quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Drops - Janeiro

Coisas que aconteceram em 2007, mas não podem passar o ano novo em branco.

Dando o troco

O ano em que meus pais saíram de férias é o filme brasileiro que disputará uma vaga no Oscar 2008. Agora, o diretor Cao Hamburger trabalha no lobby de seu filme nos Estados Unidos. O cineasta tem declarado que seu longa apresenta boa aceitação no público estrangeiro e que, apesar de marcadamente brasileira, a estória tem uma linguagem universal. Numa época em que só se fala de Tropa de Elite no Brasil, concorrer à estatueta lavaria a alma de Cao. O diretor, entretanto, diz dar mais importância à Mostra de São Paulo que ao Oscar. Mas, disputar o principal prêmio do cinema mundial seria como mandar o recado "vocês ignoraram meu filme, mas quem precisa de vocês?".

Ryan Gracie: Qual negligência foi maior?

O médico, no mínimo, foi imprudente por ter medicado alguém que estava visivelmente alterado por substâncias químicas. Antes de responder pelos crimes, o lutador poderia ter sido atendido em um lugar mais apropriado que uma cadeia. A irmã tem razão em sentir tanta revolta. Mas, e os donos da moto e dos carros que o delinqüente tentou roubar? Sentiram o que? Isso para não falar, por exemplo, na mãe do estudante esfaqueado pelo Ryan, em 2005, numa boate da Barra da Tijuca. Tem também o policial civil que foi agredido, nos Jardins, em São Paulo. Indícios para tomar uma providência não faltaram. Se esta irmã e os outros familiares tivessem demonstrado o mesmo empenho na hora de fazer alguma coisa pra dar outro rumo à vida deste rapaz, talvez ela não tivesse chegado ao fim.

Bonequinhos virtuais

Em 2007, a Globo decidiu não dar trabalho à nenhuma estrela da casa e resolveu a questão da vinheta de fim de ano com computação gráfica. Muito bem feito. Mas o ano acabou e eu não consegui reconhecer metade daqueles bonecos! Será que foi uma estratégia da Globo pra prender ainda mais a atenção do telespectador? Talvez. Hoje em dia, com youtube e similares, as pessoas podem assistir às produções televisivas quantas vezes quiserem. A vinheta passa a ser mais comentada, desperta curiosidade, rende mais. Por isso, acho que pode ter sido proposital. O programa da Ana Maria Braga fez uma espécie de game em que o participante tinha que identificar um dos bonecos. No globo.com, também tinha um hotsite pra isso. Só sei que, até hoje, muita gente não tem a menor idéia de quem eram muitos daqueles artistas.

Tarda mas não falha.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado, em primeira instância, a 6 anos de prisão e a pagar uma multa de 400 mil soles (cerca de 135.000 dólares), por abuso de poder. Esta é a primeira condenação do ex-presidente, que enfrenta mais seis acusações. Na década de 90, período em que esteve na presidência do Peru, Fujimori mergulhou aquele país em uma onda de autoritarismo, corrupção e violação dos direitos humanos. Tanto que, à época, a OEA – Organização dos Estados Americanos – decidiu enviar uma missão de alto nível à Lima, para fortalecer os valores democráticos. É bom lembrar que um dos importantes aliados de Fujimori foi FHC; que não se opôs ao terceiro mandato consecutivo do ditador e ofereceu-lhe a Medalha da Ordem do Cruzeiro do Sul, principal título honorário brasileiro. Posteriormente, o Congresso brasileiro acatou a sugestão apresentada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) e cassou a homenagem.

3 comentários:

  1. Caro amigo Ruan. Parabéns pela coluna. Totalmente merecida a indicação do filme do Cao, acho a estória mais densa e menos violenta que o também muito bom Tropa de elite. Quanto a questão dos bonecos da globo, eu sempre quando vejo, fico tentando descobrir quem está ali além do Fagundes, Xuxa, Luciano Huck e Ana Aaria Braga rs..... Sinistro! Continue escrevendo, pois o mundo precisa de sangue novo no jornalismo! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tinha que citar FHC no caso do Fujimori, né? Você e a sua implicância com essa direita maravilhosa que o Brasil possui. Hehe!
    Abração, meu camarada!

    ResponderExcluir