quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Para mídia, "Ipea é do PT".

No último dia 05, o Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – divulgou pesquisa mostrando, basicamente, que a pobreza diminui enquanto a classe mais rica e principalmente a classe média aumentam no Brasil. O colunista do site da Veja, Lauro Jardim, alegou que a divulgação deveria “enfatizar” também que a maior queda da pobreza deu-se entre 1993 e 1995, durante o Governo FHC. Eu pergunto: e de que adiantou a diminuição da pobreza durante a década de 90 se, quando o Governo tucano terminou, o grupo dos pobres já tinha aumentado tudo de volta? Foi só a partir de 2003 que a pobreza passou a encolher novamente. Além disso, não foi apenas o Ipea que comprovou a expansão da classe média durante o Governo Lula. O próprio Datafolha já fez uma pesquisa neste sentido, ainda em 2007. O The Economist frequentemente faz matérias com este teor. A Fundação Getúlio Vargas lançou uma pesquisa junto com o Ipea apontando para os mesmos resultados. E aí, são do PT também?

O “Entre Aspas”, da Globo News, chamou dois economistas para mostrar que o Brasil ainda tem inúmeros problemas. Eu acho válido mostrar que ainda há muito que se fazer. Mas há uma clara resistência da mídia em aceitar que muitas coisas estão melhorando. A Folha criou um FÓRUM para perguntar quem “concordava” com a pesquisa. Como se o Ipea tivesse divulgado uma opinião. O presidente do Instituto procurou a imprensa e falou “Olha, eu acho que a pobreza no Brasil tá diminuindo... Não posso afirmar com certeza! Mas eu tô com essa impressão, viu?” Chega a ser ridículo! O Ipea divulgou uma pesquisa técnica! Os dados foram levantados por profissionais, com o todo critério. Não se trata de “concordar” ou “discordar”. O avanço social no Brasil é um fato! Agora, se há segmentos da sociedade brasileira que não GOSTAM deste avanço é outra coisa! E não paira nenhuma dúvida que estes segmentos existem.

Não é possível generalizar, mas parte de uma classe média alta aqui no Brasil (a qual eu já me referi em outros textos) torce pra que tudo dê errado, especialmente na área social. É para esta classe média alta que veículos de comunicação como Globo News, Folha e Veja falam. São pessoas que simplesmente não aprovam determinadas ações de promoção social. Essas pessoas pensam que o Bolsa Família estimula o desemprego (mesmo quando todos os dados demonstram o contrário), que Sem Terra é vagabundo arruaceiro, que o pobre é pobre porque não se esforçou o suficiente. Essas pessoas adoram doar uma cesta-básica, roupas e objetos usados, dão um presente qualquer pra alguém mais humilde no fim do ano, fazem caridade, mas odeiam qualquer tipo de ascensão de classes. Fazer parte de um grupo financeiramente privilegiado é muito conveniente por uma série de motivos.

Além do próprio poder aquisitivo, tem uma coisa de status, uma superioridade simbólica, aguça a vaidade. Depois, é cômodo ter à disposição uma camada social mais vulnerável, uma empregada doméstica que trabalha um mês inteiro por R$ 300,00; um rapazinho que lava o carro por R$ 5,00; um pedreiro que aceita fazer a reforma por um precinho bem camarada depois de uma boa pechincha. Eu sei que é terrível pensar sob esta perspectiva, mas infelizmente eu estou convencido que é esta a mentalidade de muita gente. Esquecem que maior que as vantagens advindas da superioridade financeira é o caos gerado por uma sociedade tão desigual. Não adianta! Essa classe média alta nunca vai aprovar os programas sociais, nem o Governo Lula, nem o movimento Sem Terra, também nunca vão aceitar que a pobreza é resultado de um modelo econômico injusto e de um Poder Público ausente. Bom, agora parece que nem tão ausente assim...

Print - clique para ver ampliado:
(foto adaptada para efeito de ilistração)

6 comentários:

  1. Caríssimo,

    Seu blog é muito bem estruturado.

    Quanto ao comentário de Lauro Jardim, forçado demais né?

    Por que é que não assume que foi no Governo Lula e não no de Fernando Henrique Cardoso que a pobreza reduziu substancialmente?

    Isso é público e notório. Não que os méritos sejam deste ou daquele Governo, mas um pouco de boa-fé nas colunas não faz mal a ninguém.

    Obrigado pelo seu comentário no meu blog. Apareça mais vezes.

    Abração,

    Luiz Fernando Moreira

    ResponderExcluir
  2. Antes de vir aqui, li outro blog cujo último post Milho -5 (especialmente o antepenúltimo parágrafo) me lembrou o teu texto. Claro que guardando as devidas diferenças, mas a "autonomia relativa" que ele aponta tem ecos na classe média alta descrita por ti.

    Ótimo texto!

    Ah, o blog que li antes é este aqui
    http://jcbernardet.blog.uol.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É o que dizem: o Ipea é do PT... o mais estranho é que nunca foi tucano.

    ResponderExcluir
  4. É assim mesmo, quando a pesquisa mostra méritos do governo a mídia esconde, diminui, diz que é partidária. Já quando fala mal do governo, aí a pesquisa é bombástica, perfeita.

    Parece que há um exército tentando derrubar qualquer tese de que o Brasil está melhorando...

    Sorte que ninguém lê esta porcaria, ninguém dá a mínima para a folha, O Globo ou estadão. Lula vai continuar em alta e com aprovação maior que 60% pois o povo percebe o quanto sua vida melhorou, independente do que digam a mídia ou o IPEA...

    www.adrianomm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O bom nisso tudo que o PIG faz contra Lula e o PT é que o povão demonstra não estar nem aí para eles. Estão sentindo no dia-a-dia que as coisas estão muito melhor que antes.

    ResponderExcluir
  6. É do PT sim, foi feito um aparelhamento no governo Lula, houveram inclusive denuncias e o IDH hein continua baixo.

    ResponderExcluir