disse uma vez:"Tudo que vem da Globo é tendencioso e manipulado..." Nessa mesma entrevista de Mainardi com o arrogante Jô Soares,ele disse que esse ano não foi muito bom pra ele pq AS COISAS ESTAVAM MUITO CALMAS NO PLANALTO...Ou seja,é um cara que torce pra q coisas ruins aconteçam em nosso país pra tirar sarro com a nossa cara!Ontem o Brasil foi eleito pela ONU PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA um país com alto padrão de vida pra se viver,mas a Globo insistiu em mostrar os nossos problemas sociais,como se só o Brasil os tivessem.
    A verdade é que o Presidente faz um mandato nunca antes feito,com uma economia que só vem crescendo,juntamente com o respeito que conquistamos dos outros países.
    Agora sim podemos ter orgulho de ser brasileiros!
    E mesmo contra toda a corja que quer acabar com todos os programas sociais do governo com o fim da CPMF,vamos continuar vencendo esse PSDB que NADA FEZ EM 8 ANOS comparados aos 4 anos do Governo Lula.
    Gostei do blog!
    Um beijo em todos...
    Carol.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Concordo que todo jornalista tem o direito de se expressar, de não ser coagido. Porém, lançar um livro e ir a um programa de televisão para chamar o presidente da república de anta, é uma falta de respeito e de educação.
    E o pior é tentar inventar justificativas para o tal adjetivo dado, como se todos fossem estúpidos o suficiente para não entender o trocadilho.
    O problema de certos críticos - não os chamos de jornalístas, pois jornalista, pra mim, é aquele que possui a graduação na área - é que tudo sempre está errado. Aí criticam, ofendem, brincam etc. Seria melhor se esses mesmos críticos se preocupassem mais em levantar resultados do que em ficar tirando sarro de tudo e de todos, se achando engraçados e inteligentes.
    Os acho mais próximos de burgueses mal-educados.

    ResponderExcluir