Eu nunca entendi direito o horário de verão. Até porque não há horário de verão no estado onde morei a vida toda. Sempre achei estranho o fato de as pessoas se comportarem como se fosse um horário, sendo que, na verdade, era outro. Finalmente, estou morando
No Jô, o Diogo Mainardi chamou o presidente Lula de anta – para a euforia da platéia. O colunista da Veja explicou que o adjetivo “anta” é pelo fato de Lula ter sido perseguido e conseguido escapar. Não era, portanto, uma ofensa à capacidade intelectual do presidente (aí a platéia não gostou). Bom, ninguém nunca mais vai poder insinuar que Lula tem tendências autoritárias... Jornalista fala o que quer e bem entende, até chama o presidente de anta em rede nacional. Além disso, a todo o momento, na nova novela das 20h, alguém “tira uma” com a cara do presidente. Coisa do tipo “não sabe nem falar inglês”, e por aí vai... Como se o povo tivesse votado sem saber que ele não fala inglês, ou como se não tivéssemos o direito de escolher um representante que não fala inglês. E o Jô – ainda na entrevista com o Mainardi – teve o cinismo de dizer que eles adotam uma postura “eqüidistante” dos partidos políticos. Aí eles chamaram de anta o povo brasileiro inteiro!
O “democrata” fazia um discurso, como sempre, inflamado, contra a Ditadura na Venezuela. Adorei a resposta do Ivan Valente / PSOL: “Quem está aqui criticando o governo da Venezuela são os que apoiaram o Regime Militar no Brasil”. Pedala, democrata!
Sexta-feira (16), o Jornal da Globo fez uma matéria sobre a pesquisa que a ONG Latinobarômetro realizou em 18 países latino-americanos. O jornal abordou vários aspectos, mostrou vários gráficos e dados da extensa pesquisa. A idéia central da reportagem era, basicamente, demonstrar como os latinos apóiam a Democracia. Mais uma alfinetada no presidente da Venezuela. Se bem que os venezuelanos apareceram na pesquisa como uma das nações que mais prezam pelos valores democráticos. Parece que a questão é subjetiva... A matéria também ignorou completamente um dos resultados que eu considerei dos mais relevantes: “o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder político com melhor imagem na América Latina e o único a manter o posto nos últimos dois anos”. Qualquer site (IG, UOL, Terra) colocava esse dado logo no título do link. Mas, o Jornal da Globo resolveu ocultar descaradamente e insistir na sua picuinha com o Chavez. Aí eu pergunto: que direito tem a Globo de cobrar democracia de quem quer que seja, quando a postura que a emissora adota é das mais autoritárias?