sábado, 16 de maio de 2009

PMDB, a noiva mais cobiçada.

Para as eleições de 2010, tanto Governo quanto oposição cobiçam o PMDB, partido que conta com o maior número de políticos em todos os cargos, possui densa capilaridade distribuída por todo o território brasileiro e pode acrescentar um generoso tempo de TV no Horário Político. Mas para onde pende o maior partido brasileiro? Dilma / Lula ou José Serra? Alguns comentaristas políticos afirmam que o PMDB está mais próximo do Presidente, outros entendem ser mais provável uma aproximação dos PMDBistas com o candidato tucano. Neste post faço uma análise de alguns estados, destacando onde o PMDB está mais próximo de Lula, e onde está mais próximo do PSDB. Estas considerações valem para a sucessão presidencial, ou seja, não quer dizer que, no estado em que os PMDBistas estiverem mais próximos do Presidente, haverá necessariamente uma aliança com o PT na disputa regional. Nem todos os estados foram incluídos na análise, selecionei apenas aqueles com maior peso político ou que possuem articuladores importantes, seja para o Governo, seja para a oposição.




Maranhão
Alguns dos mais importantes caciques PMDBistas, defensores do Governo, estão no Maranhão. Sarney, político extremamente habilidoso, além de ser aliado do Governo, tem boa relação com a Ministra Dilma. O PMDB é, antes de qualquer coisa, um partido fragmentado, com lideranças eminentemente regionais. Mas, se há vozes influentes para o partido como um todo, Sarney seguramente é uma delas. Além dele, a filha, Roseana, e o Ministro de Minas e Energias, Edson Lobão, também articulam a favor do Governo.

Rio de Janeiro
Outro grande nome do PMDB (possivelmente o quadro do partido com o principal cargo atualmente) é o Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Cabral faz uma abastada parceria administrativa com Lula. O Presidente faz uma clara e estratégica opção pelo Rio de Janeiro, na distribuição dos recursos federais. Além disso, o Governador carioca tem excelente relação pessoal com Dilma, tanto que foi um dos primeiros entusiastas da candidatura da Ministra ao Planalto. Sem dúvidas, Sérgio Cabral trabalhará para aproximar o PMDB da candidata petistas em 2010.

Bahia
A principal liderança do PMDB baiano é Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional do Governo Lula. Geddel é aliado do governador petista Jacques Wagner. Entretanto, especialmente depois das eleições municipais de 2008 (em que petistas e PMDBistas enfrentaram-se até o segundo turno) as relações entre estes partidos, na Bahia, estão bem estremecidas. Pode ser que Geddel rompa com Wagner, e seja candidato a Governador em 2010. Não é impossível que Geddel faça, até mesmo, uma aliança com o Carlismo baiano. Mas, esta alternativa é improvável, exatamente pela boa relação que Geddel possui com Lula e Dilma. Ainda que rompa com o governo estadual, o PMDB da Bahia está mais próximo de Dilma Rousseff. Neste caso, a Ministra teria dois palanques, assim como Lula fez em vários estados, em 2006.

Pará
Um exemplo de estado em que Lula teve dois candidatos a Governador foi o Pará. Em 2006, Lula fez campanha para Ana Júlia, do PT, e para Priante, do PMDB. Chegou a subir no palanque com os dois ao mesmo tempo. Ana Júlia venceu as eleições, e hoje a relação da Governadora com o PMDB do Pará é péssima. Apesar de possuírem cargos no Governo paraense, os PMDBistas devem romper com o PT e lançarem candidatura própria na hora H. No Pará, como se sabe, o cacique do PMDB é Jader Barbalho. Jader pode, com a maior tranqüilidade, optar pelo que for politicamente “mais lucrativo”, seja Serra, seja Dilma. Entretanto, Jader vai pensar duas vezes em se alinhar com Serra, quando lembrar que isso liberaria Lula para fazer campanha apenas para a reeleição de Ana.

