domingo, 11 de abril de 2010

Começou a baixaria de 2010!

Esses dias um amigo me enviou um e-mail com um material sobre os presidenciáveis (vejam abaixo). O material é aquele típico caso de campanha apócrifa, contra a Dilma. Engraçado isso porque o pessoal do PSDB adora se vangloriar de que eles falam verdades, que o pessoal do PT é quem espalha mentiras, e que eles não são dados a baixarias... O próprio Serra falou isso ontem, no lançamento de sua candidatura. E os militantes tucanos vivem repetindo. É, tô vendo! A idéia do e-mail é comparar “currículos” e “históricos de vida”, pra vender a Dilma como alguém profissionalmente / politicamente (?) despreparada, já que nunca participou de uma eleição, e com um histórico de vida suspeito. Levantaram a velha história do uso de armas, participação em seqüestro etc. etc. Já o Serra colocaram como alguém de origem humilde, esforçado e que tem uma boa “formação”.

Não conheço com detalhes as vidas pessoais dos candidatos, até porque acho isso bem irrelevante e, na forma como está posto no e-mail, bem baixo. De maneira geral, a única que realmente teve uma origem humilde, veio de família pobre, é a Marina. Os outros três vieram de famílias, pelo menos, com o mínimo de condições. O Serra pode já ter morado num “quarto e sala” com os pais, mas não passou necessidade. Dizer que a Dilma morava num "luxuoso apartamento" em BH é de uma forçação de barra cavalar. Aliás, querer taxar a pessoa de elitista pra em seguida dizer que ela “passou a comandar uma célula comunista” é, digamos, paradoxal. Essa coisa de puxar o currículo dos candidatos também é de uma inversão de valores absurda! As pessoas querem tratar Governo como se fosse empresa! Qual a especialização que o Presidente tem que ter no currículo? Comunicação de Negócios? Finanças Corporativas? Que babaquice!

Presidência é um cargo POLÍTICO! O cara que chegar lá vai ter que tomar decisões, escolher prioridades, adotar linhas de ação, administrar demandas, conciliar interesses. Qual a “formação acadêmica” que ensina isso? O presidente não reflete a sua formação catedrática, reflete a sua formação político-ideológica, a sua visão de país, de sociedade, de mundo. Para os cargos técnicos, vão ter os especialistas em saúde pública, em educação, em engenharia, em urbanismo, em meio ambiente, em Justiça, em segurança pública etc. É absurdo querer escolher alguém com base em formação técnica, porque ninguém teria formação técnica ampla o suficiente pra interferir diretamente em todas essas áreas. Por trás disso tem duas coisas: incompreensão do que seja a atividade política por um lado, e inversão de valores mesmo. Não tenham dúvida: a classe média alta valoriza formações acadêmicas, escolares, canônicas, tecnicistas, convencionais, porque é ela própria quem tem maior acesso a tudo isso!

É, antes de tudo, uma conveniência! A classe média alta acha que está onde está por mérito, e não por todas as circunstâncias sociais e históricas que concentraram nas mãos dela inúmeros privilégios! Macaco enrola o rabo, senta em cima e esquece que tem! O problema é que agora essa gente tem que engolir um presidente que veio do fim do mundo, pendurado num pau de arara, torneiro-mecânico, com fundamental incompleto, português defeituoso, mas que tá fazendo um Governo incomparavelmente melhor que o do sociólogo doutor. Simples assim. E agora os caras ainda voltam com essa conversa de puxar currículo?! Beira a canalhice isso. Acontece que um segmento da sociedade não aceita enxergar os avanços do Governo Lula, e o mesmo ódio que nutriam (e nutrem) pelo Lula agora eles canalizam pra Dilma, porque ela representa o mesmo lado, na disputa política que se avizinha. Só mudou o objeto do ódio, as estratégias discursivas - de desqualificação - são as mesmas.

O resultado são e-mails apócrifos como esse que tão espalhando... Não sei, não, mas eu acho especialmente calhorda essa coisa de atacar, hoje, quem lutou contra a Ditadura. Foi uma geração que arriscou a própria vida pra salvar o Brasil do mais horrendo dos regimes! A Dilma foi torturada com 19 anos! Não tem como a minha geração sequer imaginar o que é isso. Ela participou de grupos de esquerda, sim, mas não pegou em armas. Se tivesse pego, certamente teria cumprido pena maior quando foi presa, e teria registro disso. Mas, mesmo os caras que pegaram! Era uma situação extrema! Como querem comparar o poder de um Estado Militar com de grupos de insurgentes?! Ditadura é um câncer! Aniquila a liberdade de expressão, a liberdade artística, o debate limpo e esclarecedor, que são vitais pra qualquer nação. Nós seremos eternamente devedores da generosidade da geração que lutou contra os militares. Ver as pessoas inverterem isso – como mesmo os jornalistas fazem hoje em nome de politicagem – é realmente de virar o estômago.



http://img710.imageshack.us/img710/4759/2010curriculoacademico.jpg

http://img249.imageshack.us/img249/1065/curriculoeleitoral.jpg


7 comentários:

  1. Inacreditável o nível de baixaria (virtual e real) que se anuveia. Um repeteco dos novos tempos da baixaria contra o Lula em 89. Agora, é com a Dilma.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia fazer uma piada com o tom raivoso do texto, mas, depois que vi os tais currículos, perdi a linha de raciocínio. No mínimo, este material é forçar a barra da paciência, do bom senso e até da ética.

    ResponderExcluir
  3. Interessante ...
    Nenhuma menção da participação do Serra no Governo FHC. Por que será?

    ResponderExcluir
  4. Eu mesmo recebi uma porcaria dessas onde as pessoas somente repassam esses e-mails. O curioso é que Marina é vista como correta, Ciro com ressalvas, Dilma como o capeta e Serra sob confetes. No mínimo, deveria haver equilíbrio na avaliação dos candidatos.

    Como disse o Interferência, o negócio é fazer piada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. A mais preparada para governar o país!Não tem vícios da corrupção entranahda nos outros tr~es concorrentes politicos.Uma guerreira que defendeu os interesses do Brasil para os brasileiros quando integrava grupos de luta armada.Uma mulher de verdade que mostrou que tem fibra,personalidade e quer um Brasil para todos!!!!

    ResponderExcluir
  6. Os tucanalhas esqueceram de demosntrar todos os processos que penalizaram a DILMA 2010,durante a guerilha da qual eles dizem que ela fez parte.Deveriam demonstrar que ela foi inquirida e não apenas ficar fazendo acusações interesseiras para demotucanalhas.Faltou acrsecentar que o Zépedágio integrou a camarilha do FHC,e que cedeu o seu apartamento para encontros amosoros do marido da Ruth Cardoso Chifronilda.

    ResponderExcluir
  7. Os tucanalhas esqueceram de demosntrar todos os processos que penalizaram a DILMA 2010,durante a guerilha da qual eles dizem que ela fez parte.Deveriam demonstrar que ela foi inquirida e não apenas ficar fazendo acusações interesseiras para demotucanalhas.Faltou acrsecentar que o Zépedágio integrou a camarilha do FHC,e que cedeu o seu apartamento para encontros amosoros do marido da Ruth Cardoso Chifronilda.

    ResponderExcluir