sábado, 31 de julho de 2010

Top 5 - Eleições mais previsíveis (Governo)

As 5 candidaturas com maiores chances de vitória, para este blog, na disputa pelos governos estaduais:

5) Sérgio Cabral – PMDB / Rio de Janeiro
Com Garotinho, do PR, na disputa, Cabral já era o grande favorito, podendo vencer no primeiro turno. Sem Garotinho na corrida sucessória, Cabral é favorito absoluto. Creio que Garotinho consiga transferir parte de seus votos para seu candidato, Fernando Peregrino – e mesmo Gabeira deve crescer – mas nada que ameace a grande probabilidade de reeleição do atual governador carioca.

4) Rosalba Ciarlini – DEM / Rio Grande do Norte
A candidata do DEMocratas é a grande favorita na disputa potiguar. Apesar de o presidente Lula apoiar adversários da candidata no estado (o que é um grande problema no Nordeste), Rosalba tem um cenário altamente favorável e uma liderança bem folgada nas pesquisas.

3) Cid Gomes – PSB / Ceará
O PSDB improvisou um palanque para Serra no estado: o do deputado estadual Marcos Cals. Também o ex-governador Lúcio Alcântara disputará a sucessão cearense. Entretanto, nenhum parece ter condições de fazer frente à pretensão de Cid de reeleger-se governador.

2) Eduardo Campos – PSB / Pernambuco
Possivelmente, Pernambuco seja o estado em que Lula tem maior influência. Campos é beneficiado pela tendência à reeleição, pela boa avaliação de seu governo e pelo apoio do presidente. Nem Jarbas Vasconcelos - PMDB, um dos políticos mais tradicionais do estado, será páreo para Campos. A reeleição é certa.

1) Renato Casagrande - PSB / Espírito Santo
A eleição mais previsível de 2010 será a de Casagrande como governador do Espírito Santo. O Senador do PSB saiu da condição de terceira via para a de candidato da situação. Depois que Ciro Gomes – do mesmo partido – foi retirado da disputa presidencial, os partidos da base de apoio ao Governador Paulo Hartung (dentre os quais, PMDB e PT) reuniram-se em torno de Casagrande. O Senador tem simpatia do eleitorado, além das máquinas estadual e federal a seu favor.

Menções Honrosas (outras vitórias muito prováveis): Geraldo Alckmin – PSDB / São Paulo; Tião Viana – PT / Acre; Zé Maranhão – PMDB / Paraíba; Marcelo Déda – PT / Sergipe.

2 comentários:

  1. Fichas quase certas. A única pena é ver o Alckmin tão na frente do Mercadante. São Paulo é diferente...e bote diferente nisso...

    ResponderExcluir