sábado, 23 de maio de 2009

Dilma, o linfoma e 2010

Fazer qualquer relação entre a doença da Ministra Dilma e a sucessão presidencial de 2010 é algo muito temeroso. Primeiro, porque há muito achismo, muita opinião pessoal e muita torcida nestas análises. Depois, porque se trata de um momento muito delicado, muito duro, pelo qual a Ministra está passando. Quem sabe Dilma não somatizou neste câncer todas as pressões para a candidatura que ela vêm sofrendo com tanta intensidade nos últimos meses? O que era apenas uma possibilidade encantadora tornou-se subitamente uma gigantesca cobrança. Logo que começaram a divulgar as notícias sobre a doença, vi este comentário do Alexandre Garcia, no Bom Dia Brasil, que até me fez pensar que a Globo seria mais cuidadosa, na abordagem do tema. Alexandre dizia que o linfoma trazia “indefinição nas cabeças dos políticos”, mas que “antes de haver uma candidatura em jogo, (...) está em jogo uma pessoa humana”. O comentarista desejou ainda que Dilma tenha êxito no seu tratamento, como tantas pessoas já tiveram. “Pô, bonito! É isso mesmo!”, pensei eu.

Mas, parece que este jornalismo mais humanizado vai ficar só por conta do Alexandre mesmo. No último dia 19, Dilma sentiu fortes dores nas pernas (sintoma da quimioterapia), foi hospitalizada, mas já no dia seguinte recebeu alta e falou com os jornalistas na frente do Hospital. A Ministra explicou porque sentiu as dores, falou sobre a interferência do tratamento no seu ritmo de trabalho e classificou como “de muito mau gosto” misturar a doença com questões políticas. No finalzinho da coletiva, Dilma confessou que estava usando uma peruca, em função da quimioterapia. Eu fui ingênuo o suficiente pra acreditar que, durante todo o tratamento de Dilma, a Imprensa não usaria esta carta. Já tinha lido que a Ministra estava usando peruca em alguns blogs, mas, talvez por influencia das palavras de Alexandre Garcia, sinceramente achei que o Jornal Nacional não abordaria a questão por este ângulo. Pois foi precisamente este o único trecho da fala da Ministra que apareceu no JN.



É claro que isto não é interessante do ponto de vista eleitoral. Ainda que a condição clínica de Dilma não ofereça maiores riscos, que a doença esteja controlada, a imagem da Ministra sem cabelos remete a estranheza e a fragilidade, o que provavelmente trabalha contra a candidatura governista. Entretanto, esta relação da doença com a sucessão é apenas mais um achismo da minha parte. Pode ser que ocorra o oposto, pode ser que as pessoas solidarizem-se ainda mais com a Dilma, e isto a aproxime da população. É que, a despeito de tudo isso, me soa tão agressivo este tipo de exposição, tão carniceiro da parte dos jornalistas. Assumir que perdeu os cabelos é algo que deixa qualquer pessoa, especialmente uma mulher, extremamente vulnerável. Achei que poupariam a Ministra, que dariam este mínimo de privacidade a ela. Ledo engano.

Aí creio que operou menos um “anti-governismo” e mais uma lógica midiática de valorização do incomum. Não dizem que quando um cachorro morde um homem não é noticia, mas se um homem morder um cachorro passa a ser? Pois é. A Ministra dando explicações técnicas sobre medicamentos, falando sobre o seu volume de trabalho, repudiando o uso político da doença etc. não é tão interessante quanto ela confessando que está usando “uma peruquinha básica”. Não tem bom senso nem respeito à privacidade que prevaleça. De qualquer forma, falta muito para 2010, e o Governo ainda tem tempo para construir outra imagem de Dilma diante da população. O PT não tem porque pensar em um plano B, tampouco procedem as insinuações de que ganha força a hipótese do terceiro mandato. A Ministra tem ótimas chances de se recuperar, e nas eleições ela pode usar um corte mais curto, moderno, como o de Marta Suplicy e tantas outras. Uma mulher que venceu a tortura e vencerá um câncer tem tudo para tirar de letra esta peruquinha básica.

6 comentários:

  1. A mídia atua de maneira ridícula mais uma vez...grande novidade. É uma pena que o principal da notícia seja informado de maneira apressada. O "fora do normal" sempre ganha destaque.

    Por vezes, perante casos pessoais, as pessoas deveriam ser mais humanas e menos profissionais. Isso também faz parte da profissão.

    O jornalismo não segue princípios éticos, muito menos bondosos.

    ResponderExcluir
  2. Ingenuidade ou idiotice?

    Nao sei onde vc se acha nessa, mas é o teu/meu dilema?

    Nao pode ser mais.

    Qdo a campanha de Marta perguntou se "É CASADO, TEM FILHOS?" ... a mesma direita escatológica, sanguinária mostrou os dentes.

    Agora, qdo Dilma faz qimioterapia, tudo vale, de forma velada e noutras nem tanto, mas vale.

    Concluo, nada de achismos.
    É burrice política achar q os nazi-fascistas sao "gentis e cordiais".

    Eles sabem o q está em qeda livre: GRANA, toda a grana q puderam pegar/roubar/assaltar, tá fazendo falta.

    Daí o vale tudo. É polítia e a direita tem o poder Judiciário nas maos, aliás, o Judiciário é nazi-fascista.

    Ela o montou, estruturou, posicionou prá ser seu.

    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  3. Desculpe sair do escopo do post, mas a luta não para.

