terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Tudo tem limite.

Poucos episódios seriam tão oportunos para suceder a comemoração de 1 ano do Blog. Em compensação, esta a única vantagem de ter que escrever sobre o que ocorreu. Vou frisar novamente algo que já falei no texto anterior: este espaço está inserido em um movimento da chamada “blogosfera” que busca demonstrar a partidarização de segmentos importantes da mídia de massa. Muito mais do que um mero blog, eu encaro este espaço como algo que, pra mim, é um verdadeiro projeto de vida, porque eu acho que há muito mais em jogo, muito mais do que poder ou “política” (entendida como um fim nela própria), está em jogo um bem maior, coletivo, está em jogo o meu país. Por isso, mesmo quando não estou tão disposto ou com tempo, procuro levar a sério estas questões. Geralmente, tenho um impulso imediato para criticar, contradizer ou desmentir certas verdades da mídia. Desta vez, sinto repulsa. É como se eu estivesse descendo ao mesmo nível, ou legitimando algo que merece desprezo.

O Portal IG, na seção Educação, criou uma categoria intitulada “Presidentes Pioneiros”. Nela, estão: George Washington, Marechal Deodoro da Fonseca, Isabelita Perón, o novo presidente americano Barack Obama, Nelson Mandela, Evo Morales e, dentre outros, Lula da Silva. A princípio, uma bela homenagem! Entretanto, o problema aparece na descrição dos presidentes. O boliviano, por exemplo, tem a seguinte legenda: “Evo Morales venceu com maioria absoluta as eleições para presidente na Bolívia, tornando-se o primeiro presidente de origem indígena”. Ao lado da foto de Obama temos o seguinte texto: “Recém-eleito, o democrata Barack Obama será o primeiro presidente negro dos Estados Unidos quando assumir o posto na Cassa Branca em janeiro”. Lula foi assim descrito: “Em janeiro de 2003, Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse no Palácio do Planalto como o primeiro presidente analfabeto funcional do mundo”. O que é isso? Onde é que nós estamos? Que espécie de brincadeira de péssimo gosto foi esta? Tudo tem limite!

Analfabeto funcional é alguém que consegue decodificar as letras, reconhece as palavras, mas tem dificuldade para interpretar textos mais longos e fazer operações matemáticas simples. Além de uma clara ofensa ao presidente, isso é uma ofensa aos seus eleitores! Particularmente, eu considero o presidente um homem inteligente, com uma incrível capacidade comunicativa e um profundo conhecedor dos problemas brasileiros. Mas, ainda que não fosse nada disso! Analfabeto funcional?! Dêem um tempo! Se um dia eu precisar escolher entre um sociólogo doutor da direita, conservador, reacionário, comprometido com o mercado, e um analfabeto da esquerda, comprometido com os avanços sociais, ah, não tenham dúvida, voto e faço campanha pro analfabeto! Mas não foi o caso, não é o caso de Lula. Isso é uma provocação, um deboche, um escárnio, não apenas com Lula, mas comigo, com seus milhões de eleitores! Se o presidente resolvesse entrar com um processo, na minha opinião, estaria coberto de razão.

Lula é pioneiro por muitos motivos... sindicalista, operário, retirante nordestino, sem formação universitária, dentre outras coisas. Também é pioneiro por investir em dezenas de milhares de empreendimentos de famílias pobres, que hoje consomem alimentos e eletrodomésticos; por dar a oportunidade de cursar o ensino superior a centenas de milhares de jovens pobres; por retirar milhões de brasileiros da pobreza e da miséria. Além de inúmeros outros indicadores sócio-econômicos que eu poderia vomitar aqui, mas que já são bastante conhecidos. Eu vi esta galeria do IG no último sábado, dia 06. Na segunda-feira, o texto já não estava mais lá. O novo texto é “o primeiro presidente sindicalista e operário do país”. Tudo está registrado nos prints abaixo (clique para ver ampliado). Lula, frequentemente, é tachado de ditador, anti-democrático, afeiçoado a censuras ou desrespeitoso com a Imprensa. Logo ele! Um presidente que já foi chamado de anta e petralha por figurinhas carimbadas da mídia, e agora é classificado como “analfabeto funcional”. Poderíamos crer que foi um erro conceitual, um deslize. Infelizmente, há um padrão.

A versão original:


A segunda Versão:


A desculpa esfarrapada:




Um comentário:

  1. Anta e petralha... nao gosto dos autores desses termos, principalmente do último. Pedantismo demais...

    ResponderExcluir