sexta-feira, 23 de maio de 2008

Drops - Maio

Meio caminho andado

Em abril, a Rede Record registrou uma média de audiência que é superior à metade da audiência registrada pela Rede Globo no mesmo período. A Record ficou com 9,8 pontos, o que corresponde a 53,3% dos 18,4 pontos da líder. Isso significa que, finalmente, uma concorrente está conseguindo “ser” metade do que é a Globo. É muito pouco! Mas é a primeira vez que isto acontece, segundo Daniel Castro da Folha [1]. O novo cenário já produz efeitos: faz semanas que Ciranda de Pedra estreou e a emissora dos Marinho não pára de divulgar a novela. A atração teve a pior estréia da década [2]. Isto pode gerar uma bola de neve e prejudicar todo o horário nobre global. Se a novela das 19h recebe uma audiência fraca, pode se complicar também. A próxima vítima seria o Jornal Nacional, em seguida a novela das 21h, carro-chefe da emissora. É claro que esta não é uma conseqüência imediata, mas há o risco. E, pela insistência com que o telespectador tem sido convidado a assistir a nova atração das 18h, percebe-se que a Globo reconhece a gravidade do problema.

Abafaram o caso

O Wall Street Journal, que deu o furo sobre o escândalo Alstom, continua fazendo a cobertura do caso. Alstom é uma empresa especializada em transporte de alta velocidade e energia, suspeita de ter pago milhões de dólares de suborno para obter contratos na Ásia e na América Latina entre 1995 e 2003. No último dia 19, em reportagem sobre o Brasil, o periódico americano publicou que “a maior parte dos contratos foi assinada sob o governo de Geraldo Alckmin", mas “as autoridades em São Paulo ligadas ao PSDB, que detém a maioria no legislativo estadual, rejeitaram um pedido de abertura de inquérito formal", a CPI
[1] [2]. A procuradoria de Paris abriu em 2007 uma investigação judicial por "corrupção ativa de agentes públicos estrangeiros" e "abuso de bem social", após uma denúncia da justiça suíça recebida em maio do ano passado. Os juízes responsáveis pelo caso não emitiram nenhum indiciamento até o momento. O Wall Street Journal afirma que esta empresa pagou US$ 6,8 milhões para obter um contrato de US$ 45 milhões para a extensão do metrô de São Paulo [3].

Abafaram outros casos

Além disso, a governadora Yeda Crusius é acusada de envolvimento com irregularidades no DETRAN do Rio Grande do Sul [1]; o senador Marconi Perillo foi denunciado ao STF pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, caixa dois, uso da máquina pública, e utilização de notas frias e laranjas para fraudar a eleição de 2006 [2]; já o Governador Teotônio Vilela foi indiciado em operação da Polícia Federal [3]
. Todos estes políticos são do PSDB. Não vou entrar no mérito das denúncias, até porque elas ainda estão sendo apuradas. Mas, se ao menos uma dessas denúncias envolvessem o Governo Federal, estariam garantidos meses de exposição nos noticiários. Pra começar, uma CPI seria inevitável. Aí ficaria aquele famigerado jogo de comadre mídia x oposição, na tentativa de desgastar politicamente o Governo. Os podres tucanos são porcamente pincelados na grande mídia brasileira, e eu não tenho dúvidas de que o tratamento seria outro, caso o alvo das investigações fosse o PT.

Marina Silva

A demissão da Ministra foi um dos maiores prejuízos do Governo Lula. Era a única que permanecia desde o primeiro dia de mandato no mesmo cargo. Outros, como Guido Mantega e Dilma Rousseff, também integram a equipe desde o início, mas já trocaram de pasta. O Presidente do Banco Central, Henrique Meireles, também resiste no alto escalão. Marina agregava valor ao governo por ter uma trajetória pessoal exemplar, por ser reconhecida internacionalmente na luta pelo meio ambiente e pela referência moral que é. Minc pode ser menos burocrático e talvez atenda melhor às prioridades do Governo. Mas a saída da Marina é um mau sinal. Paradoxalmente, a demissão trouxe o assunto de volta à tona, movimentou o Ministério e chamou a atenção do mundo para a postura do Estado brasileiro diante da questão ambiental. Era o que ela pretendia desde o começo. O Jornal da Globo descreveu Marina como “uma das carreiras mas espetaculares do PT” (só agora que ela pediu demissão, né? Enquanto esteve no Ministério, Marina nunca recebeu este tipo de tratamento). De toda forma, a descrição foi mais do que merecida.

Blog de cara nova

Como vocês podem ver, o blog está de cara nova! A criação é do Danilo, o arteiro. Fiz até uma enquete pra saber o que acharam da mudança, mas poucas pessoas votaram até agora. Eu gostei muito! O blog tinha uma arte muito sem graça e já estava na hora de mudar. Esperamos (eu e o Danilo) que mais pessoas participem da enquente!

3 comentários:

  1. bom, como diria jack, o estripador, vamos por parte!!!!
    1- Um dia isso iria acontecer. ninguem fica na liderança pra sempre, principalmente quando um dia alguém pensa que nunca será superado. quando de repente surge alguém igualmente forte e começa ameaça-lô. É o que acontece com a globo que cada vez vê a Record mais nítida no seu rertrovisor. acho que quem ganha são os telespectadores pois tem agora mais um opção de programação de entretenimento e notícia,pois faz com que tenha concorrência e tanto uma quanto a outra tenha que investir em sua programação para proporcionar maior qualidade ao telespectador e conquistar a audiência.
    2- O caso dois e três embora distinto, são muito ligados; suspeitas de irregularidades ligada ao PSDB e que provávelmente muits que estão ligados no "jornal nacional" da vida, nem estão sabendo, e nem irão saber se não correr atrás da informação. Estamos chegando perto de duas eleições (agora para prefeito e daqui a dois anos para cargos majoritários)e o cuidado em divulgar algo desse tipo seria muito diferente se o simbolo do partido envolvido não fosse um pássaro e as cores não fossem o azul.
    3-O Governo perdeu e muito com o afastamento da Ministra Marina Silva que vinha fazendo um trabalho bastante significativo na pasta do meio ambiente, um assunto que disperta interesse principalmente pelos últimos boletins divulgados por cientistas a respeto da questão ambiental e pelo fato do Brasil ter uma das regiões mais cobiçadas e complexas de ser administrada que é a região amazõnica.Tomara que o atual ministro do meio ambiente Carlos Minc consiga levar esta pasta com eficiência até o fim do governo lula. E reconhecimento, nunca é demais, mesmo ele sendo tardio,até porque é isso que poderiamos esperar da globo elogiando uma petista, um econhecimento tardio.

    É isso!!!um Abraço e
    FORÇA SEMPRE

    ResponderExcluir
  2. Convido a participar da comunidade no Orkut, Blogueiros Paraenses: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=54033045

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, o Helder falou boa parte do que eu pensei sobre o texto. Só adicionaria a lembrança da acusação da Globo e do Clube dos 13 exercerem monopólio da transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro, notícia que a Record divulgou como pôde.

    E pensei agora: se um dia a Record assumir a liderança de fato, o que seria diferente do comportamento da Globo?

    ResponderExcluir