quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A Crise americana. Na economia? Não, na TV.

FRIENDS, Frasier, Sex and the City, That 70’s Show, Everybody Loves Raymond, Will & Grace, The West Wing e, agora, The Sopranos. É oficial. All the greats are over! Não tem nenhuma grande série, nenhum grande clássico no ar. Só ER resiste, ou melhor, insiste. CSI e todas as suas franquias ainda marcam presença também. E Saturday Night Live não conta, já está há 3 décadas em exibição e, convenhamos, não faz mais o sucesso de antes. Mas a questão é que a TV americana, de maneira geral, está órfã. Muita coisa nova tem aparecido nos últimos anos, pouquíssimas sobrevivem. A ABC apareceu com as melhores soluções. LOST, Desperate Housewives, Grey’s Anatomy e, mais recentemente, Ugly Betty são as atuais queridinhas dos americanos. A NBC (mais prejudicada com a crise) conseguiu emplacar Heroes.

Em meio a tudo isso, para piorar, os roteiristas entraram em greve! Reality-shows nunca foram tão providenciais. Mas, depois de 3 meses de paralisação, parece que chegaram a um acordo com as grandes companhias do entretenimento (Disney, Sony, Time Warner, GE, News Corp, entre outras). A partir de agora, as produções serão retomadas e mais cedo ou mais tarde as séries voltarão ao ar, para alívio dos fãs. Das mais recentes, destaco Car Poolers, que consegue inserir diálogos bem elaborados e ousados, em contextos mais convencionais (Car Pool é uma espécie de serviço ou comodidade que beneficia um grupo de pessoas, no caso, um carro), e Big Day, que apresenta personagens excêntricos e muito engraçados – destaque para a organizadora do casamento, excelente atriz!

Nem tão recente assim, 30 Rock também merece ser citada pela criatividade e inteligência do texto. Till Death tinha tudo pra ser uma imitação de Everybody Loves Raymond. Não é. O protagonista conseguiu se desvencilhar do antigo personagem e deu uma cara nova para o programa, como um todo. Ele está sendo mais versátil do que eu esperava. Só fico me perguntando até quando este formato ‘típico casal americano’ vai continuar. Não vai saturar nunca? Deveria! Muito convencional, muito manjado, muito básico, muito CBS. Quero acompanhar melhor Brothers & Sisters, que parece ter um texto bem escrito e sensível, e vou ficar na expectativa para o desempenho de Private Practice, fruto do sucesso de Grey’s Anatomy, com direito a spin off e tudo. Ambas são da ABC.

Sempre gosto de citar The Comeback, da Lisa Kudrow, e Four Kings (com o mesmo protagonista de Big Day), injusta e equivocadamente canceladas. Mais uma coisa: The ALI G é brilhante! O Bruno enganando os caras na praia é hilário! “Sayin hi... WHAT?! Áustria Gay TV?!!!” Esse Sacha Baron Cohen é um dos melhores atores que eu conheço! O David Letterman perguntou como são agendadas aquelas entrevistas históricas como Ali G, mas ele não quis revelar. Disse que não podia. O Borat também é impagável! Tanto que rendeu um longa-metragem e um Golden Globe para o Sacha. Qualquer premiação para esse ator é mais do que merecida, ele se transforma em três pessoas completamente diferentes e, nos 3 casos, ficamos convencidos de que os personagens existem de verdade. Li em algum lugar que saiu um filme do Bruno também. Vou atrás! O cara é incrível!

4 comentários:

  1. MELHOR POST EVER!

    Eu ainda não tive a chance de ver Car Poolers apesar de qrer muuito.
    Tbm não assisto The Ali G.
    Mas eu tbm gostaria de acompanhar Brothers & Sisters, parece mt boa msm.
    Falando em mt boa..
    Big Day superou minhas espectativas, é uma série mt interessante, mt original.
    Pena q outras boas acabaram..
    É mt ruim pensar q Friends, Frasier, That 70's Show, Will & Grace e The West Wing acabaram.
    Tomara q ER continue p/ sempre pq é a melhor de tds, se acabar acho q eu traumatizo de vez.
    Gilmore Girls e Everwood tbm acabaram e foi uma pena.
    Gilmore Girls foi um choque.
    Eu me recuso a creditar, sério mesmo.
    Até dói falar uma coisa dessas.

    Anyway.. AMEI esse post com tds as minhas forças!
    PANDA, vc é BALDE! #)

    BJOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. aeeeeeee ruan!
    =D
    ótimo post *como sempre*
    você é FODA!

    GOOOOOOOO TIO! \o/
    sou fã desse blog ahahha

    ResponderExcluir
  3. Tipo Car pooler eu ainda não vi também, mas tipo eu vi sem querer aquela série dirty sexy money e achei bem legal! As grandes séries americanas se foram, e espero q essa onda de CSI acabe logo pq é um saco! Viva os dramas e as comédias tipo friends!

    ResponderExcluir
  4. GO DIRTY SEXY MONEY

    eu tbm vi sem qrer apesar de estar qrendo vr (?)
    sei lá!

    seu blog é taaaaaaaaaao liindo bua =x

    GO VC

    ResponderExcluir