    Atos em Recife e em Natal



    Nesta segunda-feira, 25, as centrais sindicais, a FUP, o Sindipetro-PE/PB, MST e vários movimentos sociais participam de audiência pública na Câmara Municipal de Recife para debater com os parlamentares o que está por trás da CPI da Petrobrás e a importância de uma legislação que garanta o controle estatal e social do petróleo. Os movimentos sociais aproveitarão o debate para dar visibilidade à campanha O petróleo tem que ser nosso! e divulgar o abaixo assinado por uma nova lei.



    Os petroleiros e movimentos sociais do Rio Grande do Norte realizam na terça-feira, 26, pela manhã, um ato público na sede da Petrobrás, em Natal, em defesa da estatal e por mudanças na Lei do Petróleo. O Sindipetro-RN, MST, CUT, CTB, FUP, entre outras entidades, repetirão em Natal o abraço público à Petrobrás, reunindo no ato estudantes, trabalhadores, militantes sociais e a população em geral, como ocorreu no Rio de Janeiro, no último dia 21.

    ResponderExcluir
  4. "O jornalismo não segue princípios éticos, muito menos bondosos."

    Agora sou eu que estou em dúvida se é ingenuidade ou estupidez minha ainda não acreditar de vez nesta frase... mas ainda confio que é possível ver alguma linha, mesmo que tênue, entre jornalismo e sensacionalismo.

    ResponderExcluir
  5. O Brazil nao conhece o Brasil.

    Todos os dias dou 1 lida nas colunas deste jornalista - q faz brilhar a classe.
    É de Fortaleza, lúcido, definitivo e informativo.

    Confiram e, se qizerem o link, é me pedir.

    Inté,
    Murilo

    COLUNA
    Lustosa da Costa
    Formatação
    Imprimir Enviar Aumentar Diminuir COLUNAS ANTERIORES
    25 de Maio de 2009
    23 de Maio de 2009
    22 de Maio de 2009
    21 de Maio de 2009
    20 de Maio de 2009Investigar é preciso

    A CPI da Petrobras precisa investigar, realmente, os prejuízos que a empresa sofreu em favor de empresas estrangeiras, durante os torvos tempos de FHC. Aí sim vamos ver a extensão e o peso de crimes que envolveram bilhões. E que devem de ter rendido gordas propinas. Senão o sócio de FHC não teria proclamado, em discurso oficial, a intenção do governo de desmontar o dinossauro da Petrobras, vértebra por vértebra. Os tucanos querem realizar este sonho do bem-sucedido tesoureiro. Agora por outras vias.

    Mentira

    Agora negar como fez FHC que quisesse entregar a Petrobras decorre apenas de sua confiança na falta de memória do povo brasileiro. Lembro bem que a reação maior na defesa da empresa estatal foi de Jader Barbalho, que levantou o Senado contra a quebra do monopólio estatal, evitando novos prejuízos e melhores negociatas. Quem doou a Vale, Volta Redonda, a Telebrás, por que não doaria a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica? Ninguém sabe em quanto seriam engordadas aquelas contas secretas das ilhas Cayman, com tão rendosas negociatas. Claro os tucanos continuam negando que acabaram o patrimônio estatal brasileiro enquanto aumentara a dívida interna? Para que bolsos foi o dinheiro das privatizações?

    Lei seca, pra quem?

    Este jovem deputado do Paraná que matou dois contemporâneos, bêbado, ao volante de seu carro, está acima da Lei Seca, pois depois da tragédia refugiou-se em hospital de luxo para que vai diagnosticar a doença de que ele precisa para sair impune? Para quem vale a Lei Seca?

    Presídios

    Enquanto o ministro da Justiça reconhece a calamidade do sistema carcerário brasileiro, no Paraná detentos amontoados como animais, em espaço exíguo, fazem greve de protesto. Pra que? Para nada. Terminarão sendo fuzilados pela Polícia. Só teremos prisões dignas da criatura humana quando os Daniel Dantas forem ocupá-las. Aí todas as autoridades da República se unirão no sentido de as melhorar, como se conjuraram para evitar que ladrões de colarinho branco fossem algemados.

    Piadas

    Leio, nos jornalões, ironias a respeito da improbidade de Jader Barbalho, nada a respeito da briga pelos 500 milhões de herança que deixou ACM, o moralista que a todos chamava de ladrões? São 500 milhões sem a estação de TV e a riquíssima coleção de santos antigos, arrecadados em todas as velhas igrejas da Bahia em três governos? O paraense é desonesto. O baiano foi modelo de correção e honestidade.

    De volta aos cofres

    Arnaldo Jabor anuncia volta ao cinema. Será que ele encontrará, como no passado, abertas generosas burras da Embrafilme, para patrocinar seus dramalhões? Ou conta com o dinheiro do tucanato a quem tanto serve para produzir novos filmes de segunda categoria?

    ResponderExcluir
  6. Eu já acredito que, com todo o infortúnio da doença, ela também está se aproveitando da doença para intensificar sua campanha à presidência, afinal qualquer eleitorado rende voto.

    O pior é que ela é tão amoral que está usando da sua doença, o linfoma, pra também se promover. Ela faz o que quiser da doença dela, mas tem que respeitar os outros pacientes.

    Enquanto ela voa de jatinho para ser atendida o povo pasta nas filas do SUS sem atendimento, faltando recursos modernos, a lista de remédios não é atualizada há 10 anos. Ou seja, os principais tratamentos e que garantem uma melhor qualidade de vida e até a pausa nas quimios, como rituximab, não estão disponíveis para quem não pode pagar.

    Só espero que quando ela "chegar lá" ela pense nisso, na mesma óptica.

    ResponderExcluir