terça-feira, 30 de setembro de 2008

Drops - Setembro

Fim da hegemonia da Globo.

Não é mais nenhuma surpresa que a audiência da Rede Globo vem caindo acentuadamente nos últimos anos. A emissora ainda é a líder, com boa folga, mas a concorrência vem crescendo. Recentemente, reparei em outro indício da decadêndia global... Há pouco tempo atrás, seria impensável uma campanha nacional com um artista que não fosse da Globo. O máximo que se via eram comerciais com artistas de outras emissoras também. Entretanto, duas campanhas quebraram esta gramática. Uma é a campanha contra a Rubéola, realizada pelo Ministério da Saúde (portanto, pelo Governo Federal). Apesar de contar com artistas da Globo, a campanha contra a Rubéola dá destaque à Karina Bacchi, Nathália Rodrigues e Preta Gil, todas da Record. A foto oficial da campanha traz as três moças em destaque, e o Mobiliário Urbano utilizado para representar todos os outros é o de Karina. Além disso, a musa das eleições 2008, eleita pelo TSE, é Lavínia Vlasak, outra estrela da Record. Foi-se o tempo em que apenas globais participavam de campanhas "oficiais", pelo menos neste Governo...


Sara Pailing

A vice da chapa republicana para as eleições presidenciais dos EUA já causou bastante polêmica, apesar de ter sido apresentada ao público há pouco tempo. Sarah Pailing começou empolgando a miltância, mas já deu algumas entrevistas desastradas. O próximo desafio da candidata a vice será protagonizar, junto a Joe Biden, um dos debates mais esperados, possivelmente, de toda a história da Democracia americana. O embate deve quebrar recordes de audiência, e muito especialistas apontam um potencial de gafes, de ambos os lados. Particularmente, o que mais me incomoda na Sarah, assim como em todos os republicanos, é essa defesa explícita à Guerra no Iraque. Pailing tem um filho com idade para ser chamado ao combate, e tenho certeza que ela seria a primeira a enviar o rapaz pro meio da Guerra. É esse patriotismo bizarro que, muitas vezes, custa a vida de muitos jovens. Milhares de rapazes e moças morrem, ou voltam para casa amputados, mutilados, deformados, incapazes... Algumas medalhas são distribuídas, rios de dinheiro são pagos em indeniza
ção, algumas homenagens são feitas, e fica por isso mesmo. Por mais incrível que pareça, a família chega até a sentir orgulho da situação. Talvez seja melhor mesmo sentir "orgulho". Revolta ou indignação não teriam onde caber.

O que é notícia? E a quem a notícia interessa?

Jornalista tem mania de dizer que mostra tal coisa porque "é notícia". Lógica complicada. Não passa a ser notócia exatamente porque o jornalista mostra? Enfim... A Folha de São Paulo encomendou uma pesquisa ao Datafolha, para saber qual programa político dos candidatos de SP era melhor avaliado pelo eleitor. Resultado: o prgorama de Marta Suplicy apresentou o melhor desempenho. Qual foi a notícia da Folha? "Programa de TV de Maluf tem pior avaliação, segundo Datafolha". Pra mim, parece óbvio que o destaque deveria ser para o melhor colocado no levantamento. A não ser que aparecesse outro fato inusitado, muito relevante. Qual critério justifica o destaque para o pior colocado? Ao longo do texto, os resultados são detalhados. Mas, se fosse outro o candidato que tivesse seu programa melhor avaliado, acredito que isso seria colocado no título da matéria. A Marta é, de longe, a figura pública da política mais perseguida pela mídia. Muito mais que o Lula, por exemplo. Há muitos excessos e distorções (vários registrados neste blog) contra o Governo e contra o PT. Animosidade mesmo é contra a Marta.

AVISO

Estou viajando e só voltarei para casa em Dezembro. Farei o possível para continuar atualizando o blog durante este período, mas não sei se, quando e como poderei fazer isso. É provável que as formatações de alguns textos mudem, já que utilizarei máquinas diferentes. Se alguém tiver problemas para ler as postagens, por favor, avise nos comentários. Devo demorar a responder, mas farei isso assim que der.

Obrigado! T+

domingo, 21 de setembro de 2008

Eleições 2008 - Considerações





1) São Paulo – Kassab x Alckmin

Em São Paulo, Kassab está fazendo o que parecia impossível no início da campanha e pode deixar Alckmin fora do 2º turno. Para o PSDB, seria uma derrota retumbante, totalmente imprevisível. O DEM já vem diminuindo a uma velocidade impressionante nas últimas eleições. Em 2008, pode não ganhar em nenhuma capital. Perder a prefeitura de São Paulo intensificaria a declínio DEMocrata.

