sábado, 21 de agosto de 2010

Drops - Agosto

Perfil do eleitor da Marina 2

Outro dia escrevi aqui que há algo inusitado no eleitorado da Marina, pois é uma candidatura que exerce forte apelo sobre pessoas mais instruídas, escolarizadas, de classe média / alta, concernidas por questões como meio-ambiente, ética, coligações etc. No que diz respeito ao comportamento, este eleitorado costuma ser progressista. Marina, por sua vez, é evangélica e mais tradicional para determinadas pautas. Na Comunidade da candidata no Orkut, um tópico expressou exatamente esta contradição. O participante coloca que vai votar na candidata verde, mas lamenta muito o fato de ela ser contra pesquisas com células-tronco embrionárias, dentre outras coisas. O criador do tópico diz: "Caramba, hein? Eu estou num conflito danado. Votarei na Marina que é: Evangélica, Contra a descriminalização do aborto, Contra a legalização da maconha, Contra o casamento de pessoas do mesmo sexo, Contra testes com células-tronco embrionárias. E eu sou: Agnóstico, A favor da descriminalização do aborto, A favor da legalização da maconha, A favor do casamento de pessoas do mesmo sexo, A favor de testes com células-tronco embrionárias. Jesus Amado!"

Cantanhêde trabalhando para salvar o PSDB

Depois da pesquisa Datafolha que colocou Dilma 17 pontos à frente de Serra, Eliane Cantanhêde, "comentarista" política da Folha, apressou-se para dizer que a petista é uma "incógnita para o Brasil". "Quando a gente escolhe um futuro presidente, a gente quer saber da personalidade, dos amigos, da equipe, dos gostos pessoais. Dilma não se expôs na campanha", alerta a jornalista. Eu ainda fico impressionado com o amadorismo desta tática do medo e da desqualificação que alguns setores tentam promover. Primeiro, que há meses Dilma se dedica diariamente a entrevistas, sabatinas, debates etc. Aliás, há poucos dias Dilma participou de um debate na própria Folha / UOL. No mínimo, a candidata concede uma breve coletiva depois de cada ato de campanha. Dilma já deu, inúmeras vezes, opiniões sobre os mais diversos temas de interesse nacional. De legalização do aborto à dívida pública. Agora, se a Cantanhêde está mais interessada nos "amigos" e nos "gostos pessoais" da Dilma, realmente imagino que o debate presidencial tenha deixado a desejar. Ainda bem! Onde já se viu priorizar as amizades ou as preferências pessoais dos presidenciáveis? Está digna de pena a situação da comentarista, e mesmo das oposições em geral.

Comentário do Luiz sobre favoritos ao Senado

Sobre o TOP 10 dos candidatos favoritos ao Senado que este blog criou, o Luiz Augusto fez um comentário bem pertinente: "Interessante ver nessa lista um grande número de ex-governadores... não é à toa que o Senado é a casa da experiência política..." Eu nem tinha percebido, mas de fato nada menos que 80% dos citados são ex-governadores. Apenas Delcídio Amaral e Humberto Costa não exerceram o cargo de governador, mas não por falta de tentativa. Ambos foram candidatos a este cargo em 2006. Como a legislação permite que os políticos desincompatibilizem-se de suas funções poucos meses antes da eleição, quase não faz sentido que um governador não dispute o senado. Com frequência, a força da máquina faz de quem está no executivo um favorito natural.

Um comentário:

  1. A Catanhêde está fazendo comentários cada vez mais parecidos com os da Maitê...bem que ela poderia trabalhar no Saia Justa...

    ResponderExcluir