sexta-feira, 31 de julho de 2009

Drops - Julho

O dia em que a mídia brasileira parou

Este mês, o Jornal da Globo – e vários outros jornais da mídia brasileira – fizeram um verdadeiro escarcéu com a reportagem do The Economist, em que o Senado brasileiro é chamado de “casa dos horrores”. Esta publicação inglesa freqüentemente faz matérias sobre o Brasil, muitas sobre política, mais ainda sobre economia. Aliás, por diversas vezes o The Economist fez elogios ao Governo Lula. Nesta reportagem, por exemplo, faz rasgados elogios ao Bolsa Família (com migalhas de repercussão na mídia brasileira, óbvio). Mas, de repente, o que diz o mesmo The Economist passou a causar verdadeiro furor entre os jornalistas brasileiros, foi parar nos espaços mais privilegiados da Imprensa nacional. Parecia que o Brasil tinha sido citado em uma revista internacional pela primeira vez! Será que é porque, dessa vez, a revista publicou algo palatável aos veículos de comunicação daqui? Será que a mídia brasileira só vai repercutir o The Economist quando for da sua conveniência? Imagina!



Mais uma da Cantanhêde

Mal eu um publico um texto sobre uma declaração esdrúxula da Eliane Cantanhêde, e ela me vem com outra pior ainda (se é que pode piorar). No programa Jogo do Poder da última quarta-feira, 29 de julho, Cantanhêde foi convidada por Alon Feuerwerker, para ajudar na entrevista com o Senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB. Depois que Sérgio Guerra discorreu sobre como tudo no Brasil dá errado, como o PAC é uma cantilena, como obra nenhuma vai dar certo neste país, enfim, pregou o verdadeiro apocalipse – esclarecendo porque os tucanos são favoritos para 2010; Cantanhêde fez a seguinte observação: "Mas o Bolsa Família compensa tudo isso...". Um político da oposição dizer que a popularidade do Governo Lula deve-se apenas ao Bolsa Família já é absurdo; uma jornalista especializada em política, com coluna no mais lido jornal do país, fazer uma insinuação deste tipo, então, é inominável! Este é um dos reducionismos mais frágeis da política brasileira. É EVIDENTE que o Governo tem pontos positivos que vão muito além do Bolsa Família. Penso que o jornalista deve arbitrar, mediar, equilibrar os discursos políticos. Se for assumir um posicionamento partidário, que pelo menos faça de maneira minimamente embasada.

Acesso à Universidade muda o destino de uma nação

Emocionante este vídeo do encontro entre Lula e universitários do PROUNI. A UNE foi bastante acusada de estar fazendo campanha para o Governo, mas certamente os estudantes presentes no evento não foram obrigados a ficar lá, nem foram obrigados a bradar “Lula Guerreiro do Povo Brasileiro”. Aliás, o vídeo demonstra nitidamente que a manifestação é espontânea, tanto que o presidente foi às lágrimas em meio ao discurso. Pra quem acha que os estudantes presentes foram arranjados pelo PT, basta entrar na comunidade do PROUNI no Orkut e procurar o tópico sobre o Lula, que é dos mais comentados, com vários agradecimentos de bolsistas ao Presidente. Certamente, todos espontâneos também. Eu acho que o Governo Lula tem algumas falhas, e alguns méritos. Mais méritos do que falhas. Das grandes transformações que este Governo tem promovido no Brasil, o PROUNI é das mais importantes. É daquele tipo de programa que muda a cara de um país. Faz muito pouco tempo e só jovens mais ricos tinham a oportunidade de cursar o ensino superior. Hoje, centenas de milhares de jovens brasileiros pobres podem sonhar, correr atrás e cursar a Universidade.




Mas tem coisa que Universidade nenhuma ensina...

Escandaloso o silêncio sepulcral da mídia em torno da premiação que a UNESCO concedeu a Lula. O Presidente brasileiro recebeu o prêmio Félix Houphouët-Boigny, no último dia 7, em Paris, pela sua atuação na promoção da paz e da igualdade de direitos. O prêmio da Unesco está em sua 20ª edição. A premiação já teve entre os ganhadores o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela; o ex-premiê israelense, Yitzhak Rabin; o presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat; e o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter. O prestígio internacional de Lula, entre chefes de Estados, líderes políticos, diplomatas etc., do mundo inteiro, é abissal. Coisa de dom mesmo, olho no olho, desenvoltura, carisma. Fernando Henrique, o sociólogo doutor, por exemplo, jamais sonhou com um prestígio assim. A forma como Lula é retratado na Imprensa internacional difere radicalmente da forma como ele é retratado aqui. Até aí eu entendo, Imprensa tem que pegar no pé de Governo mesmo. O problema é que a mídia faz isso reparando na cor do partido, distorcendo dados, restringindo-se à superficialidade do denuncismo, e evitando os grandes debates.

3 comentários:

  1. Com certeza Julho teve vários dias que a mídia parou. O dia do grande premio da Hungria foi um deles.

    !!@v@nte!!

    ResponderExcluir
  2. Emocionante o vídeo do Lula. É Impressionante como ele consegue passar sinceridade em seus discursos.

    ResponderExcluir
  3. Eu fui saber da premiação da Unesco somente duas semanas depois... não vi nada realmente sobre isso na TV ou nos jornais. Tá certo que este mês eu me informei menos do que o habitual, mas não muda o fato de que quase não houve divulgação.

    Em compensação, sobre a "casa de horrores"... rs

    ResponderExcluir