domingo, 25 de abril de 2010

Dros - Abril

Moral

Duas matérias que levantam a bola do Brasil de maneira espetacular. O Wall Street Journal publicou artigo cuja idéia centra é a seguinte: para o Brasil, que é tido como o país do futuro, o amanhã chegou. O artigo começa dizendo o seguinte: "No último século, o Brasil foi uma terra de grande potencial – mas com poucos resultados. Com inflação descontrolada e uma estratosférica dívida nacional, o país era uma bagunça que ninguém poderia levar a sério em escala mundial. Como os tempos mudaram!" O texto segue destacando o bom desempenho do Brasil frente à crise, o crescimento de 6% esperado para este ano e a onda de consumo que atinge os brasileiros. O Bird, por sua vez, divulgou relatório para dizer que vê “avanços dramáticos” na redução da pobreza e da miséria no Brasil. "Enquanto as desigualdades de renda se agravaram na maioria dos países de renda média, o Brasil assistiu a avanços dramáticos tanto em redução da pobreza quanto em distribuição de renda", diz o relatório. O texto destaca ainda que “a taxa de pobreza do Brasil caiu de 41% no início da década de 90 para entre 33% e 34% em 1995. Depois de se manter nesse nível até 2003”, voltou a cair para 25% em 2006. Claro que falta muito, mas estamos ou não no caminho certo?

Dora Kramer soltando as frangas

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre as preferências partidárias de Dora Kramer, basta ler sua coluna intitulada “Gente insolente”, em que ela não perdoa os tucanos por terem vergonha ou quererem esconder o Farol. Sim, o ex-presidente FHC, o qual é descrito por Dora nos seguintes termos: “não foi o rei do espetáculo, mas ajudou a mudar o perfil do País. Fez reformas, privatizou a telefonia, profissionalizou as estatais, organizou as contas públicas, acabou com a inflação, devolveu a moeda ao País, inseriu o Brasil no mercado mundial, conquistou respeito internacional, continua sendo dos mais argutos pensadores e observadores da cena nacional. [...] Com diagnósticos precisos”. “E o surpreendente é que os ditos correligionários fazem pior: o ignoram”, diz a especialista. Agora, isso é uma sinuca de bico pros tucanos, porque se eles mostram o FHC desagradam a população brasileira, que não tem boa lembrança da Governo do PSDB. Se deixam de mostrar, desagradam a Dora Kramer e são xingados de insolentes...

Meiguice do Serra

Os seres humanos vêem as coisas da maneira que melhor convém... A meiguice do Serra, retratada (ou fabricada) pela Veja, foi disseminada pela Internet, por meio de pessoas que adotaram a mesma pose do careca em suas fotos pessoais. De fato, tornou- um viral. A motivação é que não está muito clara, provavelmente por não haver uma única. Evidente que a capa tem sido usada pela militância do PSDB, e pelos simpatizantes de Serra, para reforçar a candidatura tucana. Do outro lado, os simpatizantes do PT aproveitam para atacar o adversário. Tem representante dos dois grupos entre os que reproduzem a imagem. Mas, a maioria das pessoas, que não tem um posicionamento partidário prévio, apenas ridiculariza a foto, exatamente em função da meiguice artificial e surgida em tempos de eleição. O saldo é negativo. Eu não ia querer isso pro meu candidato... Ajuda a mobilizar a militância, mas esta já tinha seu voto definido. Os indecisos, que ainda podem ser conquistados por um ou outro candidato, estranham mais do que se aproximam do Serra, com esta capa da Veja. Aliás, a própria revista reforça seu estigma de partidarizada neste episódio.


Imagens do www.naosalvo.com.br






Um comentário:

  1. 'CIVILIDADE' DO PSDB E DE SERRA É UMA FRAUDE
    abril 27th, 2010 às 23:43 (Blog Tijolaço - do Brizola Neto)
    Imagine se o PT, o PDT ou outro partido que apóia Dilma tivesse no seu site oficial um link para outro site – também registrado em nome do partido – intitulado “Gente que Mente” , dedicado exclusivamente a atacar o tucanato, o que aconteceria. Folha, Globo, Estadão, todos eles estariam caindo em cima: “Dilma monta site para atacar adversários”, não seria um título plausível para este caso?

    E se sucederiam notas e artigos protestando contra a baixaria… Alguns dirigentes gaguejariam, diriam não concordar com isso, que a campanha teria de ser de “alto nível”, com propostas, não com ataques pessoais…Logo iam pedir – e levar – a cabeça do “interneteiro” responsável, que teria seu rosto exposto nas páginas e, isolado, ia acabar dizendo, sob a incredulidade geral, que a direção do partido e a candidata não sabiam de nada. Ninguém iria acreditar, e com razão…

    Pois bem. Desafio publicamente a direção do PSDB, o senhor José Serra e a grande imprensa brasileira a dizerem se não é exatamente isso que o PSDB – sob as ordens diretas do Sr. Eduardo Graeff, ex-secretário de FHC, coordenador da campanha serrista e membro da Direção Nacional do PSDB - está fazendo. Faz e faz com a cumplicidade geral.

    Reproduzi a página do site oficial do PSDB (www.psdb.org.br), tomada às 22:30 de hoje. Ali há um banner rotativo (onde os links se sucedem) apontando para o site www.gentequemente.org.br , dedicado a publicar acusações e chamar de mentirosos Lula e Dilma. O mesmo nome, só que com a terminação com.br, está registrado no mesmo nome da empresa que faz o site www.amigosdoserra.com.br, a DDM.

    Este site não é de terceiros. Pertence ao PSDB, à direção nacional do partido, conforme você pode verificar com a página de registro no Comitê Gestor da Internet no Brasil.

    O candidato José Serra age fraudulentamente quando elogia o governo Lula e diz que vai fazer uma campanha civilizada e de propostas, enquanto estimula que, sob a responsabilidade direta de seu partido, a guerra suja se espalhe na rede.

    Não é um militante pró-serra que faz o site. Não é um parlamentar pró-serra. É o partido, é a instituição.

    Eu ofereço os documentos, as provas. Mais que isso não posso fazer. Não posso ir à Justiça Eleitoral e à Cível em nome de Lula ou de Dilma, muito menos do PT. Posso ir à tribuna, nos poucos segundos de que um parlamentar dispõe nas sessões da Câmara. Posso publicar aqui. Posso combater sozinho, se não houver quem tenha a coragem de enfrentar as armações.

    Mas, sozinho, posso pouco. Que aqueles que podem muito assumam suas responsabilidades.

    Ou vamos ficar quietinhos, enquanto o jogo sujo – e milionário – campeia na rede?

    (VEJAM AS IMAGENS)

    http://www.tijolaco.com/?p=13308

    ResponderExcluir