quarta-feira, 14 de maio de 2008

Será esquizofrenia, meu Deus?

Eu não acredito em imparcialidade. Não acho que seja possível que eu, um jornalista ou qualquer outra pessoa produza um texto sem influência de suas convicções pessoais ou preferências. Ainda assim, às vezes eu tento analisar alguns fatos de uma perspectiva mais isenta, algo do tipo “se eu não tivesse este posicionamento político, será que teria esta interpretação sobre este mesmo fato?”. Mas não tem jeito. A cobertura que a grande mídia tem feito sobre o caso do dossiê é um escárnio, um insulto, uma verdadeira agressão à audiência brasileira. Essa é a única conclusão a qual posso chegar. Um exemplo perfeito é esta entrevista do UOL [1] a um cientista político (mais um desses especialistas que a mídia saca da manga sempre que precisa transferir a responsabilidade de certas opiniões). Mais de 8 minutos de entrevista, e o jornalista teve a desfaçatez de sequer tocar no nome de Álvaro Dias. Jornal da Globo, Estadão, Folha, enfim, toda a máfia com o mesmo discurso: “Aliado de José Dirceu é responsável pelo dossiê”. Sinceramente, a hipótese do fogo amigo – que a mídia tenta vender a todo custo – parece a menos provável.

Dirceu pode até polarizar alguns setores do PT, mas está efetivamente afastado do Governo. O próprio líder da oposição no Senado não vê credibilidade nesta teoria [2]. É possível que a Dilma tenha armado a situação, tendo FHC como alvo? Sim, é possível. Mas pode ser também que Álvaro Dias tenha orquestrado tudo, para desestabilizar o Governo. As duas hipóteses são plausíveis. Esses jornalistas se expõem muito escolhendo um lado tão cedo. O que temos de concreto é: foi um funcionário da Casa Civil quem vazou as informações. Mas também não dá pra ignorar que isto se deu em um e-mail para a assessoria do Senador tucano. Aliás, a maior beneficiada com a polêmica foi a oposição. É mais uma crise política para a equipe de Lula descascar e, em última instância, abre-se margem para pedir a cabeça de Dilma Rousseff, principal nome de Lula para a sucessão, em um momento em que a avaliação positiva do presidente está nas alturas. Se aproveitar as oportunidades certas, Lula já pode começar a transferir sua popularidade para a Ministra. As obras do PAC estão aí pra isso. Mas, apareceu o tal dossiê, e aí não tem jeito!

O negócio é esperar a investigação da Polícia Federal, que é uma das poucas coisas que funciona muito bem neste país. Como “investigação” é uma palavra que não existe no dicionário da mídia, eles já deram o decreto. Pra alguns jornalistas, Zé Dirceu é o vilão de vez (mais uma vez). Para outros, é a própria Dilma quem deve responder, já que o funcionário que enviou o e-mail trabalha na Casa Civil. O Josias de Souza, articulista da Folha, postou uma sentença para a Ministra
em seu blog [3]. No título, ele pergunta: "Que mãe manda na Casa Civil, a Dilma ou a Joana?". Este é o mesmo Josias que participou, há algumas semanas, do programa Comitê de Imprensa, e disse que a mídia não deveria dar destaque ao envolvimento do Senador tucano com o caso para não “perder o fio condutor”. À época, denunciei aqui no blog as declarações que o jornalista fez à TV Câmara [4]. Desta vez, ele fez uma meia-culpa bem cretina: “Que se expliquem todos – do assessor palaciano ao auxiliar do Senado, do senador tucano à ministra petista. Todos!”. Chega a ser cômico! Como se não soubéssemos do trabalho de assessoria de imprensa do PSDB que este senhor faz no UOL.

É inacreditável o cinismo com que a mídia de massa tem tratado esse caso do Dossiê. Já era óbvio (eu mesmo falei aqui há mais de um mês [4]), e agora está oficialmente provado, que Álvaro Dias tinha contato direto com o responsável pelo vazamento das informações. Por que o senador tucano não entregou o nome do culpado? Pior: por que mentiu em plenário dizendo que não sabia de nada? Se for "fogo amigo", como a mídia quer fazer crer, que interesse teria Álvaro Dias em proteger uma armação de Zé Dirceu? Por que o Senador precisa proteger fontes? Ele não é jornalista! O Senador mentiu em plenário. Isto não é um juízo de valor, está tudo objetivamente comprovado pela PF. MENTIU! Disse que não sabia quem era o responsável pelo vazamento e tinha o nome do sujeito desde o princípio. Como falaram no Senado, papel não voa. De fato, não voou, veio pelo assessor, André. E o Álvaro Dias ainda vem posar de vítima, cobrando justiça. Os jornalistas se fazem de lesos e não fazem as perguntas que deveriam. Por que ninguém faz a óbvia ligação entre os fatos? Será esquizofrenia, meu Deus?

