quarta-feira, 3 de junho de 2009

Príncipe da Xuxa pode ser negro

Vendo televisão de madrugada, fui surpreendido por uma inserção comercial da Xuxa, convidando os telespectadores a participarem da eleição do Príncipe para o seu novo filme. Depois da loira, apareceram os candidatos a Príncipe com seus respectivos números: o primeiro – branco, loiro, dos olhos verdes; o segundo – branco, loiro dos olhos verdes. Quando eu já levava a mão à testa com alguma violência, aparece o terceiro candidato que, para o meu alívio e surpresa, é um menino negro. Eu, que estava com o notebook na minha frente (para variar), parti pro site para votar no Heslander, menino carioca de 16 anos. No site, também pude ver que outros dois rapazes, já eliminados, que formaram o Top 05 da disputa, eram (adivinhem!) brancos, loiros, dos olhos verdes. Alguém pode, com razão, perguntar: porque torcer por um dos candidatos exclusivamente pelo fato de ele ser negro? Não deve vencer quem tiver mais méritos para representar o papel do Príncipe, independentemente da raça?


No site também há vídeos dos garotos fazendo testes, encenando algumas situações, dando uma palinha das suas habilidades cênicas, ou seja, há algum critério técnico e meritocrático. De qualquer forma, vencerá o preferido do público, já que a decisão está nas mãos da audiência. Eu mesmo me pergunto até que ponto é justo votar em um candidato somente por ele ser negro. Não é a raça de uma pessoa que determina se ela é ou não merecedora do que quer que seja! Mas aí me vem outra pergunta: se questões raciais não pesam em escolhas como estas, por que em praticamente todos os casos de personagens deste tipo (arquétipos de beleza, altivez e nobreza) os atores são brancos? Com freqüência, brancos loiros dos olhos verdes. As próprias principais apresentadoras dos programas infantis, tão populares nas décadas de 80 / 90, são majoritariamente brancas e loiras. Xuxa, Angélica, Eliana. Mara tem cabelos negros, mas também é branca. Qual negra poderia ser colocada neste grupo?

Não precisa ficar só no universo infantil, não. Nas novelas e nos telejornais, quais são os negros que se destacam? Taís Araújo já protagonizou novelas, Heraldo Pereira já apresentou o Jornal Nacional. Um ou outro. Mas, pô, metade da população deste país é negra! É evidente que há um componente racial neste processo. A idéia não é agora fazer um preconceito às avessas e preterir brancos, isto não resolveria. Mas há uma importância simbólica na escolha de um negro pra o papel de um Príncipe. Você já parou pra se perguntar como as crianças negras se sentem quando assistiam aos filmes da Xuxa (ou qualquer outro infantil) e sempre vêem como representante legítimo de beleza alguém com aparência totalmente diferente? O que elas se perguntam? O que elas pensam? A que conclusões elas chegam? Ainda que não seja um questionamento explícito, fica subentendido que negros não podem ser considerados belos, nobres ou “Príncipes”.


Isto também vale para os jovens e adultos negros quando vêem novelas e telejornais. Eles estão subrepresentados (ou sem representação nenhuma) não apenas nas artes e nas narrativas, mas em todas as atividades e cargos mais importantes, que exigem formação superior e remuneram mais. Uma das várias importâncias do sistema de cotas é esta: ao abrir as portas das universidades, as cotas abrem espaço para os negros em todas as profissões. O filme da Xuxa pode não reverter toda esta realidade. Mas, pelo menos, as crianças negras que sempre foram rejeitadas neste universo lúdico poderão se reconhecer como Príncipes e Princesas. Poderão sonhar! O que pode ser mais importante para uma criança do que sonhar? Este sonho foi negado a milhões de crianças Brasil a fora. A idéia não é garantir “cotas” para negros em filmes ou na mídia de maneira geral, e provavelmente o filme da Xuxa faz isso apenas para posar de “politicamente correto”. Mas, a possibilidade é real, e seria bom se um espaço como a mídia, que detém visibilidade social, começasse a ficar menos racista.


7 comentários:

  1. Bom, o preconceito racial no Brasil é um fato que não conseguimos entender. É o Brasil negando o proprio Brasil. Mas embora não seja uma maravilha, podemos ver uma peqena melhora, em se comparar a 20 anos atras, onde nem o crime de racismo existia, nem cotas para os negros.
    O concurso da xuxa realmente é algo que nos faz pensar. Tantos e tantos filmes da mesma que já teve principes e mocinhos com rosto europeus em plena selva amazônica e agora estamnos na iminência de termos um principe negro. Já dando meu palpite, acho que um dos rapazes brancos irá ganhar, embora vou torcer e muito pelo rapaz negro, não pela cor, mas por que ele é bom mesmo (vi a eliminatotia do sabado passado e o rapaz manda bem mesmo!!!).
    Ta ai. Este é um caso típico que quando ser quer chegar lá, pode se passar por cima de qualquer preconceito velado e mostrar seu valor.Susan Boyle que o diga.
    Este rapaz pode até não ganhar mas Marcus Paulo,Ricardo Waddington, diretores da globo já estao de olho nele.
    Tomara que ele tenha sorte. Vou torcer por ele!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não deu de novo , o vencedor é um Branco classe média alta , olhos azuis que já atuou na Globo , e que errou o texto da cena que deveria interpretar . Realmente a unica justificativa é racismo , porque Heslander auquele negro lindo valente além de ser disciplinado teve o voto ds telespectadores só lhe faltou o esteriótipo que a globo usa para principes Loiro e olhos azuis , lamentavel...

    ResponderExcluir
  3. Estranho mesmo seria se o resultado fosse diferente. O negro no concurso foi uma estratégia para a Xuxa ganhar alguns pontos com a audiência popular, mas essa pose de socialmente correta só fez legitimar ainda mais o preconceito e a discriminação... Não seria natural para os padrões da Rede Globo a lorinha Sasha fazer par romântico com um negro. Uma pena!!

    ResponderExcluir
  4. Não tive a oportunidade de assistir às eliminatórias, só fiquei sabendo desse concurso na sexta de manhã, no programa da Ana Maria Braga.

    Aliás, ela, elegante como sempre, disse que um dos meninos loiros "já era um príncipe", independente do resultado. Fique pensando se ela falaria isso pro menino negro...

    ResponderExcluir
  5. O blog "Crápula mor" consegue radiografar, como poucos, o caldo das "pautas midiáticas" contemporâneas.

    Parabéns Ruan!

    ResponderExcluir
  6. Também assisti na época a votaçao, torcendo para o menino negro.
    Felizmente hoje temos na literatura infantil brasileira príncipes negros no conto de fadas Princesa Violeta, que são a Princesa Violeta e o Príncipe Ourobello, da Editora Príncipes Negros.

    ResponderExcluir