sábado, 30 de maio de 2009

Drops - Maio

Ainda sobre o PMDB

Estes dias ouvi
de um jornalista político um comentário muito pertinente. Ele dizia que a pressa do PMDB em fechar logo um acordo com o Governo para as eleições 2010 é pelo fato de que, quanto mais o tempo passa, menos valor tem o apoio PMDBista. Faz sentido! À medida que Dilma cresce nas pesquisas, menos dependente do PMDB torna-se o governo. Hoje, o PMDB cobra muito caro pelo apoio, cobra até mesmo a cabeça de candidatos petistas extremamente competitivos. Até onde sei, parece que os principais alvos do PMDB são os candidatos do PT em Minas Gerais (Fernando Pimentel ou Patrus Ananias) e no Rio Grande do Sul (Tarso Genro). Nestes dois estados - ricos e politicamente importantes – o PMDB tem fortíssimos candidatos: o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, em Minas; e o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça ou o ex-governador, Germano Rigotto, no Rio Grande. Eu ainda penso que, em troca ao apoio à Dilma, o que o PMDB pode reivindica é que o presidente não faça campanhas apenas para os petistas nos estados (ou não faça para ninguém). Pedir para o PT rifar candidatos estaduais competitivos é pedir demais. Até porque o PMDB também quer ter a liberdade para romper com o PT e lançar candidatura própria em alguns estados, Bahia e Pará, por exemplo.

Por falar no crescimento da Dilma...

Este mês, o PT divulgou pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi que mostra avanço da Ministra nas intenções de voto para 2010. Em um dos cenários, Serra tem 36%; Dilma, 19%; Ciro, 17%; e Heloísa, 8%; Branco, Nulo ou Não Sabe, 19%. A pesquisa também mostra que a maioria da população está satisfeita ou muito satisfeita com o país (67%), que o PT é – com folga – o partido com a maior preferência popular (29%; em segundo lugar vem o PMDB com 8%. PSDB tem 7%); e que o Governo Lula voltou a recuperar sua avaliação positiva. O cenário é muito promissor para o Governo. Ainda falta muito para 2010, mas as perspectivas governistas para a sucessão presidencial são boas. O que poderia atrapalhar, na minha visão, seria esta chapa Serra x Aécio, alardeada pelo Kennedy Alencar como um furo de reportagem. Norte, Nordeste, Rio de Janeiro e Espírito Santo tendem a fechar com a candidata de Lula; São Paulo, Sul e (com ressalvas) Centro-Oeste tende a ficar com os tucanos. O fiel da balança será Minas, segundo maior colégio eleitoral do país. Se Aécio for consagrado em uma chapa PSDBista puro sangue, ele deve atrair a maioria dos mineiros. Entretanto, se Aécio for rechaçado pelo seu partido, os mineiros podem migrar para Dilma, que, aliás, também é de Minas. De toda forma, já na semana seguinte, Kennedy tangiversou, mudou a conversa e disse que a super chapa tucana subiu no telhado. Melhor para os petistas!

Lucia Hippolito e um tal de 30%

Lucia Hippolito falou esses dias na CBN que o presidente está “há quase dois anos” construindo a candidatura da Ministra Dilma, e que mesmo assim a Ministra ainda não atingiu os tais "trinta por cento históricos do PT”. Assim, para Lucia, caso Dilma não possa concorrer, fica complicado construir uma alternativa, pois “talvez não haja tempo”. Meu Deus, quanta baboseira! Tantos candidatos chegam às vésperas das eleições com qualquer coisa em torno de 5% nas pesquisas, começam a aparecer no horário eleitoral, crescem e ganham até no primeiro turno. E essa história de “30% histórico do PT” é típico de tucano enrustido que quer menosprezar o desempenho de algum petista. Isso não procede! Onde estavam estes 30% nas eleições do ano passado, em Belém (candidato do PT terminou com 17%), no Rio (candidato do PT patinou nos 5%), em Curitiba (a candidata conquistou 15% do eleitorado), dentre tantas outras cidades? E se o argumento for que este patamar histórico vale apenas para a eleição presidencial, ele é mais improcedente ainda. O PT teve apenas um candidato presidencial durante toda a sua história, o presidente Lula! Vão querer comparar o Lula com uma candidata que nunca disputou eleição?!

José Serra e a Gripe Suina



Finalmente, o famigerado vídeo do José Serra falando sobre a Gripe Suína foi veiculado. Aconteceu no programa do Jô, em uma das edições de quarta-feira, com as Meninas do Jô. O vídeo é imbatível no quesito vergonha alheia! Recomendações da OMS, ações coordenadas de Governos pelo mundo, controle da temperatura do corpo humano em aeroportos, tudo isso é dispensável. Providencia elementar, para o Serra, é “ficar longe dos porquinhos quando eles espirram”. Impagável! Até então, isto não tinha sido exibido em nenhum lugar... nem no CQC! Nem no Pânico! O programa do Jô deu uma demonstração de que, no mínimo, não é pré-orientado. Outro exemplo disso, também bastante recente, foi quando Jô Soares falou sobre a prisão da dona da Daslu, Eliana Tranchesi. Depois de uma longa e elaborada introdução sobre como a pena tinha sido exagerada, Jô passou a palavra a Lilian Wite Fibe. A jornalista foi categórica: os trambiques de Eliana (reincidentes) são um tapa na cara dos empresários sérios deste país, e precisam ser exemplarmente punidos. O entrevistador ficou visivelmente desconcertado. Quando, eventualmente, Jô e suas Meninas adotam discursos alinhados com a oposição e raivosos contra o PT e o Governo é porque, de fato, estes ângulos de abordagem são muito comuns, tanto na classe média quanto da mídia brasileira. Paciência...

Por favor, vote na enquete ao lado. Obrigado!

3 comentários:

  1. O preço a ser pago pelo PT, para contar com o apoio do PMDB, está muito alto...abrir mão de dois dos mais importantes estados brasileiros...

    2) Ainda bem que o Kennedy Alencar quis dar um furo e acabou furando a língua...o Aécio já negou qualquer possibilidade dessa tal chapa puro-sangue.

    http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1158487-5601,00-AECIO+DIZ+QUE+CHAPA+PUROSANGUE+COM+
    SERRA+E+PIADA.html

    3) Infeliz comentário da Lúcia Hipólito. Como vc disse, foi um comentário de quem estava esperando outro resultado na pesquisa do Vox Populi.

    ResponderExcluir
  2. Velho, estive agora em contato com seu ótimo blog, vou adicioná-lo a minha lista de blogs politicos e gostaria que lesse a propósito um artigo que fiz sobre a tendência do comportamento eleitoral e pq aposto em dilma.
    http://lcacoman.blogspot.com/search?updated-min=2009-05-01T00%3A00%3A00-07%3A00&updated-max=2009-06-01T00%3A00%3A00-07%3A00&max-results=10
    Grato.

    ResponderExcluir