sábado, 23 de agosto de 2008

Drops - Agosto

Pesquisa Ipea - Repercussões I (Lucia Hippolito)

Ainda sobre a diminuição da miséria e pobreza no Brasil, revificada pelo Ipea, Lucia Hippolito fez um comentário no Jornal da CBN. A apresentadora, Fabíola, fez uma introdução dizendo que o presidente do Ipea tinha creditado este feito, dentre outros fatores, a alguns programas sociais do Governo (além do crescimento da Economia). Lucia disse o seguinte: “Com todo o respeito, porque ele conhece a pesquisa melhor do que eu, vou pedir licença pra discordar do presidente do Ipea. Os programas sociais do Governo retiraram muita gente da miséria. Eles deixaram de ser miseráveis e passaram a ser pobres. O que aumentou a classe media foi o crescimento econômico, o aumento do emprego”. Eu resisto muito a acreditar que a Lucia não tenha conhecimento sobre a questão. Só posso concluir que há má fé, vontade de retirar do Governo um mérito que ele de fato tem. A Lúcia deve saber perfeitamente que os programas sociais do Governo vão muito além do Bolsa Família. Pronaf e Conab, por exemplo, foram fortemente expandidos pelo Lula. Estes programas permitem a prosperidade de pequenos empreendimentos, principalmente nos municípios do interior, e retiram famílias da pobreza! Não apenas da miséria. Ouça o comentário da Lucia:



Pesquisa Ipea - Repercussões II (G1)

A mídia atingiu um nível tal de dissimulação e distorção de conteúdos, que vem transformando suas opiniões em fatos, e os fatos em opiniões dos outros. É bom que eu vou colecionando aqui no Blog todas as pérolas. Já registrei as da Veja, Folha e Globo News há duas postagens atrás. Dessa vez, pego a Lucia e o G1. A imagem abaixo foi retirada do Blog do Gadelha. Mas eu trago pra cá porque é realmente impagável. O título da matéria é confuso, muito mal formulado e chega a ser ambíguo. Os jornalistas globais podem ser tudo, mas certamente não são maus redatores. A não ser, talvez, quando convém.



Guerra e Paz

A maioria dos autores da Globo são muitos bons. Em compensação, os que são ruins... abusam do mal gosto! O que é o Carlos Lombardi? Uga Uga, Kubanacan, Pé na Jaca, e agora Guerra e Paz. Sempre o mesmo Pasquim, fazendo o mesmo personagem, os mesmos diálogos repletos de ironias, metáforas, frases cortadas ou insinuações. Incrível como o autor ainda escreve todos os personagens da mesma maneira! Acha que faz um texto ágil, inteligente e bem humorado. Mas continua apelativo, confuso e forçado. Piadinhas demais, referências sexuais demais, futilidade demais. Humor, coerência, dramaturgia de menos. A estória é exagerada, confusa, tenta muita coisa e não consegue nada. Um aglomerado de esquetes perdidos, sem nexo, sem graça, bem pastelão. Em inglês existe a expressão "overwritten", não sei traduzir mas é perfeita para o Lombardi.

Marco Zero das eleições

Começou o horário eleitoral nas maiores cidades. Muitos municípios não têm programação para os seus candidatos, o que representa um grande prejuízo para a democracia. É claro que a televisão, pelo alcance que tem, desempenha um papel fundamental na mediação entre candidato e eleitor. É a melhor forma para massificar as campanhas e divulgar as propostas. Em termos de marketing político, eu destaco o programa da Marta Suplicy. As imagens, a direção, os efeitos,
até o texto, mesmo com os clichês de sempre, tudo muito bem feito. Está entre o que eu já vi de melhor. O publicitário responsável pela campanha, João Santana, é realmente o melhor do ramo. Muito superior ao Duda Mendonça, que fez a campanha da Marta em 2004, e construiu uma imagem “vulnerável” que não correspondia à personalidade da candidata. Duda também foi o responsável pela campanha de Lula em 2002, e nestas eleições trabalha com o Crivella, no Rio, e com a Luizianne Lins, em Fortaleza. Abaixo estão os trabalhos do Duda em 2004, para Marta; este ano, para Luizianne; e o trabalho de João Santana, para Marta, que é uma adaptação do jingle de Lula em 2006:

Marta, 2004 (Duda).
Boomp3.com

Luizianne, 2008 (Duda).
Boomp3.com

Marta, 2008 (João Santana).

Boomp3.com

2 comentários:

  1. Excelente o "drops" deste mês. Com exatidão você destacou assuntos bem interessantes.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Mais um pouco e escrevem 'Classe média passa a baixa e é poleposition no país'. Tosco...

    Assisti a um capítulo de Guerra e Paz. Horrível. Mas confesso que gostei de Kubanacan. Começou aquela mistura de Identidade Bourne, uns elementos de games, absurdos de desenhos (o cara nadou 100 km sem parar!) e uma história totalmente amalucada com direito a viagem no tempo, troca de identidade... um samba tão doido que acabou me agradando. Sou exceção: não conheço mais ninguém que tenha gostado.

    ResponderExcluir