terça-feira, 15 de abril de 2008

"Q" de Queda de audiência (só se vê na Glooobo).

A Record ficou 8 horas e 30 minutos à frente da Globo, no dia 11 de abril. Este era um dos destaques no site de Paulo Henrique Amorim. Nesta sexta-feira, de 07h da manhã às 15h30 da tarde, a Record manteve a liderança no Ibope. Ainda segundo PHA, a média neste horário teria sido de: Record 11 x 10 Globo [1]. A notícia foi confirmada na coluna Outro Canal, escrita por Daniel Castro, na Folha [2]. Apesar da incontestável liderança na audiência da emissora dos Marinho, o que aconteceu no último dia 11 está longe de ser um caso isolado. A Rede Globo vem enfrentando problemas em horários estratégicos. As novelas das 18, 19 e 21 horas, os carros-chefe da emissora, já não apresentam o mesmo rendimento de antes. As principais atrações do final de semana também já são ameaçadas pela concorrência.

De todos os horários da Globo, nenhum é mais problemático que as manhãs, como mostrou a notícia de Paulo Henrique. Já não é mais nenhuma novidade o programa de Ana Maria Braga, Mais Você, perder a liderança, seja para os desenhos animados do SBT, ou para o Fala Brasil e Hoje em Dia da Record. A briga matutina na Televisão é bem acirrada. As emissoras conseguem medias de 6, 7 pontos no ibope. A Folha noticiou que, na média de fevereiro deste ano, Ana Maria Braga perdeu para o jornalístico da Record. Das 21 vezes em que os programas se enfrentaram no mês, o Fala Brasil venceu por sete vezes. Em outras 13, os dois programas empataram. O "Mais Você" só ganhou em um dia de fevereiro [3]. A programação infantil global não recebe uma audiência muito favorável, e nem sempre é competitiva o suficiente para reverter a situação.

Este quadro não é verificado apenas nas manhãs. A atual novela das 18 horas, Desejo Proibido, deve chegar ao seu final com a pior audiência da história neste horário. Segundo o site O Planeta TV, a obra de Walter Negrão tem uma média de 22,9 pontos [4]. A sucessora, Ciranda de Pedra, já está sendo anunciada. Desejo Proibido tem pouco tempo para reverter o recorde negativo. Há dois anos, neste mesmo horário, Alma Gêmea, de Walcyr Carrasco, registrou uma média total de 41 pontos, e foi o maior sucesso desta faixa horária, na Globo. O último capítulo rendeu 48 pontos. Hoje, estes números só são conquistados às 21 horas, e o horário das 18 mal consegue permanecer na casa dos 20 pontos. As novelas das 19 horas, que antes garantiam uma audiência de 40 pontos, agora, contentam-se com 30 e poucos. A recente Pé na Jaca ficou com uma média geral de 29 [5].


Até mesmo o horário das 21 horas, que há pouco tempo parecia intocável, já apresenta um declínio significativo. A Record supera qualquer expectativa com os índices alcançados por Caminhos do Coração, que frequentemente alcança a liderança [6]. Já as principais novelas da Globo vêm decaindo. Paraíso Tropical obteve uma média bem abaixo do esperado. Confira os últimos desempenhos segundo o portal Terra [7]:
Belíssima (novembro 2005): 54 pontos de média
América (março de 2005): 54
Senhora do Destino (julho 2004): 51
Páginas da Vida (julho 2006): 50
Paraíso Tropical (março 2007): 40

Outros programas do horário nobre também fazem sucesso na emissora do Bispo Macedo, por exemplo: O Aprendiz, Troca de Família e Simple Life. Do outro lado, o futebol global vem amargando derrotas históricas. A transmissão do jogo Corinthians x Barueri (1 a 1), no dia 07 de fevereiro, teve uma das piores audiências já registradas em um jogo de futebol exibido pela Globo, em São Paulo: 15 pontos contra 27 da novela dos mutantes [8]. Até o Big Brother, que pode ser considerado o maior hit da Globo, em 2008, teve um dos desempenhos mais fracos. A final do BBB 8 marcou 46 pontos. Veja o desempenho de finais em edições anteriores [9]:
BBB5: 57 pontos
BBB6: 51 pontos
BBB7: 48 pontos

