sábado, 14 de março de 2009

Fizeram o tal corruptômetro

Conheço gente que afirma com orgulho jamais votar no PT. E não pense que são apenas pessoas de classe média alta (em que predomina um “anti-petismo” quase imanente), são também pessoas humildes, de menor renda, moradores de bairros carentes da presença do poder público, mas que demonstram forte rejeição ao Partido dos Trabalhadores. Podem perfeitamente votar no PSDB ou no DEM, possivelmente sequer notariam os partidos nestes casos. Muitas vezes, não estão muito a par dos acontecimentos políticos, nem têm grande interesse. Mas de uma coisa sabem com certeza: votar em candidatos do PT, jamais! Este fenômeno é facilmente constatado. Em qualquer rodada de conversas sobre política, é freqüente surgir uma, ou até mais pessoas, com um ferrenho anti-petismo. Podem não ter um partido de preferência, mas sabem perfeitamente qual deles condenar. Em que pese o fato de o partido ter construído, historicamente, uma militância aguerrida, como nenhum outro partido possui, o que pode compensar esta forte rejeição.

Também é possível afirmar com tranqüilidade que é comum o PT aparecer na grande mídia, envolvido em alguma denúncia de corrupção. E aí, para exercer a autocrítica referida no último post, vamos citar exemplos concretos. O mais emblemático deles foi o mensalão, escândalo político como poucos na história da democracia brasileira. E ainda hoje, isso acontece de maneira corriqueira. Como o enquadramento negativo e as críticas que o PT recebeu no caso do Castelo (ainda que a propriedade fosse de um deputado do DEM). Não vou entrar nos méritos dos casos, nem pretendo inocentar os petistas de toda e qualquer culpa. Também não tenho pesquisas técnicas que demonstrem que o PT é mais criticado, tenho apenas os exemplos deste blog, de tantos outros blogs, e de livros como “A mídia nas eleições 2006” que demonstra (inclusive com estudos estatísticos e análises de casos) que o PT foi mais atacado que os adversários no período eleitoral de 2006.

Relacionar uma coisa à outra, ou seja, afirmar que a rejeição ao PT é "causada" por um discurso da mídia evoca uma relação de causa e efeito um tanto reducionista. Há outros fatores, processos, interesses e predisposições em jogo. Fato é que há, para muitos, uma sensação de que o PT é o mais corrupto dos partidos, ou de que o Governo Lula é o mais corrupto da nossa história recente. Políticos (de oposição), e mesmo personalidades aparentemente sem filiação partidária, já afirmaram isto com toda a segurança, como se fosse a maior das obviedades! Bom, para mim, não é tão óbvio. Primeiro porque ainda não vi nenhum estudo profundo, técnico ou objetivo, que fizesse um levantamento estatístico dos processos judiciais, condenações, cassações e afins, de uma boa amostra dos políticos, que tornasse possível afirmar que este ou aquele partido é “o mais corrupto”. Depois, a percepção majoritária que veículos de comunicação exibem sobre um acontecimento não necessariamente reproduz com fidelidade este acontecimento, especialmente quando há interesses políticos no meio.

É como se as pessoas se referissem a um "corruptômetro" que não existe. Mas aí que está! Achei um! Se não é corruptômetro, é qualquer coisa próxima. A ONG Transparência Brasil realizou um levantamento das ocorrências nas segundas instâncias das Justiças estaduais e nos Tribunais de Contas em que parlamentares são réus. Dentre os maiores partidos, temos a seguinte ordem: o:
PTB lidera com 35% dos seus parlamentares listados, PMDB na segunda colocação com 32%, o PSDB o vem em seguida com 30%, o PP tem 28%, o DEM tem 26%, PDT e PSB (do Bloco de Esquerda) estão com 24% cada, e o PT tem 19%. Quando vemos a lista de cassações desde 2000, selecionando os mesmos partidos, temos: o DEM na liderança com 69 cassações, o PMDB é o vice com 66, o PSDB fica novamente em terceiro com 58, o PP tem 26, o PTB tem 24 e o PDT tem 23, aqui também o PT é um dos últimos com 10 cassações, o PSB tem 7. Que irônico! Na verdade, acho que não dá pra medir “honestidade de partido”. Mas se fossem fazer um corruptômetro, o PT não estaria tão mal quanto parece...

5 comentários:

  1. Para muitos, uma sensação de que o PT é o mais corrupto dos partidos, ou de que o Governo Lula é o mais corrupto da nossa história recente É POR CAUSA DAS NOTÍCIAS QUE LHE CHEGAM, SIM.

    É FEITA VERDADEIRA LOBOTOMIA NAS MENTES DESTAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post. O que vc falou é recorrente em qualquer roda de amigos. As pessoas demonizam o PT como se fosse o único partido que fizesse corrupção. E isso não é o pior. Muitas vezes o discurso contra o PT nem tem consistência, é baseado apenas na "compra de votos" do bolsa família.
    É engraçado ver como os políticos da oposição ficam indignados com a aprovação do governo. É apenas o resultado de um governo que olha pra quem realmente precisa...será que é tão difícil entender?

    ResponderExcluir
  3. "Relacionar uma coisa à outra, ou seja, afirmar que a rejeição ao PT é "causada" por um discurso da mídia evoca uma relação de causa e efeito um tanto reducionista."

    Pode ser reducionista, mas não deixa de ser um fato. Conheço gente (classe média alta e baixa) que vê TV e acessa a internet, mas resume toda a sua opinião sobre o PT às matérias da Veja.

    Já outros (mais velhos) não gostam do PT simplesmente porque ainda o enxergam como um partido radical, antiquado, de operários...

    ResponderExcluir
  4. Existem 2 PT´s: o nosso e o deles.

    O nosso é cheio de problemas e saídas, é humano e lutador, é pragmático e socialista.

    O deles?, bem o pt deles é psudo qlqr coisa.

    Nao sou eu, nao somos nós, nao é Lula nem Dilma.

    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  5. Caros companheiros, tentar relacionar o número de réus ou número de cassações de um partido com sua honestidade ou desonestidade não tem qualquer fundamento. Isso pode claramente indicar que alguns partidos (ex. PT) podem ter o maior grau de impunidade, seja por desvios internos ou por uso da máquina para fazer tudo virar em pizza.

    ResponderExcluir