terça-feira, 24 de março de 2009

Drops - Março

O estranho no ninho

Há poucas semanas, falei que Reinaldo Azevedo é mentor e algoz da mídia. Pois bem, no episódio em que o Bispo de Olinda anunciou a excomunhão da equipe médica que fez o aborto da menina de 9 anos, estuprada pelo padrasto, Azevedo precisou exercer a segunda função. Eu já imaginava que o articulista da Veja iria defender a excomunhão e o Bispo. Não costumo visitar o blog do Reinaldo, mas precisava ler o texto sobre este assunto, e acertei em boa medida! Ele contemporizou em relação à excomunhão, não criticou, mas também não defendeu, limitou-se a dizer que “não foi o Bispo!”, pois a excomunhão é “automática” para casos de aborto. Mas, partiu, de fato, para a defesa do religioso. Um papelão grotesco! E mais: partiu para o ataque à Imprensa. Vejam vocês! Um texto repleto de sentimentalismo, quase poético. Entretanto (ou por isso mesmo) singularmente duro com o jornalismo. Se pelo menos servisse para os jornalistas terem menos apreço pela visão de extrema direita do Reinaldo... Nem isso. Confesso, desta vez foi um deleite ler um blog para o qual eu geralmente não tenho estômago.

Alvo preferencial

Este mês o Blog da Dilma Rousseff presidente foi matéria em vários jornais, revistas, rádios e até na TV a cabo. Uma verdadeira avalanche de notícias e menções ao Blog na mídia. Mas, o espaço já existia há meses. Não entendo a coincidência de tantos jornais darem conta da existência do Blog só agora, e ao mesmo tempo... Enfim. Só para citar alguns exemplos, teve matéria na Veja, na Isto É, no Estadão, menção do comentarista político da Globo News, na CBN, vários jornais locais etc. Melhor pro Blog, não é? Foi uma bela divulgação! O problema foi o enfoque dado por muitas dessas matérias. Não todas! Mas muitas... O Estadão, por exemplo, deu o seguinte título para a matéria: “Blog da Dilma dribla TSE e antecipa corrida para 2010 na web”. Aquela coisa: os petistas espertos estão driblando a Justiça. Mas, vem cá, e o blog do Serra ? Sim, porque o presidenciável tucano também tem! E é ativo, atualizado! O blog da Dilma não é oficial, não tem ligação com o Planalto, nem com o PT, é uma livre manifestação de indivíduos. Internet é isso, é democratização dos espaços, seria absurdo querer censurar ou controlar uma mídia como esta. Mas, pro Estadão, só o blog da Dilma “dribla a Justiça”.

Os critérios dos entendidos

Para José Nêumanne Pinto, do Jornal do SBT, Serra deu um grande exemplo este mês ao demitir um investigador de polícia que é investigado em processo administrativo. Depois de inúmeros escândalos, caiu também o Secretário de Segurança de SP. Para o comentarista político, o exemplo deveria ser seguido por prefeituras e pelo Governo Federal, para que não sejam mais mantidos nos cargos autoridades que estão sob suspeita (uma alfinetada no Lula, que tem a fama de “passar a mão” na cabeça dos aliados, hum?). Nêumanne Pinto já esqueceu o que o Governo tucano representou para a transparência na vida pública brasileira, esqueceu que durante todos os oito anos de Governo, o PSDB manteve no cargo de Procurador Geral da República o General Brindeiro, mais conhecido como “Engavetador Geral da República”, escolhido quatro vezes por FHC, devido a sua apatia e conformismo. Quando começou o Governo do PT (esse que deve aprender com Serra), o Procurador conduzido ao cargo foi o escolhido pela categoria, rompendo com uma tradição de obscurantismo na presidência. Nêumanne Pinto esquece que o Governo tucano em São Paulo torna-se um verdadeiro rolo compressor ante qualquer iniciativa de investigação no legislativo. Mas, para o especialista, os políticos devem mirar-se é no exemplo dos tucanos...

Novas Pesquisas

Novas pesquisas sobre sucessão presidencial mostraram popularidade do presidente menor e Dilma crescendo, devagar e sempre. Bom, naturalmente, a popularidade de Lula tende a cair em função da crise. Tanto que é temeroso discutir sucessão presidencial sem conhecer a real dimensão desta crise, e os prejuízos que ela pode causar ao Brasil. Se ainda estivermos em maus lençóis em 2010, as chances de Dilma serão drasticamente reduzidas. Em compensação, se o mundo já estiver esboçando recuperação no próximo ano, não deveremos subestimar a candidatura apoiada por Lula. Principalmente porque os números apresentados por Dilma são mais impressionantes do que podem parecer. A Ministra tem 11% no geral, segundo o Datafolha, mas sua situação melhora conforme o nível de escolaridade dos entrevistados aumenta, chega a 18% entre os brasileiros de nível superior. E aí está o grande trunfo de Dilma, porque a grande arma de Lula são os brasileiros dos estratos mais baixos. Nas camadas mais populares, o presidente terá grande facilidade em apresentar sua candidata. Se, quando isso acontecer, Dilma já tiver penetração entre os brasileiros mais escolarizados, a diferença para o tucano pode cair rapidamente.

2 comentários:

  1. Vixe!

    Ler esse porco nazi fascista é coisa de loucos.

    Vade retro.

    Vc deve ter muito estomago prá tal loucura.

    Inté,
    Murilo

    ResponderExcluir
  2. Lá do Azevedo:

    "acuso o fato de dom José estar sendo alvo de um preconceito estúpido, que tem como alvo não o arcebispo de Olinda e Recife, mas a própria Igreja Católica, o que não é novo — e se torna cada vez mais freqüente."

    Vindo de alguém tão tolerante quanto ele... principalmente ao confundir preconceito com uso da Razão. A Igreja pelo menos tem a desculpa de precisar dos seus dogmas para se firmar como tal.

    ResponderExcluir