2) Porto Alegre – Manuela x Rosário
Em Porto Alegre, o eleitor mais à esquerda está dividido principalmente entre Manuela d’Ávila, do PC do B, e a petista Maria do Rosário. Manuela tem maior aceitação entre os jovens, Rosário tem uma militância mais tradicional no Rio Grande do Sul. O último debate que a Band realizou na capital gaúcha demonstrou que as candidatas da esquerda vão deixar o atual prefeito um pouco de lado para concentrar esforços na briga entre si.

3) Salvador – João Henrique Carneiro x Pinheiro
Em Julho, comentei que era estranho que as duas candidaturas melhor posicionadas em Salvador fossem de partidos da oposição ao Governo Lula, já que o presidente é bastante popular na Bahia. À época, ACM Neto do DEM e Imbassahy do PSDB lideravam as pesquisas. Dois meses depois, o tucano passou ao quarto lugar, agora quem disputa a vaga no 2º turno é o prefeito João Henrique do PMDB e o candidato do PT, Walter Pinheiro. Difícil prever quem será o adversário de ACM Neto.

4) Natal – Micarla x Fátima Bezerra
Micarla, do PV, era apontada como a grande favorita à prefeitura no início do pleito. Hoje, o quadro aponta para forte polarização. Na última pesquisa Datafolha, Micarla ainda fatura a eleição no primeiro turno, mas há uma clara tendência para a segunda etapa da disputa. Um candidato desacreditado que consegue forçar um segundo turno fica bastante fortalecido. Em Natal, a única certeza é a vitória de uma mulher.

5) Rio de Janeiro – Crivella x Jandira x Gabeira x Molon.
Semanas atrás, quando Crivella ainda liderava as pesquisas com até 28% dos votos, adiantei que o único candidato realmente garantido no segundo turno carioca era Eduardo Paes. Hoje, as pesquisas confirmam isso. Entretanto, a outra vaga ainda está em aberto. Crivella cai, mas ainda pode chegar ao dia da eleição em segundo lugar. Jandira pode atrair o voto estratégico da esquerda. Gabeira ou Molon podem ser a grande surpresa destas eleições. O número de eleitores indecisos ainda é expressivo.

=> O que seria melhor para a Marta? Enfrentar Alckmin ou Kassab?

Por um lado, Kassab vem em um forte crescente e não dá pra dizer até onde ele pode chegar. Por outro lado, o PSDB tem muita força em São Paulo e Alckmin foi um Governador bem avaliado. Além destes fatores mais abrangentes, é necessário analisar os desempenhos dos dois candidatos especificamente nestas eleições. Desde que o horário eleitoral começou, Kassab praticamente triplicou suas intenções de votos, saiu de 8% para 22% na última pesquisa. Já Alckmin começou com mais de 30%, e hoje briga para permanecer na casa dos 20. Apesar disso, acredito que Alckmin tem mais chances contra Marta em um segundo turno. Aliás, acho que Marta só tem chances de ganhar se enfrentar Kassab. O candidato do DEM cresce principalmente por desfrutar da maior parte do Horário Eleitoral: mais de 8 minutos. A coligação do PSDB tem praticamente metade deste tempo. Além de quantidade, a questão também é qualidade. Kassab apresenta uma campanha eficiente e atrativa, animando seus eleitores e atraindo doações. Alckmin começou sem sal, sem críticas, sem destaque, desanimou a militância e doadores. Se for para o segundo turno, Alckmin trocará seus 4 minutos no horário eleitoral por 10, a militância ganhará estímulo e investimentos certamente virão ao encontro da campanha. Soma-se a isso o baixo índice de rejeição do tucano, o que faz toda a diferença em um segundo turno. Kassab
colocou em prática suas melhoras armas, já mostrou todo o seu arsenal. Alckmin não teve esta oportunidade, ainda não esgotou seu verdadeiro potencial eleitoral. De qualquer forma, a disputa no 2º turno de São Paulo será das mais acirradas.





Os candidatos Governistas levam ampla vantagem nas eleições municipais deste ano. O PT será o partido que sairá mais fortalecido de 2008. As expectativas de vitória para aliados de Lula, no primeiro turno, apresentam-se da seguinte forma:

Candi
datos do PT: Vitória, Recife, Fortaleza, Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
Vice do PT: Goiânia, Belo Horizonte* e Aracajú.
Candidatos governistas: Boa Vista (PSB), João Pessoa (PSB) e Maceió (PP).

