sábado, 21 de fevereiro de 2009

Drops - Fevereiro

A Dilma no Fórum Social Mundial

Durante o Fórum Social Mundial, a Ministra Dilma Rousseff participou de uma mesa redonda sobre "Mulheres nos Espaços de Poder", composta também pela governadora do Pará, Ana Júlia, a Ministra de Políticas Públicas para as Mulheres, Nilcéia Freire, e a Senadora Fátima Cleide, do PT / RO. O auditório montado na UFPA estava lotado, com a maioria das pessoas na expectativa para ver a Dilma. Existiam muitos militantes do PT, trabalhadores da CUT, pessoas identificadas com a esquerda etc. Quando a Ministra foi chamada à mesa, não deu outra. A platéia cantou "Olê, Olê, Olê, Olá, Dilmaaa, Dilmaaa", depois "Brasil! Urgente! Dilma Presidente!". A Chefe da Casa Civil foi a última a falar, começou aproximadamente às 17h. Muitas pessoas já estavam ali a tarde inteira, era um lugar muito quente e abafado. Ao longo da exposição da Ministra, alguns foram embora. Dava pra perceber que Dilma não tem o traquejo para inflamar o público, típico dos políticos. Era um discurso mais pausado, técnico e sóbrio. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas demonstraram um imenso e espontâneo carinho pela presidenciável. Vi poucos políticos serem tão assediados ao longo do evento, muita gente cercou a Ministra depois da mesa redonda, para cumprimentar, tocar, tirar fotos ou apenas ver a Dilma de perto.

O Encontro do Presidente com os Prefeitos

A mídia tem tratado o Encontro como um crime eleitoral, puro palanquismo para Dilma, nada mais que campanha descarada. Que a mídia cobre uma devida declaração das despesas com o evento e exponha a crítica da oposição, que já até entrou com representação no TSE. Legítimo! Eu só não entendo porque ninguém da mídia fala sobre o Encontro que o José Serra também fez com prefeitos de São Paulo! Na ocasião, o tucano (também candidatíssimo à presidência) fez críticas ao Governo Federal e ao PT. Além disso, Serra tem viajado para eventos em outros estados e feito propaganda do Governo de São Paulo (Sabesp) em praticamente todo o país! E aí? Outra coisa que incomodou a oposição e a mídia – com direito a biquinho do William Wack e tudo - foram as fotomontagens com Lula e Dilma, vendidas aos prefeitos na porta do Encontro. Aliás, para o comentarista global, Merval Pereira, as fotos são claramente “coisa de campanha” e o TSE tem de punir. Olha, não sabia que virou crime ser popular! A tenda com as montagens não foi ordem do planalto, tão pouco se tratou de uso da máquina federal, foi uma iniciativa dos próprios fotógrafos! Ninguém os obrigou, estavam lá porque queriam, porque vende! E quer saber, DEM, William Wack e Merval Pereira? Até onde eu sei, os fotógrafos venderam muito! Se duvidar, pra muitos prefeitos do próprio partido de vocês. Coloca uma montagem com o Fernando Henrique lá pra ver se alguém leva...

A Entrevista de Jarbas

Em recente entrevista à Veja, o Senador Jarbas Vasconcelos, do PMDB / PE, fez acusações genéricas, esperneou sobre corrupção sem apontar nomes, tão pouco soluções, reclamou de tudo que PMDB fazia na época de FHC, mas não o incomodava tanto. Puro jogo político. De Jarbas, é claro, mesmo porque ele é um político! Mas principalmente por parte da mídia. O Jarbas representa uma das inúmeras opiniões a respeito daqueles assuntos... porque a dele merece ser ouvida pelos milhões de telespectadores dos jornais e as outras não?! Só porque a Veja não conseguiu fabricar nenhuma outra denúncia contra o Governo naquela semana?! Jarbas não fez nenhuma grande revelação, não trouxe nenhuma novidade, falou mais do mesmo. TODO MUNDO sabe que ele é dissidente do PMDB, não vota com o partido quase sempre (por exemplo, foi um dos primeiros a declarar apoio a Tião Viana para presidência da casa, quando o seu partido fazia dedicada campanha para Sarney, também do PMDB). A mídia trata as opiniões do Jarbas como se fossem bombásticas e extremamente relevantes pra sociedade, simplesmente porque ele falou explicitamente tudo que a mídia também gostaria de falar, mas nem sempre tem coragem. A mídia mostra apenas aquelas opiniões com as quais os ela concorda.

O Bolsa Família e os empregos

É exatamente este o caso do Bolsa Família. Na entrevista, o Senador Jarbas denunciou: Há um restaurante que eu frequento há mais de trinta anos no bairro de Brasília Teimosa, no Recife. Na semana passada cheguei lá e não encontrei o garçom que sempre me atendeu. Perguntei ao gerente e descobri que ele conseguiu uma bolsa para ele e outra para o filho e desistiu de trabalhar. Esse é um retrato do Bolsa Família. Como ficou claro no post com a resposta do Ministro Patrus, a mídia trabalha contra os Programas Sociais do Governo. Por isso, dá espaço para opiniões como a do Jarbas, ainda que esta seja profundamente preconceituosa e mentirosa. No Blog do Alon, foi publicada uma reportagem do Lúcio Vaz que demonstra, com estatísticas oficiais, que os municípios com mais beneficiários do Bolsa Família apresentam um nível maior de geração de emprego, e não menor. Ali, está objetivamente demonstrado que a transferência de renda não prejudica a geração de emprego, ao contrário, estimula. Às vezes parece que a Bolsa é de R$ 3.000,00 pra que os beneficiados deixem seus empregos e vivam de pernas pro ar. É necessariamente uma complementação de renda. Ninguém vai viver dignamente com R$ 80,00 por mês. Se a pessoa largou um emprego pra isso, que raios de salário era pago nesse emprego?!

3 comentários:

  1. Perguntei a mesma coisa no fim do texto. E usar isoladamente um exemplo negativo para ilustrar toda a estrutura de um programa nunca foi o melhor dos argumentos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, sempre que visito o blog tenho uma alegria e uma decepção. Explico, ´r que gosto demais como escreve e os assuntos escolhidos, essa é a alegria. A decepção é que você escreve pouco.
    Parabens e deixa de preguiça rssss

    ResponderExcluir
  3. A campanha do Serra não se restringe apenas à propaganda da SABESP em alguns estados do nordeste, há também, segundo o PHA, propaganda do rodoanel na Paraíba.
    O fato é descrito no link abaixo:

    http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=6016

    ResponderExcluir