Minas Gerais
Quem aproxima o PMDB mineiro de Lula é o Ministro das Comunicações, Hélio Costa. Além de Ministro, Hélio Costa é principal nome PMDBistas e o favorito (até agora) para suceder Aécio Neves. O PT de Minas também deve lançar candidato próprio à sucessão estadual em Minas, contrariando a vontade dos apoiadores de Hélio Costa, que preferiam o PT na mesma chapa, ocupando a vice ou indicando alguém ao Senado. Apesar deste atrito regional, o mais provável é que Dilma tenha, também em Minas, dois palanques.

Ceará // Rio Grande do Norte // Amazonas // Goiás
No Ceará e no RN, os governadores são Socialistas. Ambos são aliados de primeira hora de Lula. Nestes estados, o PMDB faz parte dos Governos estaduais e deve estar na mesma chapa que o PSB e o PT, nas eleições de 2010. Portanto, naturalmente, os PMDBistas destes estados estão mais próximos de Dilma. No Amazonas, o Governador, Eduardo Braga, é do próprio PMDB, e é extremamente próximo de Lula. Em Goiás, a principal liderança PMDBista é o prefeito de Goiânia, e ex-governador, Íris Resende, que tem um vice do PT na prefeitura e deve disputar o Governo do estado em 2010, apoiando Dilma Rousseff.






São Paulo // Pernambuco // Rio Grande do Sul // DF
No estado com o maior colégio eleitoral e de maior peso político, o PMDB é tucano. Por obra de Orestes Quércia, os PMDBistas de São Paulo já fecharam com Serra. Agora, Quércia trabalha para atrair lideranças de outros estados para a candidatura tucana. Em Pernambuco, Jarbas também já declarou apoio a José Serra. O PMDB pernambucano faz oposição ao governador Eduardo Campos, do PSB, aliado de Lula. No RS, O PMDB polariza com o PT, estes são os partidos que têm mais chances na sucessão de Yeda. Apesar de alguns PMDBistas gaúchos preferirem Dilma, o mais provável hoje é que eles componham com os tucanos. No Distrito Federal, o ex-governador Joaquim Roriz empenhou-se pela campanha de Alckmin, em 2006, mais do que muitos tucanos. Hoje, Roriz é oposição ao Governo do DEM, que é apoiado pelos tucanos. Mas, em 2010, ainda que o PMDB do DF esteja em lado oposto ao do PSDB na disputa estadual, é mais provável que apóiem Serra à presidência.







Nas disputas estaduais, o PMDB vai refletir o que é na sua essência: um gigantesco guarda-chuva, uma conferência de líderes regionais, sem compromisso com um projeto nacional. Portanto, é impossível que o PMDB esteja inteiro no apoio a um candidato a presidência. Mas, sem a lei da verticalização, isso não impede que o PMDB esteja em um chapa nacional. Pelo balanço feito, parece que, hoje, existem mais PMDBistas engajados nas articulações governistas. Portanto, parece que o partido pende mais para Dilma. Além de todos os cargos, diretorias e Ministérios no Governo Federal, a moeda de troca mais valiosa que Lula pode utilizar para atrair definitivamente a maior legenda brasileira, não está em algo que o presidente pode fazer a favor do PMDB, mas está em algo que o presidente pode não fazer contra o PMDB: usar sua incrível popularidade
exclusivamente em benefício dos candidatos petistas, nas eleições estaduais.

7 comentários:

  1. Crapula-mor, sobre a noiva PMDB, eu fico com a sugestão que o Briguilino fez. Leia o link pra conferir http://blogdobriguilino.blogspot.com/2009/05/dilmalula-2010.html

    ResponderExcluir
  2. O PMDB realmente é um partido de interesses regionais, mas já percebeu que estar ao lado do PT, pelo menos na esfera federal, é bom pra sua imagem. O governo anda muito bem, e o PMDB vai pegando carona...

    ResponderExcluir
  3. Ok, Murilo, entendi. Sem problemas! Volte sempre, obrigado pelas visitas.

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário sobre o PMDB é estranho - desde já digo isto.

    Em 1ro lugar porq nao considero o PMDB 1 partido, e sim 1 puteiro político onde o orgasmo regional é maior q o partido, desde q nao impliqe em transparencia, compormisso social c/ o POVO e q, de acordo c/ a barganha de cada 1, saiam no lucro máximo.