* Apesar de ter um vice do PT, o candidato do PSB, que lidera as pesquisas em Belo Horizonte, também é apoiado pelo Governador Aécio Neves, do PSDB. Portanto, a vitória do candidato é tanto uma vitória do PT quanto da oposição.





O único partido de oposição ao Governo com bom desempenho nas capitais é o PSDB. O cenário das prováveis vitórias oposicionistas, para o primeiro turno, é esse:

Candidatos do PSDB: Curitiba, Teresina e São Luís.
Candidatos oposicionistas: Campo Grande (PMDB).

sábado, 13 de setembro de 2008

Indignação seletiva - grampo x privacidade

Desde que a Veja publicou matéria acusando a Abin de fazer escutas ilegais nos telefones do presidente do STF, Gilmar Mendes, e de Senadores, a Agência tem sido alvo de sindicância e avaliações. Sua diretoria foi afastada definitivamente, após a revelação de que havia 52 agentes da Agência Brasileira de Inteligência na Operação Satiagraha, da Polícia Federal. Deduz-se que ajudar um delegado da Polícia Federal não pode ser uma das atribuições da Abin. Como pano de fundo de todo esta imbróglio está uma discussão maior: até onde vai o direito de agentes federais de fazer grampos telefônicos? Entrou em pauta a defesa das garantias individuais, dos direitos humanos e do respeito à privacidade. O Estado não pode mesmo devassar a vida particular de um cidadão, indiscriminadamente. Entretanto, é impossível, hoje, em uma sociedade tecnologicamente conectada, que a polícia abra mão de interceptações. Grampos precisam ser regulamentados, mas são indispensáveis.

Eu estranho, em primeiro lugar, que esta indignação contra a violação de garantias individuais surja, justamente, depois da prisão de um banqueiro poderoso, maior colarinho branco do Brasil. Toda esta investida contra a Polícia Federal não aconteceu depois do episódio dos grampos publicado pela Veja. Não, não! De cara, assim que a Operação Satiagraha foi divulgada, o delegado Protógenes e o Juiz De Sanctis começaram a ser enquadrados. O Senador Heráclito Fortes (DEM/PI) chegou a pedir a prisão de Protógenes. Muito antes da matéria da Veja, lá no dia 9 de agosto, a Globo News fez uma edição do Painel (programa do William Wack, excepcionalmente apresentado pela Mônica Waldvogel) cujo tema foi “As diversas formas de abuso de poder do Estado sobre o cidadão brasileiro”. Eu me pergunto: qual cidadão brasileiro? O Estado abusa diariamente de muitos cidadãos brasileiros. Incontáveis cadeias pelo país a fora não obedecem aos padrões estabelecidos pela ONU. Mulheres, menores de idade e homens são acomodados de qualquer jeito, muitas vezes, na mesma cela.

Claro, nesses casos, os indivíduos são pobres, não tiveram oportunidades decentes e não têm consciência dos seus direitos. Eu não quero cair numa demagogia barata. Violação de direitos humanos é grave e inadmissível em qualquer caso. Contra pobres ou ricos, suspeitos ou condenados. Aliás, esta é a principal luta dos direitos humanos: esclarecer que mesmo quem está dentro de uma cadeia é ser humano e tem direitos (até mesmo o Daniel Dantas). A Abin e a Polícia Federal NÃO estão acima da Lei. Muitas das críticas feitas são pertinentes, SIM. Há excessos que precisam ser corrigidos, certamente. Entretanto, os posicionamentos de vários políticos, do presidente do STF, e de parte da mídia contra as instituições investigativas podem jogá-las no descrédito, e até mesmo restringir os recursos utilizados por elas no exercício das suas funções. O que me assusta é essa possibilidade de a Polícia Federal ser tolhida. Quem ganha com isso? Quem tem a ganhar quando o trabalho de agentes da polícia é dificultado?