Links:

[1] http://noticias.uol.com.br/ultnot/brasil/2008/05/09/ult2041u375.jhtm

[2]http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/05/12/virgilio_jose_aparecido_nao_bode_expiatorio_-427342541.asp

[3]http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2008-05-04_2008-05-10.html#2008_05-10_21_59_03-10045644-25

[4] http://crapula-mor.blogspot.com/2008/04/o-diabo-mora-nos-detalhes.html

7 comentários:

  1. Parece incrível a capacidade que a mídia tem de montar e desmontar grandes esquemas e também a eterna mania de ser parcial, enquanto deveria ser totalmente imparcial! Torço para que a Dilma seja realmente a sucessora de Lula e que nosso país continue na mão de "canhalhas" de falsa esquerda (como algumas pessoas q só copiam o que está escrito em jornais ou o se é falado na tv dizem). É muito tétrico ver pessoas que, mesmo vendo números positivos de grande crescimento, ainda se apegam fielmente a eterna mania de dizer q tá tudo uma grande droga. É revoltante isso!

    ResponderExcluir
  2. Eu sou imparcial, err HUAHUA
    E olha que legal a imagem do topo, quem fez?

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, creio que a imparcialidade midiática não existe. Mas isso não justifica, obviamente, uma defesa tão clara e absurda de um lado. Detectar parcialidade discursiva na abordagem dos fatos é diferente de perceber um cinismo descarado ao se tratar dos mesmos. E, jogando pelos próprios interesses, todos estão longe da esquizofrenia. Estão bastante lúcidos. Nenhum campo melhor pra se perceber isso do que mídia e política. Dependendo do interesse de cada área, pode-se demonizar ou santificar qualquer um, de vereador a presidente. Mas nunca "explicitamente". Afinal, isso parece ser tarefa dos cientistas políticos...

    ResponderExcluir
  4. O que me enoja da grande midia é que eles alardeiam "imparcialidade". Para provar como o PIG é cretino, sugiro que pesquise no google imagens: assessor senador dossiê, vocês verão a foto que aparece em primeiro lugar.
    Parabéns Crapula Mor.

    ResponderExcluir
  5. A mídia continua a requentar esta estória de dossiê pois acha que nada que disser poderá incriminar Alvaro Dias, por mais que cometa deslizes.

    No fundo, no fundo, a Globo subestima a inteligência do povo, pois acha que mesmo que tudo dê errado, é só inventar alguma relação com Dirceu e todo mundo vai concordar.

    Mas o povo não é burro, muda de canal quando esta estória de dossiê começa. Sabe que isso não leva a nada. Este é um dos motivos que estão causando a diminuição da audiência da Globo nos últimos anos.

    ResponderExcluir
  6. A "grande" mídia há muito tempo definiu a sua postura: a de lutar constantemente por seus interesses...e só. É uma pena que um país como o Brasil sofra com uma mídia tendenciosa e extremamente parcial.
    Ainda bem que hoje há espaços para uma discussão mais abrangente dos fatos políticos, como é o caso da internet, e algumas pessoas empenhadas em analisar os dois lados.
    Um canal de televisão que só mostra o presidente com desdém, e que, após as "fantásticas" críticas do Jabor, orienta seus apresentadores a rirem "casualmente" dos insultos ao homem mais importante do páis, não pode ser levada a sério.
    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  7. resposta do "POUCAS & BOAS":> Em Natal a coligação será (POR ENQUANTO) PT - PMDB E PSB, mas a capacidade de aglutinação da Governadora Vilma (PSB) é enorme e o PT está dando suas alinhavadas. Acredito que o tempo da candidata do PT será o maior de todos os candidatos.

    Quanto à esquizofrenia, é sim. e da "braba" !!! nem freud saberia diagnosticar com precisão...kkkkk

    ResponderExcluir