segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Drops - Dezembro

Vários assuntos na mesma postagem. É assim que funciona o Drops.

CPMF, atendendo a um pedido.

Todo mundo fala, o tempo todo, sobre CPFM. Acho que não há muito para acrescentar, por isso não pretendia abordar o assunto. Mas, já que fui cobrado, digo que a extinção da CPFM foi:

Do ponto de vista da carga tributária: saudável.
Do ponto de vista fiscal: desastroso.

Também acrescentaria que o Governo mentiu quando falou que a capacidade fiscalizadora da CPMF era insubstituível. Hoje, a Receita tem instrumentos pra fiscalizar a movimentação financeira, assim como faz com o crédito. É claro que a CPFM tornava tudo mais prático, o ideal seria manter uma alíquota mínima, simbólica, apenas para fiscalização. A oposição também mentiu quando falou que os preços dos produtos iriam diminuir. A conjuntura mercadológica atual é marcada por um forte aumento de consumo. Que empresário vai diminuir preços quando a demanda está aquecida?! Infelizmente, os brasileiros foram iludidos neste ponto. O mercado financeiro já reagiu de maneira negativa, IBOVESPA despenca. O Governo vai precisar de jogo de cintura pra responder aos investidores. Qualquer medida deve ser no sentido de 1) manter o superávit primário (para que a relação dívida / PÍB continue a cair), 2) diminuir despesas (correntes ou de investimentos) e 3) aumentar alíquotas de alguns impostos (desagradável, mas inevitável na minha opinião).

No Altas Horas,

Estavam presentes: Lulu Santos, Cláudia Leite e Elba Ramalho. Colocaram um vídeo da Cláudia cantando Tim Maia em um especial promovido pelo Serginho na Bahia. O arranjo da música tava bem diferente, e os vocais... digamos, problemáticos. De volta para o estúdio, Cláudia fez aquele típico charme, dizendo que não gosta de assistir às próprias apresentações. Serginho pergunta à Elba e ao Lulu se a mesma coisa acontecia com eles. Elba confessou que também não gosta de ver vídeos dela mesma. Já o Lulu respondeu que “depende”, e explicou: “quando a apresentação é boa, gosto de ver. Sinto orgulho por ter feito aquilo. Mas quando é ruim...”. E continuou: “Em arte, existe uma grande diferença entre idealizar e realizar”. Cláudia fez uma cara, nada convincente, de quem concordava com o discurso. Chegou até a ensaiar um aplauso. Mas, tive a sensação de que ela ficou sem graça o resto do programa inteiro! Coitada. Também foi sacanagem da produção colocar um vídeo tão... infeliz. É bom ela ir se acostumando a enfrentar situações adversas. Tudo indica que a carreira solo é uma questão de tempo. Pouco tempo.


“Melhor natal da história do comércio brasileiro”.

Foi uma afirmação ousada do Ministro do Trabalho. O entusiasmo é explicado pelos dados divulgados recentemente pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A geração de empregos formais até outubro de 2007 foi a melhor já registrada¹. Outubro de 2007 foi o mês que gerou a maior quantidade de empregos formais, desde que o levantamento começou a ser feito, foram 205.260 novas vagas. O recorde anterior era de 2004. Além disso, de acordo com o IBGE, de janeiro a setembro de 2007, o PIB teve expansão de 5,3% na comparação com igual período de 2006². Já o consumo das famílias teve taxa positiva de 6%, o 16º crescimento consecutivo nessa comparação. Outra boa notícia: um estudo divulgado pelo DATAFOLHA, no dia 16, revelou que cerca de 20 milhões de brasileiros com mais de 16 anos migraram para a classe C nos últimos cinco anos³. A classe D/E encolheu de 46% do total da população para 26%. Legal!

¹http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u345688.shtml
²http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u354081.shtml
³http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u355323.shtml

Tal pai, tal filho.

Este mês, o TRE da Paraíba cassou o mandato de Cássio Cunha Lima, por ter usado o jornal oficial do estado em benefício próprio nas eleições de 2006. O Governador já havia sido cassado, no dia 30 de Julho, pela distribuição irregular de 30 mil cheques enquanto concorria à reeleição. Em ambos os casos, a defesa recorreu. Pra quem não sabe, Cássio é filho de Ronaldo Cunha Lima, ex-deputado federal e ex-governador da Paraíba. Em 1993, Ronaldo disparou dois tiros contra o adversário político, Tarcísio de Miranda Buriti, que sobreviveu após alguns dias em coma. Dez anos depois do crime, Buriti morreu de falência múltipla dos órgãos. Para escapar do julgamento no Supremo Tribunal Federal, Ronaldo renunciou ao cargo no Congresso. A ação penal seguirá para o Tribunal do Júri de João Pessoa. Tanto pai, quanto filho são do PSDB. Será que a repercussão dos casos seria a mesma se os envolvidos fossem de um certo partido?

¹http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL212269-5601,00-TRE+CASSA+MANDATO+DO+GOVERNADOR+DA+PARAIBA+CASSIO+CUNHA+LIMA.html

5 comentários:

  1. Coitada da Cláudia Leite. Acho ela uma boa cantora, foi realmente sacanagem da produção. E o Lulu Santos não precisava fazer um comentario desses, sendo artista ele sabe que nem todas apresentações são 100% sempre.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo... essa temporada em São Paulo está fazendo muito bem pra você. Quem diria... um texto imparcial, sem direitas ou esquerdas. Concordo com tudo que o senhor escreveu, exceto em um ponto (sabs q se eu naum discordar não tem graça neh!... heheheh), em aumentar a aliquota de alguns impostos, pois sendo eficaz no segundo item que você citou... com certeza não precisaremos nunca aplicar o seu terceiro item. Abraço Buah... saudades!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com os dois comentários feitos. O sobre a Claudia Leite foi exatamente isso. A apresentação foi uma merda principalmenteporque ela não tem experiência em cantar qualquer coisa que não seja aquela merda de música. Acho muito engraçado quando essas vocalistas resolvem fazer carreira solo alegando que querem alçar novos voos musicais, mas, aos poucos percebe-se que elas continuam fazendo a mesma coisa.

    O foda disso tudo é que estes querem fazer carreira solo só para ganhar mais dinheiro pq acham que seu carisma (no caso gostosura mesmo) são os unicos responsáveis pelas receitas da banda e por isso resolvem fazer carreira solo para dividirem menos o dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Sobre o imposto, assim como o Ihaly_and eu discordo que é inevitável aumentar aliquotas de outros impostos por um motivo simples: o excesso de arrecadação deste ano (aquele que não foi previsto e consequentemente não foi empenhado) já foi quase o valor da CPMF. Portanto não vai faltar dinheiro para o governo.

    Se eles aumentarem impostos sob essa alegação apenas estarão mentindo, como de costume.

    ResponderExcluir