    Ná há ideologia - só imediatismos e parcerias em torno do lucro.

    Nao há programa, é 1 salve-se qem puder total, e sempre.

    Nao há lideranca nacional, tasnto qto regional - há caciqes regionais se engalfinhando contra tudo e contra todos q se ponham seus caminhos de ganacia sem fim ... falo de dinheiro e corrupcao.

    Esse o partido q mais se serviu de Lula.
    Nao há como negar q, nem na era Boca-de-Sovaco-da-Sorbonne essa cambada de bandidos se saiu tao no lucro como agora.

    Falar em PMDB, na minha modesta opiniao, é falar em pústulas como Geddel + Costa + Jobim + Renan + Lobao + e segue a fila da pocilga. O pior é escolher o q é pior nessa colcha de retalhos q, nao fosse a (mal) dita, nao haveria governabilidade.

    Mas, as únicas coisas q nao se pode esperar do PMDB sao: unidade e fidelidade.

    Sem problemas noa chamo esse partido prá lá de partido de noiva, e sim de puta doente e barata ... vale tudo.

    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  5. Desculpe sair do escopo da discussão é que é necessário mobilização:
    Ato público, no Rio, quinta-feira (21), às 9h00, por uma nova lei do petróleo e em defesa da Petrobrás
    Enquanto os tucanos querem parar a Petrobrás, multinacionais avançam sobre o pré-sal
    A FUP e os sindicatos de petroleiros, junto com a CUT, UNE, MST, OAB/RJ e várias outras entidades dos movimentos sociais, realizam um grande ato público na próxima quinta-feira, 21, por uma nova legislação para o setor petróleo e em defesa da Petrobrás. A manifestação pretende reunir centenas de militantes no centro do Rio de Janeiro para uma passeata que sairá da Praça da Candelária, em direção ao edifício sede da Petrobrás, na Avenida Chile, onde os manifestantes farão um abraço simbólico do prédio. A concentração está prevista para ter início às 09 horas, na Candelária.
    O ato público reforçará a urgência de uma nova legislação para garantir o controle estatal e social sobre as reservas brasileiras de petróleo e gás, além de defender a Petrobrás dos ataques tucanos contra a soberania nacional. Enquanto o PSDB arma uma CPI para desestabilizar a empresa que representa a maior fonte de investimentos do país, as multinacionais avançam sobre o pré-sal, intensificando os projetos exploratórios sobre a maior reserva petrolífera descoberta no mundo nos últimos anos.
    Não por acaso, essa CPI armada pelo PSDB surge no momento em que o governo e a sociedade discutem mudanças na Lei do Petróleo, uma das piores heranças deixadas pelo PSDB.
    A descoberta do pré-sal trouxe à tona a urgência de novas regras para o setor, que foi totalmente desregulamentado nos anos 90, quando o PSDB entregou às multinacionais a exploração do nosso petróleo e gás. A cúpula do PSDB e demais setores conservadores da política nacional não querem que a Petrobrás nem o Estado brasileiro voltem a controlar esse patrimônio tão estratégico para o Brasil. 
    Os movimentos sociais estão mobilizados e não permitirão que a oposição atrase o desenvolvimento do país, tentando paralisar a Petrobrás ou impedindo mudanças na legislação do setor. Todos ao ato de quinta-feira, em defesa da soberania nacional!  Parar a Petrobrás é parar o Brasil! Os brasileiros reagirão contra essa manobra antinacionalista da cúpula do PSDB!
    Direção Colegiada da FUP

    ResponderExcluir
  6. Já leu no sítio do PT o resultado das últimas pesqisas sobre Lula + Dilma e Goerno?

    Corra lá.

    Tá aí o motivo do desespero de Serrassuga.

    Inté,

    ResponderExcluir
  7. Oi, Murilo. Interessante a pesquisa! Bons resultados para o Governo. Comento alguma coisa sobre ela nos Drops desse mês.

    Valeu pelo toque!
    Abraço

    ResponderExcluir