quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Aniversário de 2 anos!

Eu precisei ir conferir quando foi a primeira postagem e fazer as contas direito, para poder acreditar que já se foram dois anos, desde que eu decidi criar este blog. Talvez seja besteira fazer uma “postagem de comemoração” todos os anos. Acho que os outros não fazem. Mas, sei lá, não gosto de deixar passar em branco. Por mais que nem eu tenha percebido, já se passou o segundo ano de blog, de uma atividade que exige algum compromisso e trabalho. Eu nem teria moral para falar, considerando que tantas pessoas colocam conteúdo novo no blog todos os dias, e eu mal consigo manter a freqüência semanal de atualização. Ao mesmo tempo, eu procuro relacionar o que eu escrevo com várias outras referências, notícias, colunas, opiniões, pesquisas, programas televisivos etc., e isto exige um trabalho que vai além de escrever. Também tento fazer análises que vão um pouco além da reprodução de discursos e da pura panfletagem.

Quando eu criei o blog, em novembro de 2007, eu estava morando em São Paulo. No aniversário de um ano do blog, por pura coincidência, eu estava em uma passagem de poucos dias por São Paulo. Em novembro deste ano, precisei ir apresentar um trabalho em um congresso. Onde? Em São Paulo! Pensei seriamente em escrever o texto por lá (não imaginava que eu tivesse um lado tão supersticioso). Infelizmente, não deu tempo. Escrevo agora que já voltei de viagem. Se isto mudar alguma coisa, espero que seja pra melhor. De fato, acho que o blog de hoje é melhor que o de um ou dois anos atrás. Quando eu pego alguns textos antigos pra ler e gosto, é porque alguma coisa tá errada. Prefiro quando eu detesto textos que eu escrevi há alguns meses atrás, porque isso mostra evolução, mostra que o eu de hoje é melhor do que o eu de ontem. Ano passado eu passei um período assim, meio estagnado, gostando do que eu tinha escrito há meses. Este ano voltei a brigar comigo mesmo, graças a Deus.

Foi o meu primeiro ano no mestrado em Comunicação da UFBA. Pra quem quer falar sobre mídia, nada mais providencial. Esse ano foi mesmo um marco na minha vida, e também no blog, já que a minha proposta aqui é exatamente analisar a cobertura midiática sobre política. Mestrado não é garantia de sucesso pra ninguém, está longe de tornar qualquer opinião inquestionável, diria até que não é nada de mais, mas é algo que eu queria muito e está sendo ótimo. Aqui, nem sempre eu encontrei confirmações pra minhas convicções, sejam as referentes à política, sejam as referentes à mídia. Ao mesmo tempo, encontrei ferramentais teóricos (perdoem o típico academiquês) para aperfeiçoar as minhas análises. Algumas convicções foram confirmadas, outras foram reformuladas, outras precisaram ser destruídas para serem reconstruídas ainda mais sólidas. De maneira geral, muita coisa ficou mais clara e mais fácil de operacionalizar.

A tese central permanece, talvez elaborada de maneira mais cuidadosa: os principais veículos de comunicação fazem um cobertura jornalística sobre os temas políticos que privilegia aspectos da realidade que se alinham com um determinado campo político, isto ao custo de uma melhor compreensão da audiência, da distorção de algumas informações e de um possível desequilíbrio na disputa político-eleitoral. Na minha visão, a principal motivação para isto é a predominância de uma visão de mundo nas editorias políticas, que contempla certos discursos e ideologias (às vezes mais à direita, e às vezes mais à esquerda - mas quase sempre contra o campo político que está na presidência atualmente, e mais favorável ao PSDB / DEM). No caso de alguns veículos, esta cobertura oferece, estrategicamente, aquilo que o público consumidor quer ler. Espero continuar o debate acerca desta tese central e de várias outras, por vários anos. Agradeço nominalmente ao Guto, ao Interferente e à Repórter das Sandálias, mas sou igualmente grato a todos os que visitam este espaço. Parabéns a todos nós! XD

2 comentários:

  1. Aêê! Parabéns! Mas cadê o bolo?

    Cara, já passaram 2 anos desde aquela aventura em sampa...impressionante. E, dentro da minha modesta opinião, o blog está cada vez melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Valeu pelo agradecimento. E concordo com o Guto: o blog está melhorando cada vez mais!

    Ah, e gostei das considerações sobre o mestrado. "mas é algo que eu queria muito e está sendo ótimo", é o que importa no fim, não?

    ResponderExcluir