Parece que há uma indignação seletiva. Não é estranho que esta empreitada contra a Polícia Federal e Abin esteja acontecendo após a prisão de Dantas? Nós estamos falando do homem que mais corrompeu as instituições da Democracia brasileira. Dantas tem braços no PT, no PSDB, foi posto no mapa político pelo PFL, dá as cartas em setores do Governo Lula, tornou-se um magnata da comunicação com as privatizações de FHC, é protegido pelo presidente do STF, suborna agentes da Polícia Federal, tem verdadeiros escudeiros em veículos de comunicação de massa e, no Congresso, existe a famigerada “bancada Dantas”. Tudo isso pode ficar impune. A movimentação contra a Polícia Federal e Abin ajuda muito a defesa de Dantas nos julgamentos que ele terá de enfrentar. Os advogados do banqueiro já avisaram que vão pedir a anulação da Satiagraha. É evidente que todos os excessos e irregularidades das investigações federais devem ser punidos pelo Governo. Mas ver Daniel Dantas sair impune será, além de uma tremenda frustração, um das maiores derrotas da Democracia brasileira.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Impeachment, o samba de uma Nota só.

Pretendo falar sobre o caso dos grampos revelados pela Revista Veja, envolvendo conversas entre o presidente do STF, Gilmar Mendes, e Senadores. Mas como ainda não foi definitivamente esclarecido quem é o autor dos grampos e quais os exatos objetivos da interceptação, prefiro esperar dados mais conclusivos antes de entrar no mérito da questão. Não há elementos que comprovem a responsabilidade da Abin nas gravações, mas também não é possível desacreditar totalmente a matéria da Veja. Não sei se as investigações que estão em andamento serão produtivas, também não é possível prever quando conheceremos a verdade sobre os fatos. De qualquer forma, é prudente esperar um pouco, para que se tenha mais elementos. Por enquanto, quero comentar sobre algo bem concreto: PSDB, PFL e PPS divulgaram uma Nota conjunta (inédita, até então, neste Governo). A tríade oposicionista, basicamente, responsabiliza Lula pelos grampos, mesmo sem nenhuma prova concreta. Um trecho da Nota diz o seguinte:

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebia relatórios periódicos baseados nesses grampos ilegais. A mera hipótese de que esse fato venha a permanecer não-esclarecido, impune, faz girar para trás vinte anos a roda da democratização do Brasil, que tem no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Nacional seus principais guardiões.”

Primeiro que os congressistas em questão não têm nenhum interesse em “guardar” a Democracia brasileira. Ao contrário, são grupos inconformados com a escolha soberana da população em eleger Lula presidente da República. Eleito, reeleito e cada vez mais popular. Não conseguindo superar o adversário nas urnas, por vias democráticas, estes grupos políticos lançam mão de outros recursos para atingir seus objetivos. O PSDB quer potencializar suas chances de voltar à presidência. Hoje, os tucanos lideram as pesquisas para 2010. Mas se Lula conseguir transferir votos, ele faz seu sucessor. O DEM vem definhando há várias eleições em praticamente todos os cargos analisados, e perdeu sua principal máquina eleitoral: o Nordeste, que vem optando por grupos de esquerda, aliados a Lula. O PPS pretende ocupar o espaço que eles supõem ter sido abandonado pelo PT, um partido de centro-esquerda, reconhecidamente “moral” e ético. Ainda na Nota, estes grupos avaliam que Lula é “frouxo”:

“O PSDB, o DEM e o PPS, manifestam sua extrema preocupação com violações tão graves e declaram sua indignação diante da reação frouxa do Presidente da República e de seus auxiliares imediatos.”

Eu imagino qual seria a reação ideal, na concepção dos três partidos... A renúncia? O presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), declarou o seguinte: "Ou o presidente toma uma atitude rápida e aponta os responsáveis pelo grampo, ou, se continuar calado e omisso como está, ficará como responsável perante a sociedade e terá de responder por isto com base na lei do impeachment". Para impeachmar Lula são necessários 3 fatores: respaldo jurídico, articulação política e pressão popular. É possível que o presidente do STF, Gilmar Mendes (último Ministro indicado na era FHC) endosse uma investida contra Lula. Mas não é possível prever quais seriam os posicionamentos dos outros integrantes da casa. No Congresso, apesar do forte empenho dos 3 principais partidos de oposição, predomina a base aliada ao Governo. A população, segundo qualquer pesquisa mais recente, está majoritariamente ao lado de Lula.

É pouco provável que a oposição tenha aquilo roxo o suficiente para pedir o impeachment do presidente. Apesar de, tecnicamente, ser o mais coerente com o discurso adotado pelos três partidos. Mas sabem aquele jogo do “se colar, colou”? Pois é. Eles vão levando pra ver no que dá. No mínimo é mais uma oportunidade para desgastar o Governo. Especialmente em época de eleição, oportunidades deste tipo vêm a calhar.
Esse samba de uma nota só, a gente já conhece bem.