Nos finais de semana, Faustão perde inserções comercias, o que pode ser reflexo do desempenho abaixo do esperado na audiência [10]. O Domingo Espetacular avança sobre o Fantástico a cada mês, consolidando o segundo lugar e diminuindo a diferença [11]. A Rede Record tem explorado este cenário em suas estratégias de marketing. O slogan “A caminho da liderança” demonstra uma postura agressiva, que seria reforçada pelo slogan “A nova líder de audiência”. Mas, no final de março, a Globo entrou com um requerimento no Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) e a Record voltou atrás [12]. De fato, o tal slogan não corresponderia à realidade. Apesar de ter diminuído de tamanho, a Rede Globo ainda é, com tranquilidade, a maior emissora do país. Nem por isso deixa de ser surpreendente a velocidade com que se dá este fenômeno de desconcentração da audiência brasileira.

________________________________

Links:

[1] http://www.paulohenriqueamorim.com.br/materias65.asp

[2] http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u391847.shtml

[3] http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u380339.shtml

[4] http://www.oplanetatv.com.br/noticia/3055.html

[5] http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u305518.shtml

[6]http://planetatv.wordpress.com/2008/04/12/caminhos-do-coracao-continua-na-lideranca-e-amor-e-intrigas-marca-picos-de-20-pontos/

[7] http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI1957847-EI9058,00.html

[8] http://noticias.uol.com.br/uolnews/celebridades/ooops/2008/02/07/ult2548u464.jhtm

[9] http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u385780.shtml

[10]http://br.noticias.yahoo.com/s/14022008/25/entretenimento-programa-faustao-perde-inser-oes-comerciais.html

[11]http://resumododia.com/record-registra-audiencia-historica-com-domingo-espetacular-e-se-diz-imparcial-no-caso-ducas-caras/

[12]http://vejaonline.abril.uol.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1286&textCode=139492&date=currentDate

Link para o texto do Briguilino:

http://blogdobriguilino.blogspot.com/2008/04/um-roubo.html

4 comentários:

  1. Não dá pra eu assistir tv pela manhã, mas todas as vezes em que consigo passar os olhos numa tela ligada numa lanchonete ou num banco da vida, sempre tá ligada na Record (e até na Record News!). Convenhamos: a Ana Maria Braga é um saco... ainda mais perto da Hickmann.

    Não sei se isso tem grande reflexo na audiência, mas o pacote de filmes da Globo tb tá deixando a desejar perto da Record e SBT (considerando o sucesso e prestígio obtido por cada filme nos cinemas). E ainda há o fato de Record investir muito em séries como House, CSI e Heroes. SBT tem algumas séries legais, mas o horário muda toda hora e não dá pra saber se continua em exibição ou não.

    Globo tem Lost e 24 Horas. Munições de ponta, mas só para um mês e depois da meia-noite.

    E concordo: mesmo a Globo ainda sendo líder, é interessante ver o crescimento das outras emissoras. É a concorrência...

    ResponderExcluir
  2. Quando a Globo começou a fazer auto-propaganda revelou que estava perdendo audiência. É bom que as outras emissoras cresçam.
    leia este link abaixo, se achar que vale apena divulgue aqui. Vou criar um link para esta postagem lá. http://blogdobriguilino.blogspot.com/2008/04/um-roubo.html

    ResponderExcluir
  3. Bom dia.

    Crapula Mor, por favor crie um link no blogp ara esta minha postagem , é que enviei para o Google esta idéia e preciso de ajuda para pressiona-los a responder.
    Agradeço.
    Sou visitante assiduo do blog, muito bom.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Crapula Mor,a idéia que o Briguilino enviou para o Google é o Adsw. Ele me falou o que sobre ele, muito boa. Acredito que em pouco tempo o Google põe em pratica.

    ResponderExcluir